Metodologias ativas e aspectos pedagógicos no ensino de graduação em Medicina Veterinária

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Cobucci, Gustavo Carvalho
Orientador(a): Lamêgo, Márcia Rogéria de Almeida
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Viçosa
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/17771
Resumo: Em 2017, 289 instituições de ensino superior (IES) ofereciam curso de graduação em Medicina Veterinária no Brasil, sendo que a maioria delas utilizava a abordagem tradicional de ensino.Com a instituição das Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Medicina Veterinária, em 2003, recomendou-se que as IES deveriam ser capazes de estimular, além das competências técnicas, o desenvolvimento das competências humanísticas nos discentes e, em 2012, o Conselho Federal de Medicina Veterinária propôs a utilização de metodologias ativas de ensino para atingir tal propósito.O objetivo do presente trabalho foi analisar o uso de metodologias ativas em cursos de graduação de Medicina Veterinária. A pesquisa foi conduzidaem duas instituições de ensino superior, uma pública e outra privada, utilizando-se entrevistas semiestruturadas realizadas com docentes de graduação do curso de Medicina Veterinária e análise dos planos de ensino das disciplinas avaliadas. Os depoimentos foram tratados pela análise de conteúdo, sendo determinadas cinco categorias de análise: uso de metodologias ativas e conceitualização do termo; "teorização" da prática; mudanças nas técnicas e ferramentas de ensino utilizadas ao longo da carreira docente e desinteresse geral do estudante. entrevistados; disciplinas Variáveis como número de docentes ministradas; período do curso em que eram ministradas;carga horária total, aulas práticas e, ou, teóricas;número de alunos matriculados; tempo de docência; formação acadêmica e didática; técnicas e ferramentas de ensino utilizadas pelos professoresforam analisadas de forma descritiva. Foram entrevistados 37 docentes, sendo 18 da IES-pública, com média de 23 anos de experiência, e 19 da IES-privada, com média de seis anos de experiência, que ministravam 57 disciplinas. Embora 75,6% dos docentes fossem doutores, nenhum deles apresentou curso de especialização em didática no ensino superior. Os docentes da IES-pública e privada relataram a utilização de 19 e 40 técnicas de ensino diferentes, respectivamente. Todos os entrevistados relataram utilizar pelo menos uma MA de ensino em pelo menos uma aula ministrada. Na IES-pública, mais da metade dos docentes não soube conceituar o termo MA de ensino. Na IES-privada, todos os 19 docentes entrevistados conheciam o termo. Observou-se que as aulas práticas vêm se tornando cada vez mais teóricas, com menor utilização de animais vivos.Com o tempo e a experiência, os docentes diminuíram a quantidade de aulas expositivas tradicionais, substituindo-as por técnicas de ensino mais ativas. Concluiu-se que os docentes das IES estudadas necessitam maior formação técnica nas áreas de didática e andragogia. As MA de ensino vêm sendo utilizadas, mas o ensino oferecido pelas IES avaliadas ainda apresenta características do modelo tradicional. Nas aulas práticas, os docentes entrevistados percebem que o processo ensino-aprendizado ocorre de forma mais eficaz, entretanto estas aulas vêm sendo substituídas por aulas expositivas ou demonstrações.
id UFV_2424587834bd96512e50b00c5fc9a7c8
oai_identifier_str oai:locus.ufv.br:123456789/17771
network_acronym_str UFV
network_name_str LOCUS Repositório Institucional da UFV
repository_id_str
spelling Silva Júnior, AbelardoBressan, Gustavo CostaSouza, Maria Verônica deBevilacqua, Paula DiasCobucci, Gustavo Carvalhohttp://lattes.cnpq.br/4835498194595390Lamêgo, Márcia Rogéria de Almeida2018-02-21T16:16:20Z2018-02-21T16:16:20Z2017-08-11COBUCCI, Gustavo Carvalho. Metodologias ativas e aspectos pedagógicos no ensino de graduação em Medicina Veterinária. 2017. 103f. Dissertação (Mestrado em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2017.http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/17771Em 2017, 289 instituições de ensino superior (IES) ofereciam curso de graduação em Medicina Veterinária no Brasil, sendo que a maioria delas utilizava a abordagem tradicional de ensino.Com a instituição das Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Medicina Veterinária, em 2003, recomendou-se que as IES deveriam ser capazes de estimular, além das competências técnicas, o desenvolvimento das competências humanísticas nos discentes e, em 2012, o Conselho Federal de Medicina Veterinária propôs a utilização de metodologias ativas de ensino para atingir tal propósito.O objetivo do presente trabalho foi analisar o uso de metodologias ativas em cursos de graduação de Medicina Veterinária. A pesquisa foi conduzidaem duas instituições de ensino superior, uma pública e outra privada, utilizando-se entrevistas semiestruturadas realizadas com docentes de graduação do curso de Medicina Veterinária e análise dos planos de ensino das disciplinas avaliadas. Os depoimentos foram tratados pela análise de conteúdo, sendo determinadas cinco categorias de análise: uso de metodologias ativas e conceitualização do termo; "teorização" da prática; mudanças nas técnicas e ferramentas de ensino utilizadas ao longo da carreira docente e desinteresse geral do estudante. entrevistados; disciplinas Variáveis como número de docentes ministradas; período do curso em que eram ministradas;carga horária total, aulas práticas e, ou, teóricas;número de alunos matriculados; tempo de docência; formação acadêmica e didática; técnicas e ferramentas de ensino utilizadas pelos professoresforam analisadas de forma descritiva. Foram entrevistados 37 docentes, sendo 18 da IES-pública, com média de 23 anos de experiência, e 19 da IES-privada, com média de seis anos de experiência, que ministravam 57 disciplinas. Embora 75,6% dos docentes fossem doutores, nenhum deles apresentou curso de especialização em didática no ensino superior. Os docentes da IES-pública e privada relataram a utilização de 19 e 40 técnicas de ensino diferentes, respectivamente. Todos os entrevistados relataram utilizar pelo menos uma MA de ensino em pelo menos uma aula ministrada. Na IES-pública, mais da metade dos docentes não soube conceituar o termo MA de ensino. Na IES-privada, todos os 19 docentes entrevistados conheciam o termo. Observou-se que as aulas práticas vêm se tornando cada vez mais teóricas, com menor utilização de animais vivos.Com o tempo e a experiência, os docentes diminuíram a quantidade de aulas expositivas tradicionais, substituindo-as por técnicas de ensino mais ativas. Concluiu-se que os docentes das IES estudadas necessitam maior formação técnica nas áreas de didática e andragogia. As MA de ensino vêm sendo utilizadas, mas o ensino oferecido pelas IES avaliadas ainda apresenta características do modelo tradicional. Nas aulas práticas, os docentes entrevistados percebem que o processo ensino-aprendizado ocorre de forma mais eficaz, entretanto estas aulas vêm sendo substituídas por aulas expositivas ou demonstrações.There were 289 institutions offering Veterinary Medicine graduate programs in Brazil in 2017 and most of them were using the traditional teaching approach.The National Curriculum Guidelines for Veterinary Medicine graduate programs was established in 2003 and it was recommended that those institutions not only should stimulate the technical skills of the students, but also develop their humanistic competences.In 2012, the Brazilian Board of Veterinary Medicine proposed the use of active learning methodologies to achieve those educational goals. The objective of the present study was to analyze the use of active learning methodologies in Veterinary Medicine graduate programs in public and private teaching institutions. This research was conducted in one private and one public institution using semi-structured interviews with professors from the Veterinary Medicine graduate programs and analysis of the teaching plans of the disciplines evaluated. The Content Analysis was used to analize the testimonials, and five categories of analysis were determined: use of active methodologies and conceptualization of the term; theorization of the practice; changes in teaching techniques and tools used throughout the teaching career; and general lack of interest of the student. The variables of the research as number of teachers interviewed; disciplines administered; period of the day the classes were given; program length includinghands-on and/or theoretical classes; number of students enrolled; years of teaching experience, academic and didactic training; and techniques and teaching tools used by the professors were analyzed in a descriptive way. A total of 37 professors who taught 57 different subjects were interviewed, 18 from the public and 19 from the privateinstitution, with an average of 23 and six years of teaching experience, respectively. Although 75,6% of the faculty members had a PhD title, none of them presented a post graduation course in didactics for graduate programs.The professors from the public and private institutions reported the use of 19 and 40 different teaching techniques respectively. All interviewed professors reported the use of at least one active methodology in at least one lecture. More than half of the professors from the public institutiondid not know how to conceptualize the term active learning methodologies. On the other hand, all 19 interviewed professors from the private institutionknew the term. It was noticed that the hands-on classes are becoming more theoretical, using less live animals. Over time and experience, the professors have reduced the number of traditional lectures, replacing them by more active teaching techniques. It was concluded that the faculty members of the studied institutions need more technical training in the andragogy and didactic areas. The active learning methodologies have been used, but the education offered by the evaluated institutions still presents the characteristics of the traditional model.Although the interviewed faculty members have noticed that the teaching- learning process is more effective during the hands-on classes, such classes have been substituted by demonstrations or expository classes.porUniversidade Federal de ViçosaAndragogiaAprendizagem ativaMetodologias de ensinoMedicina VeterináriaMetodologias ativas e aspectos pedagógicos no ensino de graduação em Medicina VeterináriaActive methodologies and pedagogical aspects in Veterinary Medicine programsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal de ViçosaDepartamento de VeterináriaMestre em Medicina VeterináriaViçosa - MG2017-08-11Mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:LOCUS Repositório Institucional da UFVinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFVORIGINALtexto completo.pdftexto completo.pdftexto completoapplication/pdf1044549https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/17771/1/texto%20completo.pdf82734bcac610c8bad0e8d16990dac0f3MD51THUMBNAILtexto completo.pdf.jpgtexto completo.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3568https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/17771/2/texto%20completo.pdf.jpg4b85f1ce2d2672c911e42c0ab0033cd5MD52123456789/177712018-02-22 23:00:31.024oai:locus.ufv.br:123456789/17771Repositório InstitucionalPUBhttps://www.locus.ufv.br/oai/requestfabiojreis@ufv.bropendoar:21452018-02-23T02:00:31LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false
dc.title.pt-BR.fl_str_mv Metodologias ativas e aspectos pedagógicos no ensino de graduação em Medicina Veterinária
dc.title.en.fl_str_mv Active methodologies and pedagogical aspects in Veterinary Medicine programs
title Metodologias ativas e aspectos pedagógicos no ensino de graduação em Medicina Veterinária
spellingShingle Metodologias ativas e aspectos pedagógicos no ensino de graduação em Medicina Veterinária
Cobucci, Gustavo Carvalho
Andragogia
Aprendizagem ativa
Metodologias de ensino
Medicina Veterinária
title_short Metodologias ativas e aspectos pedagógicos no ensino de graduação em Medicina Veterinária
title_full Metodologias ativas e aspectos pedagógicos no ensino de graduação em Medicina Veterinária
title_fullStr Metodologias ativas e aspectos pedagógicos no ensino de graduação em Medicina Veterinária
title_full_unstemmed Metodologias ativas e aspectos pedagógicos no ensino de graduação em Medicina Veterinária
title_sort Metodologias ativas e aspectos pedagógicos no ensino de graduação em Medicina Veterinária
author Cobucci, Gustavo Carvalho
author_facet Cobucci, Gustavo Carvalho
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt-BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4835498194595390
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva Júnior, Abelardo
Bressan, Gustavo Costa
Souza, Maria Verônica de
Bevilacqua, Paula Dias
dc.contributor.author.fl_str_mv Cobucci, Gustavo Carvalho
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lamêgo, Márcia Rogéria de Almeida
contributor_str_mv Lamêgo, Márcia Rogéria de Almeida
dc.subject.pt-BR.fl_str_mv Andragogia
Aprendizagem ativa
Metodologias de ensino
topic Andragogia
Aprendizagem ativa
Metodologias de ensino
Medicina Veterinária
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Medicina Veterinária
description Em 2017, 289 instituições de ensino superior (IES) ofereciam curso de graduação em Medicina Veterinária no Brasil, sendo que a maioria delas utilizava a abordagem tradicional de ensino.Com a instituição das Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Medicina Veterinária, em 2003, recomendou-se que as IES deveriam ser capazes de estimular, além das competências técnicas, o desenvolvimento das competências humanísticas nos discentes e, em 2012, o Conselho Federal de Medicina Veterinária propôs a utilização de metodologias ativas de ensino para atingir tal propósito.O objetivo do presente trabalho foi analisar o uso de metodologias ativas em cursos de graduação de Medicina Veterinária. A pesquisa foi conduzidaem duas instituições de ensino superior, uma pública e outra privada, utilizando-se entrevistas semiestruturadas realizadas com docentes de graduação do curso de Medicina Veterinária e análise dos planos de ensino das disciplinas avaliadas. Os depoimentos foram tratados pela análise de conteúdo, sendo determinadas cinco categorias de análise: uso de metodologias ativas e conceitualização do termo; "teorização" da prática; mudanças nas técnicas e ferramentas de ensino utilizadas ao longo da carreira docente e desinteresse geral do estudante. entrevistados; disciplinas Variáveis como número de docentes ministradas; período do curso em que eram ministradas;carga horária total, aulas práticas e, ou, teóricas;número de alunos matriculados; tempo de docência; formação acadêmica e didática; técnicas e ferramentas de ensino utilizadas pelos professoresforam analisadas de forma descritiva. Foram entrevistados 37 docentes, sendo 18 da IES-pública, com média de 23 anos de experiência, e 19 da IES-privada, com média de seis anos de experiência, que ministravam 57 disciplinas. Embora 75,6% dos docentes fossem doutores, nenhum deles apresentou curso de especialização em didática no ensino superior. Os docentes da IES-pública e privada relataram a utilização de 19 e 40 técnicas de ensino diferentes, respectivamente. Todos os entrevistados relataram utilizar pelo menos uma MA de ensino em pelo menos uma aula ministrada. Na IES-pública, mais da metade dos docentes não soube conceituar o termo MA de ensino. Na IES-privada, todos os 19 docentes entrevistados conheciam o termo. Observou-se que as aulas práticas vêm se tornando cada vez mais teóricas, com menor utilização de animais vivos.Com o tempo e a experiência, os docentes diminuíram a quantidade de aulas expositivas tradicionais, substituindo-as por técnicas de ensino mais ativas. Concluiu-se que os docentes das IES estudadas necessitam maior formação técnica nas áreas de didática e andragogia. As MA de ensino vêm sendo utilizadas, mas o ensino oferecido pelas IES avaliadas ainda apresenta características do modelo tradicional. Nas aulas práticas, os docentes entrevistados percebem que o processo ensino-aprendizado ocorre de forma mais eficaz, entretanto estas aulas vêm sendo substituídas por aulas expositivas ou demonstrações.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-08-11
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-02-21T16:16:20Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-02-21T16:16:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv COBUCCI, Gustavo Carvalho. Metodologias ativas e aspectos pedagógicos no ensino de graduação em Medicina Veterinária. 2017. 103f. Dissertação (Mestrado em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/17771
identifier_str_mv COBUCCI, Gustavo Carvalho. Metodologias ativas e aspectos pedagógicos no ensino de graduação em Medicina Veterinária. 2017. 103f. Dissertação (Mestrado em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2017.
url http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/17771
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:LOCUS Repositório Institucional da UFV
instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron:UFV
instname_str Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron_str UFV
institution UFV
reponame_str LOCUS Repositório Institucional da UFV
collection LOCUS Repositório Institucional da UFV
bitstream.url.fl_str_mv https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/17771/1/texto%20completo.pdf
https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/17771/2/texto%20completo.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 82734bcac610c8bad0e8d16990dac0f3
4b85f1ce2d2672c911e42c0ab0033cd5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV)
repository.mail.fl_str_mv fabiojreis@ufv.br
_version_ 1794528630135586816