Conhecimentos e práticas agroecológicos nas Escolas Famílias Agrícolas (EFAs)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Oliveira, Jaqueline Rocha
Orientador(a): Botelho, Maria Izabel Vieira lattes
Banca de defesa: Santos, Marcelo Loures dos lattes, Civale, Leonardo lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Viçosa
Programa de Pós-Graduação: Mestrado em Extensão Rural
Departamento: Instituições sociais e desenvolvimento; Cultura, processos sociais e conhecimento
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://locus.ufv.br/handle/123456789/4210
Resumo: In general, these schools fall Agroecology in its educational project, aiming the development of the means of students, families and communities through the pedagogy of alternation and the local association. In this perspective, we seek to understand how the knowledge around the Agroecology, are inserted into the media lives of these students and families. From interviews and observations in everyday life Family Farm School Serra do Brigadeiro Family School and Farm Puris Araponga, as well as students and their families understand that awakening to agroecological practice is influenced among other things by gender relations by land ownership, practices and managements already made by parents, the family hierarchy, the manufacturing facility space and life project. Thus, it is very important to highlight the motivations, limitations and perspectives of knowledge construction and agro-ecological praxis that emerge in young students EFAs.
id UFV_1c41cacfaa2d9fb4cb46701f6f40ad40
oai_identifier_str oai:locus.ufv.br:123456789/4210
network_acronym_str UFV
network_name_str LOCUS Repositório Institucional da UFV
repository_id_str
spelling Oliveira, Jaqueline Rochahttp://lattes.cnpq.br/7052954478898558Botelho, Maria Izabel Vieirahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707948D8Santos, Marcelo Loures doshttp://lattes.cnpq.br/9545204500515342Civale, Leonardohttp://lattes.cnpq.br/60843936599079792015-03-26T13:34:00Z2014-12-052015-03-26T13:34:00Z2014-06-04OLIVEIRA, Jaqueline Rocha. Agro- ecological Knowledge and Practices in Family Agricultural Schools (EFAs). 2014. 257 f. Dissertação (Mestrado em Instituições sociais e desenvolvimento; Cultura, processos sociais e conhecimento) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2014.http://locus.ufv.br/handle/123456789/4210In general, these schools fall Agroecology in its educational project, aiming the development of the means of students, families and communities through the pedagogy of alternation and the local association. In this perspective, we seek to understand how the knowledge around the Agroecology, are inserted into the media lives of these students and families. From interviews and observations in everyday life Family Farm School Serra do Brigadeiro Family School and Farm Puris Araponga, as well as students and their families understand that awakening to agroecological practice is influenced among other things by gender relations by land ownership, practices and managements already made by parents, the family hierarchy, the manufacturing facility space and life project. Thus, it is very important to highlight the motivations, limitations and perspectives of knowledge construction and agro-ecological praxis that emerge in young students EFAs.Em geral, estas escolas inserem a Agroecologia no projeto educativo e buscam o desenvolvimento do meio dos estudantes, das famílias e das comunidades, por meio da pedagogia da alternância e da associação locais. Nesta perspectiva, buscamos compreender como os conhecimentos em torno da Agroecologia são inseridos nos meios de vidas destes estudantes e destas famílias. A partir de observações e de entrevistas sobre a vida cotidiana da Escola Família Agrícola Serra do Brigadeiro e da Escola Família Agrícola Puris de Araponga, bem como, dos estudantes e suas famílias, compreendemos que o despertar para a prática agroecológica é influenciado dentre outras questões pelas relações de gênero, pela propriedade da terra, pelas práticas e manejos já realizados pelos pais, pela hierarquia familiar, pelo espaço da unidade produtiva e pelo projeto de vida. Desse modo, é de suma importância destacar as motivações, limitações e perspectivas de construção do conhecimento e da práxis agroecológico que afloram nos jovens estudantes das EFAs.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfporUniversidade Federal de ViçosaMestrado em Extensão RuralUFVBRInstituições sociais e desenvolvimento; Cultura, processos sociais e conhecimentoEducação do campoPedagogia da alternânciaAgroecologiaMeios de vidaRural educationPedagogy of alternationAgroecologyLivelihoodCNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA::EXTENSAO RURALConhecimentos e práticas agroecológicos nas Escolas Famílias Agrícolas (EFAs)Agro- ecological Knowledge and Practices in Family Agricultural Schools (EFAs)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:LOCUS Repositório Institucional da UFVinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFVORIGINALtexto completo.pdfapplication/pdf4184713https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/4210/1/texto%20completo.pdf3f308c8019898fbfbf0b60f32bf6e9d0MD51TEXTtexto completo.pdf.txttexto completo.pdf.txtExtracted texttext/plain643413https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/4210/2/texto%20completo.pdf.txt4ac3575e1cf29585ede84ac6abd1cb35MD52THUMBNAILtexto completo.pdf.jpgtexto completo.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3570https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/4210/3/texto%20completo.pdf.jpg083e5ccdedc07140a5fc6a2a92c1e3afMD53123456789/42102016-04-09 23:14:19.885oai:locus.ufv.br:123456789/4210Repositório InstitucionalPUBhttps://www.locus.ufv.br/oai/requestfabiojreis@ufv.bropendoar:21452016-04-10T02:14:19LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false
dc.title.por.fl_str_mv Conhecimentos e práticas agroecológicos nas Escolas Famílias Agrícolas (EFAs)
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Agro- ecological Knowledge and Practices in Family Agricultural Schools (EFAs)
title Conhecimentos e práticas agroecológicos nas Escolas Famílias Agrícolas (EFAs)
spellingShingle Conhecimentos e práticas agroecológicos nas Escolas Famílias Agrícolas (EFAs)
Oliveira, Jaqueline Rocha
Educação do campo
Pedagogia da alternância
Agroecologia
Meios de vida
Rural education
Pedagogy of alternation
Agroecology
Livelihood
CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA::EXTENSAO RURAL
title_short Conhecimentos e práticas agroecológicos nas Escolas Famílias Agrícolas (EFAs)
title_full Conhecimentos e práticas agroecológicos nas Escolas Famílias Agrícolas (EFAs)
title_fullStr Conhecimentos e práticas agroecológicos nas Escolas Famílias Agrícolas (EFAs)
title_full_unstemmed Conhecimentos e práticas agroecológicos nas Escolas Famílias Agrícolas (EFAs)
title_sort Conhecimentos e práticas agroecológicos nas Escolas Famílias Agrícolas (EFAs)
author Oliveira, Jaqueline Rocha
author_facet Oliveira, Jaqueline Rocha
author_role author
dc.contributor.authorLattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7052954478898558
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Jaqueline Rocha
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Botelho, Maria Izabel Vieira
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707948D8
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Santos, Marcelo Loures dos
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9545204500515342
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Civale, Leonardo
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6084393659907979
contributor_str_mv Botelho, Maria Izabel Vieira
Santos, Marcelo Loures dos
Civale, Leonardo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação do campo
Pedagogia da alternância
Agroecologia
Meios de vida
topic Educação do campo
Pedagogia da alternância
Agroecologia
Meios de vida
Rural education
Pedagogy of alternation
Agroecology
Livelihood
CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA::EXTENSAO RURAL
dc.subject.eng.fl_str_mv Rural education
Pedagogy of alternation
Agroecology
Livelihood
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA::EXTENSAO RURAL
description In general, these schools fall Agroecology in its educational project, aiming the development of the means of students, families and communities through the pedagogy of alternation and the local association. In this perspective, we seek to understand how the knowledge around the Agroecology, are inserted into the media lives of these students and families. From interviews and observations in everyday life Family Farm School Serra do Brigadeiro Family School and Farm Puris Araponga, as well as students and their families understand that awakening to agroecological practice is influenced among other things by gender relations by land ownership, practices and managements already made by parents, the family hierarchy, the manufacturing facility space and life project. Thus, it is very important to highlight the motivations, limitations and perspectives of knowledge construction and agro-ecological praxis that emerge in young students EFAs.
publishDate 2014
dc.date.available.fl_str_mv 2014-12-05
2015-03-26T13:34:00Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-06-04
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-03-26T13:34:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv OLIVEIRA, Jaqueline Rocha. Agro- ecological Knowledge and Practices in Family Agricultural Schools (EFAs). 2014. 257 f. Dissertação (Mestrado em Instituições sociais e desenvolvimento; Cultura, processos sociais e conhecimento) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://locus.ufv.br/handle/123456789/4210
identifier_str_mv OLIVEIRA, Jaqueline Rocha. Agro- ecological Knowledge and Practices in Family Agricultural Schools (EFAs). 2014. 257 f. Dissertação (Mestrado em Instituições sociais e desenvolvimento; Cultura, processos sociais e conhecimento) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2014.
url http://locus.ufv.br/handle/123456789/4210
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa
dc.publisher.program.fl_str_mv Mestrado em Extensão Rural
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFV
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituições sociais e desenvolvimento; Cultura, processos sociais e conhecimento
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:LOCUS Repositório Institucional da UFV
instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron:UFV
instname_str Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron_str UFV
institution UFV
reponame_str LOCUS Repositório Institucional da UFV
collection LOCUS Repositório Institucional da UFV
bitstream.url.fl_str_mv https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/4210/1/texto%20completo.pdf
https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/4210/2/texto%20completo.pdf.txt
https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/4210/3/texto%20completo.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3f308c8019898fbfbf0b60f32bf6e9d0
4ac3575e1cf29585ede84ac6abd1cb35
083e5ccdedc07140a5fc6a2a92c1e3af
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV)
repository.mail.fl_str_mv fabiojreis@ufv.br
_version_ 1794528647207452672