Ensino de estática para estudante com neurodivergência fundamentado em Vygotsky e Ausubel

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Campos, Rafael Costa
Orientador(a): Silva Filho, Olavo Leopoldino da
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Link de acesso: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47984
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação em Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2023.
id UNB_1dd140b71a13263b6df3d4b6304b2860
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/47984
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Campos, Rafael CostaFerreira, MarcelloSilva Filho, Olavo Leopoldino da2024-03-07T18:36:24Z2024-03-07T18:36:24Z2024-03-072023-04-28CAMPOS, Rafael Costa. Ensino de estática para estudante com neurodivergência fundamentado em Vygotsky e Ausubel . 2023. 146 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional de Ensino de Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47984Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação em Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2023.A presente dissertação teve como objetivo elaborar uma sequência didática personalizada sobre estática para um estudante com neuropatia matriculado em um colégio estadual no município de Águas Lindas de Goiás. Para fundamentação desta pesquisa, foram utilizadas as teorias de Lev S. Vygotsky e David Ausubel, na perspectiva de que a personalização do ensino é, para ambos, ainda que por razões diversas, mas conexas, importante na construção de significados. A metodologia utilizada incluiu o uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), simulações e vídeos para abordar os conteúdos de velocidade, aceleração, força, torque e equilíbrio, buscando, assim, potencializar as habilidades e o aprendizado do participante. A organização dos encontros aconteceu em separado do restante da turma, permitindo que a sequência didática fosse adaptada às necessidades específicas do envolvido. Os resultados obtidos foram analisados de forma qualitativa e indicam que o estudante foi capaz, baseado na sua estrutura cognitiva e em suas especificidades, de desenvolver caminhos de confluência que lhe permitiram apreender o conteúdo proposto.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).The present dissertation aimed to elaborate a personalized didactic sequence about statics for a student with neuropathy enrolled in a State College in the municipality of Águas Lindas de Goiás/Brazil. To support this research, the theories of Lev S. Vygotsky and David Ausubel were used, because, for both, the personalization of teaching is important in the construction of meanings by the students. The methodology used included the use of digital technologies, simulations and video to address the contents of speed, acceleration, strength, torque and balance, thus seeking to enhance the skills and learning of the student. The organization of the meetings took place separately from the rest of the class, allowing the didactic sequence to be adapted to him specific needs. The results obtained were analyzed qualitatively and indicate that the student was able to develop, based on his cognitive structure, confluency paths that allowed him to apprehend the proposed content.Instituto de Física (IF)Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Mestrado ProfissionalizanteporA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessEnsino de estática para estudante com neurodivergência fundamentado em Vygotsky e Ausubelinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAprendizagem significativaFísica - estudo e ensinoEducação inclusivaEnsino - metodologiaAusubel, David Paul, 1918-2008Vygotsky, Lev Semenovich, 1896-1934reponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALRafaelCostaCampos_DISSERT.pdfapplication/pdf2043272http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/47984/1/RafaelCostaCampos_DISSERT.pdf662121d85bb3d7a66f091087cba6a285MD51open access10482/479842024-03-07 15:36:24.113open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/47984Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2024-03-07T18:36:24Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ensino de estática para estudante com neurodivergência fundamentado em Vygotsky e Ausubel
title Ensino de estática para estudante com neurodivergência fundamentado em Vygotsky e Ausubel
spellingShingle Ensino de estática para estudante com neurodivergência fundamentado em Vygotsky e Ausubel
Campos, Rafael Costa
Aprendizagem significativa
Física - estudo e ensino
Educação inclusiva
Ensino - metodologia
Ausubel, David Paul, 1918-2008
Vygotsky, Lev Semenovich, 1896-1934
title_short Ensino de estática para estudante com neurodivergência fundamentado em Vygotsky e Ausubel
title_full Ensino de estática para estudante com neurodivergência fundamentado em Vygotsky e Ausubel
title_fullStr Ensino de estática para estudante com neurodivergência fundamentado em Vygotsky e Ausubel
title_full_unstemmed Ensino de estática para estudante com neurodivergência fundamentado em Vygotsky e Ausubel
title_sort Ensino de estática para estudante com neurodivergência fundamentado em Vygotsky e Ausubel
author Campos, Rafael Costa
author_facet Campos, Rafael Costa
author_role author
dc.contributor.advisorco.pt_BR.fl_str_mv Ferreira, Marcello
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Rafael Costa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva Filho, Olavo Leopoldino da
contributor_str_mv Silva Filho, Olavo Leopoldino da
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Aprendizagem significativa
Física - estudo e ensino
Educação inclusiva
Ensino - metodologia
Ausubel, David Paul, 1918-2008
Vygotsky, Lev Semenovich, 1896-1934
topic Aprendizagem significativa
Física - estudo e ensino
Educação inclusiva
Ensino - metodologia
Ausubel, David Paul, 1918-2008
Vygotsky, Lev Semenovich, 1896-1934
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação em Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2023.
publishDate 2023
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2023-04-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-03-07T18:36:24Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-03-07T18:36:24Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2024-03-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CAMPOS, Rafael Costa. Ensino de estática para estudante com neurodivergência fundamentado em Vygotsky e Ausubel . 2023. 146 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional de Ensino de Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47984
identifier_str_mv CAMPOS, Rafael Costa. Ensino de estática para estudante com neurodivergência fundamentado em Vygotsky e Ausubel . 2023. 146 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional de Ensino de Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
url http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47984
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/47984/1/RafaelCostaCampos_DISSERT.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 662121d85bb3d7a66f091087cba6a285
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797405901765738496