An?lise da constru??o de objetos de aprendizagem para ensino de enfermagem na Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Fr?es, Karine Alencar
Orientador(a): Vieira, Fl?vio C?sar Freitas
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: UFVJM
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Link de acesso: http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/handle/1/1300
Resumo: ?rea de concentra??o: Ensino, ?tica e pol?tica p?blica de sa?de.
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spelling Fr?es, Karine AlencarVieira, Fl?vio C?sar FreitasAlmeida, Rosiney RochaSalvador, Lucimar Daniel Sim?esUniversidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)Vieira, Fl?vio C?sar Freitas2017-04-20T14:53:47Z2017-04-20T14:53:47Z20162016-09-16FR?ES, Karine Alencar. An?lise da constru??o de objetos de aprendizagem para ensino de enfermagem na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2016. 121 p. Disserta??o (Mestrado Profissional) ? Programa de P?s-gradua??o em Ensino em Sa?de, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina, 2016.http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/handle/1/1300?rea de concentra??o: Ensino, ?tica e pol?tica p?blica de sa?de.Disponibiliza??o do trabalho em conte?do parcial, conforme Termo de Autoriza??o.A cont?nua e acelerada evolu??o dos conhecimentos na atualidade tem gerado a necessidade de atualiza??o e aprendizado cont?nuo do homem, al?m da exig?ncia do mercado por profissionais com mais qualifica??o, novas compet?ncias e habilidades. Diante desse cen?rio, na educa??o, tem se constru?do novas concep??es pedag?gicas a partir do uso dos novos recursos tecnol?gicos. A Enfermagem acompanha o contexto apresentado. Percebeu-se o aumento na produ??o de tecnologias pela Enfermagem, nas ?reas educacionais, assistenciais e gerenciais. Recursos tecnol?gicos, como os objetos de aprendizagem (OA), tornam-se importantes estrat?gias ? medida que possibilitam superar as barreiras para a realiza??o das experi?ncias pr?ticas, permitindo ao estudante uma aproxima??o com a realidade. A Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) apresenta experi?ncia na elabora??o de OA para o ensino de enfermagem. Sendo assim, o presente estudo tem como objetivo compreender o processo de elabora??o de objetos de aprendizagem no ensino de enfermagem na Universidade Federal do Rio Grande do Sul durante o per?odo de 2010 a 2014. Para a realiza??o do estudo optou-se pela pesquisa b?sica, explorat?ria, descritiva, cujos procedimentos t?cnicos incluem a pesquisa bibliogr?fica, documental, a abordagem qualitativa e o estudo de caso. A amostra foi constitu?da por um total de cinco docentes de enfermagem da UFRGS. Para a realiza??o da coleta dos dados optou-se, como instrumento, a entrevista estruturada. A an?lise documental da pesquisa foi constitu?da por projetos de desenvolvimento de OA, al?m de documentos referentes ? implanta??o do n?cleo de inform?tica na referida escola. Os dados foram analisados atrav?s da t?cnica de an?lise de conte?do. Ficou evidente que o desenvolvimento de um OA ? complexo e est? relacionado com diversos fatores, como paradigmas educacionais, ferramentas tecnol?gicas, equipe multidisciplinar, metodologias de elabora??o e teorias e m?todos de ensino/aprendizagem. Evidenciou-se, tamb?m, que fatores como or?amento, infraestrutura, a falta de conhecimento t?cnico e te?rico sobre OA e o ac?mulo de atividades por parte dos docentes de enfermagem interferem na implementa??o de projetos de desenvolvimento de OA. No estudo, ficou percept?vel a necessidade de uma op??o consciente e reflexiva por parte dos docentes de enfermagem em rela??o aos aspectos que envolvem o desenvolvimento de um OA, como a concep??o e caracter?sticas dos objetos, enfoques pedag?gicos e metodologia de desenvolvimento. Foi poss?vel observar concord?ncia e discord?ncias relacionadas a enfoques pedag?gicos, al?m da determina??o de ?etapas? de metodologia de produ??o, mesmo que de forma intuitiva. A partir da an?lise dos discursos dos entrevistados e das diferentes metodologias abordadas, o presente estudo prop?e um novo ?Processo de Desenvolvimento de Objeto de Aprendizagem?, com o intuito de reunir em um ?nico m?todo os principais elementos destacados pelos diferentes autores citados na pesquisa que prop?em metodologias de constru??o de objetos.Submitted by Jos? Henrique Henrique (jose.neves@ufvjm.edu.br) on 2017-03-20T20:34:27Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) karine_alencar_froes_parcial.pdf: 390320 bytes, checksum: e1ff6d61571979f05b06c9248961dfbf (MD5)Approved for entry into archive by Rodrigo Martins Cruz (rodrigo.cruz@ufvjm.edu.br) on 2017-04-20T14:53:47Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) karine_alencar_froes_parcial.pdf: 390320 bytes, checksum: e1ff6d61571979f05b06c9248961dfbf (MD5)Made available in DSpace on 2017-04-20T14:53:47Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) karine_alencar_froes_parcial.pdf: 390320 bytes, checksum: e1ff6d61571979f05b06c9248961dfbf (MD5) Previous issue date: 2016Disserta??o (Mestrado) ? Programa de P?s-gradua??o em Ensino em Sa?de, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, 2016.The continuous and rapid development of knowledge nowadays has generated the need for updating and continuous learning of mankind, besides the market demand for professionals with more qualifications, new skills and abilities. In this scenario, in education, new pedagogical conceptions have been created from the use of new technological resources. Nursing follows this present context. It was noticed a rise in the production of technologies by Nursing in educational, care and management areas. Technological resources, such as learning objects (LO), become important strategies as they enable to overcome the barriers to the accomplishment of practical experiences, allowing students to be close to reality. The Nursing School of the Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) has experience in the development of LO for nursing education. Thus, this study aims to understand the Learning Objects development process in Nursing Education at UFRGS during the period 2010 to 2014. According to the chosen methods, this research is considered to be basic, exploratory, and descriptive. Its technical procedures include literature review, documentary research, qualitative approach, and case study. The sample consisted of a total of five nursing faculty members of the UFRGS, and a structured interview was used for data collection. The documentary analysis of the research consisted of projects for the development of LO as well as documents related to the implementation of the computing center at the nursing school. Data were analyzed by using content analysis technique. It has become evident that LO development is complex, and it is related to many factors such as educational paradigms, technological tools, multidisciplinary team, development methodologies, and theories and methods for teaching/learning. It evidenced that factors such as budget, infrastructure, lack of technical and theoretical knowledge about LO as well as the accumulation of activities by the nursing faculty members interfere with the implementation of LO development projects. In the study, it became noticeable the need for a conscious and reflective option by the nursing faculty members in regard to aspects involving the development of a LO, such as the design and characteristics of the objects, pedagogical approaches, and development methodology. It was possible to observe agreement and disagreements related to pedagogical approaches, in addition to the determination of "steps" of production methodology, though intuitively. From the analysis of the interviewees? discourses and from the different methodologies approached, this study proposes a new "Process for the Development of Learning Object" in order to bring together in a single method the major elements highlighted by different authors mentioned in this work who propose methods for the creation of objects.porUFVJMA concess?o da licen?a deste item refere-se ao ? termo de autoriza??o impresso assinado pelo autor, assim como na licen?a Creative Commons, com as seguintes condi??es: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publica??o, autorizo a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e o IBICT a disponibilizar por meio de seus reposit?rios, sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei n? 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permiss?es assinaladas, para fins de leitura, impress?o e/ou download, a t?tulo de divulga??o da produ??o cient?fica brasileira, e preserva??o, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessAn?lise da constru??o de objetos de aprendizagem para ensino de enfermagem na Universidade Federal do Rio Grande do Sulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisObjeto de aprendizagemEnfermagemEnsinoLearning objectNursingEducationreponame:Repositório Institucional da UFVJMinstname:Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)instacron:UFVJMTEXTkarine_alencar_froes_parcial.pdf.txtkarine_alencar_froes_parcial.pdf.txtExtracted texttext/plain19650http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/bitstream/1/1300/6/karine_alencar_froes_parcial.pdf.txt1dfa90f3c0ab3a313e16afb95867403eMD56LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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