Algorithms for infrastructure design for electric vehicles with long-term planning

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Corrêa, Victor Hugo Vidigal
Orientador(a): Santos, André Gustavo dos
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: eng
Instituição de defesa: Universidade Federal de Viçosa
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://locus.ufv.br//handle/123456789/28235
Resumo: A modernização do nosso estilo de vida, oriunda da Revolução Industrial no século XVIII, imprimiu sucessivas mudanças nos padrões de consumo da sociedade, elevando-os a patamares nunca antes vistos ao facilitar o acesso da população a diversos bens de consumo em mercados cada vez mais distantes dos centros de produção. Com o surgimento dos veículos movidos a combustíveis fósseis foi possível o escoamento de produtos com maior rapidez para mercados do mundo inteiro, porém com a consequência da emissão, ao longo dos anos, de toneladas de CO 2 na atmosfera. Com as emissões acumuladas o fenômeno denominado de aquecimento global hoje nos assola e, caso não combatido, poderá causar diversos impactos negativos no ecossistema do planeta. Como uma das várias medidas propostas para o combate ao aquecimento global, o uso de veículos elétricos tem ganhado bastante atenção nos últimos anos. Seu uso é particularmente interessante para o setor de transporte que é responsável por aproximadamente 25% das emissões globais de gases poluentes. Entretanto, devido às particularidades do setor, a adoção desse meio de transporte ainda é economicamente pouca atrativa, especialmente devido à ausência de uma infraestrutura para operacionalizar de forma eficiente o seu uso. Para otimizar a construção dessa infraestrutura, este estudo teve como objetivo apresentar um algoritmo voltado para a redução de custos, considerando um planejamento de longo prazo de entregas de uma empresa de logística. São apresentados dois algoritmos, um resolve o problema de curto prazo e considera fatores como a troca de baterias, recarga parcial, janelas de tempo e veículos capacitados, enquanto o segundo, composto por 3 etapas e baseado no primeiro, resolve o problema considerando o planejamento de longo prazo. Os algoritmos são testados com instâncias criadas com base em dados reais do Reino Unido e do Estado de Minas Gerais e, pelos resultados obtidos nos experimentos computacionais, se mostraram capazes de reduzir custos no planejamento operacional de longo prazo de entregas por meio de veículos elétricos. Observou-se uma redução de custo médio de 5.25% se comparado ao algoritmo para o problema que não considera planejamento de longo prazo. Palavras-chave: Problema de Roteamento de Veiculos Elétricos e Localização de Facilidades. Infraestrutura de Logística. Metaheurística.
id UFV_c981e5003e6b76b394878b0ca7ec470a
oai_identifier_str oai:locus.ufv.br:123456789/28235
network_acronym_str UFV
network_name_str LOCUS Repositório Institucional da UFV
repository_id_str
spelling Corrêa, Victor Hugo Vidigalhttp://lattes.cnpq.br/2900950652690737Santos, André Gustavo dos2021-09-09T17:55:04Z2021-09-09T17:55:04Z2021-03-05CORRÊA, Victor Hugo Vidigal. Algorithms for infrastructure design for electric vehicles with long-term planning. 2021. 59 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2021.https://locus.ufv.br//handle/123456789/28235A modernização do nosso estilo de vida, oriunda da Revolução Industrial no século XVIII, imprimiu sucessivas mudanças nos padrões de consumo da sociedade, elevando-os a patamares nunca antes vistos ao facilitar o acesso da população a diversos bens de consumo em mercados cada vez mais distantes dos centros de produção. Com o surgimento dos veículos movidos a combustíveis fósseis foi possível o escoamento de produtos com maior rapidez para mercados do mundo inteiro, porém com a consequência da emissão, ao longo dos anos, de toneladas de CO 2 na atmosfera. Com as emissões acumuladas o fenômeno denominado de aquecimento global hoje nos assola e, caso não combatido, poderá causar diversos impactos negativos no ecossistema do planeta. Como uma das várias medidas propostas para o combate ao aquecimento global, o uso de veículos elétricos tem ganhado bastante atenção nos últimos anos. Seu uso é particularmente interessante para o setor de transporte que é responsável por aproximadamente 25% das emissões globais de gases poluentes. Entretanto, devido às particularidades do setor, a adoção desse meio de transporte ainda é economicamente pouca atrativa, especialmente devido à ausência de uma infraestrutura para operacionalizar de forma eficiente o seu uso. Para otimizar a construção dessa infraestrutura, este estudo teve como objetivo apresentar um algoritmo voltado para a redução de custos, considerando um planejamento de longo prazo de entregas de uma empresa de logística. São apresentados dois algoritmos, um resolve o problema de curto prazo e considera fatores como a troca de baterias, recarga parcial, janelas de tempo e veículos capacitados, enquanto o segundo, composto por 3 etapas e baseado no primeiro, resolve o problema considerando o planejamento de longo prazo. Os algoritmos são testados com instâncias criadas com base em dados reais do Reino Unido e do Estado de Minas Gerais e, pelos resultados obtidos nos experimentos computacionais, se mostraram capazes de reduzir custos no planejamento operacional de longo prazo de entregas por meio de veículos elétricos. Observou-se uma redução de custo médio de 5.25% se comparado ao algoritmo para o problema que não considera planejamento de longo prazo. Palavras-chave: Problema de Roteamento de Veiculos Elétricos e Localização de Facilidades. Infraestrutura de Logística. Metaheurística.The modernization of our lifestyle, originating from the Industrial Revolution in the XVIII century, has led to successive changes in the consumption patterns of the society, raising them to levels never seen before by facilitating the population’s access to various goods in increasingly distant markets from the production centers. With the surge of vehicles powered by fossil fuels, it was possible to dispose of products more quickly to markets all over the world, but with the consequence of the emission, over the years, of tons of CO 2 into the atmosphere, accumulating and causing the phenomenon called global warming which, if not tackled, could cause several negative impacts on the planet’s ecosystem. As one of several measures proposed to combat global warming, the use of electric vehicles has gained a lot of attention in recent years. Its use is particularly interesting for the transport sector, which is responsible for approximately 25% of global pollutant gas emissions. However, due to the particularities of the sector, the adoption of this means of transportation is still economically unattractive, especially due to the absence of an infrastructure network to efficiently operate its use. To optimize the construction of this infrastructure, this study aimed to present an algorithm aimed at reducing costs, considering a long-term planning of deliveries from a logistics company. Two algorithms are presented, one solves the short-term problem considering factors such as battery replacement, partial recharging, time windows and capacitated vehicles while the second, composed of 3 steps and based on the first, solves the problem considering long-term planning. The algorithms are tested with instances created based on real data from the United Kingdom and the State of Minas Gerais and, by the results obtained in the computational experiments, they were able to reduce the average costs in the long-term operational planning of deliveries by electric vehicles by 5.25% if compared to the algorithm for the problem that does not consider long-term planning. Keywords: Electric Vehicles. Logistics Infrastructure. Metaheuristics.FAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas GeraisengUniversidade Federal de ViçosaVeículos elétricosLogísticaMetaheurísticaCiência da ComputaçãoAlgorithms for infrastructure design for electric vehicles with long-term planningAlgoritmos para o projeto de infraestrutura para veículos elétricos com planejamento de longo prazoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal de ViçosaDepartamento de InformáticaMestre em Ciência da ComputaçãoViçosa - MG2021-03-05Mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:LOCUS Repositório Institucional da UFVinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFVORIGINALtexto completo.pdftexto completo.pdftexto completoapplication/pdf3953434https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/28235/1/texto%20completo.pdfd15e023f900ad9f322798adfba5a4824MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/28235/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/282352021-09-09 14:56:23.801oai:locus.ufv.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://www.locus.ufv.br/oai/requestfabiojreis@ufv.bropendoar:21452021-09-09T17:56:23LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false
dc.title.en.fl_str_mv Algorithms for infrastructure design for electric vehicles with long-term planning
dc.title.pt-BR.fl_str_mv Algoritmos para o projeto de infraestrutura para veículos elétricos com planejamento de longo prazo
title Algorithms for infrastructure design for electric vehicles with long-term planning
spellingShingle Algorithms for infrastructure design for electric vehicles with long-term planning
Corrêa, Victor Hugo Vidigal
Veículos elétricos
Logística
Metaheurística
Ciência da Computação
title_short Algorithms for infrastructure design for electric vehicles with long-term planning
title_full Algorithms for infrastructure design for electric vehicles with long-term planning
title_fullStr Algorithms for infrastructure design for electric vehicles with long-term planning
title_full_unstemmed Algorithms for infrastructure design for electric vehicles with long-term planning
title_sort Algorithms for infrastructure design for electric vehicles with long-term planning
author Corrêa, Victor Hugo Vidigal
author_facet Corrêa, Victor Hugo Vidigal
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt-BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2900950652690737
dc.contributor.author.fl_str_mv Corrêa, Victor Hugo Vidigal
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, André Gustavo dos
contributor_str_mv Santos, André Gustavo dos
dc.subject.pt-BR.fl_str_mv Veículos elétricos
Logística
Metaheurística
topic Veículos elétricos
Logística
Metaheurística
Ciência da Computação
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Ciência da Computação
description A modernização do nosso estilo de vida, oriunda da Revolução Industrial no século XVIII, imprimiu sucessivas mudanças nos padrões de consumo da sociedade, elevando-os a patamares nunca antes vistos ao facilitar o acesso da população a diversos bens de consumo em mercados cada vez mais distantes dos centros de produção. Com o surgimento dos veículos movidos a combustíveis fósseis foi possível o escoamento de produtos com maior rapidez para mercados do mundo inteiro, porém com a consequência da emissão, ao longo dos anos, de toneladas de CO 2 na atmosfera. Com as emissões acumuladas o fenômeno denominado de aquecimento global hoje nos assola e, caso não combatido, poderá causar diversos impactos negativos no ecossistema do planeta. Como uma das várias medidas propostas para o combate ao aquecimento global, o uso de veículos elétricos tem ganhado bastante atenção nos últimos anos. Seu uso é particularmente interessante para o setor de transporte que é responsável por aproximadamente 25% das emissões globais de gases poluentes. Entretanto, devido às particularidades do setor, a adoção desse meio de transporte ainda é economicamente pouca atrativa, especialmente devido à ausência de uma infraestrutura para operacionalizar de forma eficiente o seu uso. Para otimizar a construção dessa infraestrutura, este estudo teve como objetivo apresentar um algoritmo voltado para a redução de custos, considerando um planejamento de longo prazo de entregas de uma empresa de logística. São apresentados dois algoritmos, um resolve o problema de curto prazo e considera fatores como a troca de baterias, recarga parcial, janelas de tempo e veículos capacitados, enquanto o segundo, composto por 3 etapas e baseado no primeiro, resolve o problema considerando o planejamento de longo prazo. Os algoritmos são testados com instâncias criadas com base em dados reais do Reino Unido e do Estado de Minas Gerais e, pelos resultados obtidos nos experimentos computacionais, se mostraram capazes de reduzir custos no planejamento operacional de longo prazo de entregas por meio de veículos elétricos. Observou-se uma redução de custo médio de 5.25% se comparado ao algoritmo para o problema que não considera planejamento de longo prazo. Palavras-chave: Problema de Roteamento de Veiculos Elétricos e Localização de Facilidades. Infraestrutura de Logística. Metaheurística.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-09-09T17:55:04Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-09-09T17:55:04Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-03-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CORRÊA, Victor Hugo Vidigal. Algorithms for infrastructure design for electric vehicles with long-term planning. 2021. 59 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://locus.ufv.br//handle/123456789/28235
identifier_str_mv CORRÊA, Victor Hugo Vidigal. Algorithms for infrastructure design for electric vehicles with long-term planning. 2021. 59 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2021.
url https://locus.ufv.br//handle/123456789/28235
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:LOCUS Repositório Institucional da UFV
instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron:UFV
instname_str Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron_str UFV
institution UFV
reponame_str LOCUS Repositório Institucional da UFV
collection LOCUS Repositório Institucional da UFV
bitstream.url.fl_str_mv https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/28235/1/texto%20completo.pdf
https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/28235/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv d15e023f900ad9f322798adfba5a4824
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV)
repository.mail.fl_str_mv fabiojreis@ufv.br
_version_ 1794528629497004032