Conhecimentos e práticas agroecológicos nas Escolas Famílias Agrícolas (EFAs)
Ano de defesa: | 2014 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Viçosa
|
Programa de Pós-Graduação: |
Mestrado em Extensão Rural
|
Departamento: |
Instituições sociais e desenvolvimento; Cultura, processos sociais e conhecimento
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://locus.ufv.br/handle/123456789/4210 |
Resumo: | In general, these schools fall Agroecology in its educational project, aiming the development of the means of students, families and communities through the pedagogy of alternation and the local association. In this perspective, we seek to understand how the knowledge around the Agroecology, are inserted into the media lives of these students and families. From interviews and observations in everyday life Family Farm School Serra do Brigadeiro Family School and Farm Puris Araponga, as well as students and their families understand that awakening to agroecological practice is influenced among other things by gender relations by land ownership, practices and managements already made by parents, the family hierarchy, the manufacturing facility space and life project. Thus, it is very important to highlight the motivations, limitations and perspectives of knowledge construction and agro-ecological praxis that emerge in young students EFAs. |
id |
UFV_1c41cacfaa2d9fb4cb46701f6f40ad40 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:locus.ufv.br:123456789/4210 |
network_acronym_str |
UFV |
network_name_str |
LOCUS Repositório Institucional da UFV |
repository_id_str |
|
spelling |
Oliveira, Jaqueline Rochahttp://lattes.cnpq.br/7052954478898558Botelho, Maria Izabel Vieirahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707948D8Santos, Marcelo Loures doshttp://lattes.cnpq.br/9545204500515342Civale, Leonardohttp://lattes.cnpq.br/60843936599079792015-03-26T13:34:00Z2014-12-052015-03-26T13:34:00Z2014-06-04OLIVEIRA, Jaqueline Rocha. Agro- ecological Knowledge and Practices in Family Agricultural Schools (EFAs). 2014. 257 f. Dissertação (Mestrado em Instituições sociais e desenvolvimento; Cultura, processos sociais e conhecimento) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2014.http://locus.ufv.br/handle/123456789/4210In general, these schools fall Agroecology in its educational project, aiming the development of the means of students, families and communities through the pedagogy of alternation and the local association. In this perspective, we seek to understand how the knowledge around the Agroecology, are inserted into the media lives of these students and families. From interviews and observations in everyday life Family Farm School Serra do Brigadeiro Family School and Farm Puris Araponga, as well as students and their families understand that awakening to agroecological practice is influenced among other things by gender relations by land ownership, practices and managements already made by parents, the family hierarchy, the manufacturing facility space and life project. Thus, it is very important to highlight the motivations, limitations and perspectives of knowledge construction and agro-ecological praxis that emerge in young students EFAs.Em geral, estas escolas inserem a Agroecologia no projeto educativo e buscam o desenvolvimento do meio dos estudantes, das famílias e das comunidades, por meio da pedagogia da alternância e da associação locais. Nesta perspectiva, buscamos compreender como os conhecimentos em torno da Agroecologia são inseridos nos meios de vidas destes estudantes e destas famílias. A partir de observações e de entrevistas sobre a vida cotidiana da Escola Família Agrícola Serra do Brigadeiro e da Escola Família Agrícola Puris de Araponga, bem como, dos estudantes e suas famílias, compreendemos que o despertar para a prática agroecológica é influenciado dentre outras questões pelas relações de gênero, pela propriedade da terra, pelas práticas e manejos já realizados pelos pais, pela hierarquia familiar, pelo espaço da unidade produtiva e pelo projeto de vida. Desse modo, é de suma importância destacar as motivações, limitações e perspectivas de construção do conhecimento e da práxis agroecológico que afloram nos jovens estudantes das EFAs.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfporUniversidade Federal de ViçosaMestrado em Extensão RuralUFVBRInstituições sociais e desenvolvimento; Cultura, processos sociais e conhecimentoEducação do campoPedagogia da alternânciaAgroecologiaMeios de vidaRural educationPedagogy of alternationAgroecologyLivelihoodCNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA::EXTENSAO RURALConhecimentos e práticas agroecológicos nas Escolas Famílias Agrícolas (EFAs)Agro- ecological Knowledge and Practices in Family Agricultural Schools (EFAs)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:LOCUS Repositório Institucional da UFVinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFVORIGINALtexto completo.pdfapplication/pdf4184713https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/4210/1/texto%20completo.pdf3f308c8019898fbfbf0b60f32bf6e9d0MD51TEXTtexto completo.pdf.txttexto completo.pdf.txtExtracted texttext/plain643413https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/4210/2/texto%20completo.pdf.txt4ac3575e1cf29585ede84ac6abd1cb35MD52THUMBNAILtexto completo.pdf.jpgtexto completo.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3570https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/4210/3/texto%20completo.pdf.jpg083e5ccdedc07140a5fc6a2a92c1e3afMD53123456789/42102016-04-09 23:14:19.885oai:locus.ufv.br:123456789/4210Repositório InstitucionalPUBhttps://www.locus.ufv.br/oai/requestfabiojreis@ufv.bropendoar:21452016-04-10T02:14:19LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Conhecimentos e práticas agroecológicos nas Escolas Famílias Agrícolas (EFAs) |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
Agro- ecological Knowledge and Practices in Family Agricultural Schools (EFAs) |
title |
Conhecimentos e práticas agroecológicos nas Escolas Famílias Agrícolas (EFAs) |
spellingShingle |
Conhecimentos e práticas agroecológicos nas Escolas Famílias Agrícolas (EFAs) Oliveira, Jaqueline Rocha Educação do campo Pedagogia da alternância Agroecologia Meios de vida Rural education Pedagogy of alternation Agroecology Livelihood CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA::EXTENSAO RURAL |
title_short |
Conhecimentos e práticas agroecológicos nas Escolas Famílias Agrícolas (EFAs) |
title_full |
Conhecimentos e práticas agroecológicos nas Escolas Famílias Agrícolas (EFAs) |
title_fullStr |
Conhecimentos e práticas agroecológicos nas Escolas Famílias Agrícolas (EFAs) |
title_full_unstemmed |
Conhecimentos e práticas agroecológicos nas Escolas Famílias Agrícolas (EFAs) |
title_sort |
Conhecimentos e práticas agroecológicos nas Escolas Famílias Agrícolas (EFAs) |
author |
Oliveira, Jaqueline Rocha |
author_facet |
Oliveira, Jaqueline Rocha |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7052954478898558 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Jaqueline Rocha |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Botelho, Maria Izabel Vieira |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707948D8 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Santos, Marcelo Loures dos |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9545204500515342 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Civale, Leonardo |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6084393659907979 |
contributor_str_mv |
Botelho, Maria Izabel Vieira Santos, Marcelo Loures dos Civale, Leonardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação do campo Pedagogia da alternância Agroecologia Meios de vida |
topic |
Educação do campo Pedagogia da alternância Agroecologia Meios de vida Rural education Pedagogy of alternation Agroecology Livelihood CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA::EXTENSAO RURAL |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Rural education Pedagogy of alternation Agroecology Livelihood |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA::EXTENSAO RURAL |
description |
In general, these schools fall Agroecology in its educational project, aiming the development of the means of students, families and communities through the pedagogy of alternation and the local association. In this perspective, we seek to understand how the knowledge around the Agroecology, are inserted into the media lives of these students and families. From interviews and observations in everyday life Family Farm School Serra do Brigadeiro Family School and Farm Puris Araponga, as well as students and their families understand that awakening to agroecological practice is influenced among other things by gender relations by land ownership, practices and managements already made by parents, the family hierarchy, the manufacturing facility space and life project. Thus, it is very important to highlight the motivations, limitations and perspectives of knowledge construction and agro-ecological praxis that emerge in young students EFAs. |
publishDate |
2014 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-12-05 2015-03-26T13:34:00Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-06-04 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-03-26T13:34:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Jaqueline Rocha. Agro- ecological Knowledge and Practices in Family Agricultural Schools (EFAs). 2014. 257 f. Dissertação (Mestrado em Instituições sociais e desenvolvimento; Cultura, processos sociais e conhecimento) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2014. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://locus.ufv.br/handle/123456789/4210 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Jaqueline Rocha. Agro- ecological Knowledge and Practices in Family Agricultural Schools (EFAs). 2014. 257 f. Dissertação (Mestrado em Instituições sociais e desenvolvimento; Cultura, processos sociais e conhecimento) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2014. |
url |
http://locus.ufv.br/handle/123456789/4210 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Viçosa |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Mestrado em Extensão Rural |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFV |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Instituições sociais e desenvolvimento; Cultura, processos sociais e conhecimento |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Viçosa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:LOCUS Repositório Institucional da UFV instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV) instacron:UFV |
instname_str |
Universidade Federal de Viçosa (UFV) |
instacron_str |
UFV |
institution |
UFV |
reponame_str |
LOCUS Repositório Institucional da UFV |
collection |
LOCUS Repositório Institucional da UFV |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/4210/1/texto%20completo.pdf https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/4210/2/texto%20completo.pdf.txt https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/4210/3/texto%20completo.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3f308c8019898fbfbf0b60f32bf6e9d0 4ac3575e1cf29585ede84ac6abd1cb35 083e5ccdedc07140a5fc6a2a92c1e3af |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV) |
repository.mail.fl_str_mv |
fabiojreis@ufv.br |
_version_ |
1794528647207452672 |