Imagens fantasmas e o imaginário da putaria : aproximação a um pensamento feminino para a estética e a comunicação

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Oliveira, Leandro de Bessa
Orientador(a): Silva, Gustavo de Castro e
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Link de acesso: http://repositorio.unb.br/handle/10482/20171
http://dx.doi.org/10.26512/2015.12.D.20171
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, 2015.
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spelling Oliveira, Leandro de BessaSilva, Gustavo de Castro e2016-05-11T15:02:03Z2016-05-11T15:02:03Z2016-05-112015-12-14OLIVEIRA, Leandro de Bessa. Imagens fantasmas e o imaginário da putaria: aproximação a um pensamento feminino para a estética e a comunicação. 2015. 117 f., il. Dissertação (Mestrado em Comunicação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.http://repositorio.unb.br/handle/10482/20171http://dx.doi.org/10.26512/2015.12.D.20171Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, 2015.A dissertação delineia o imaginário da putaria através de imagens da história da arte: pinturas, esculturas e artefatos; e imagens midiáticas: fotografias, cartazes e filmes. Tais imagens são designadas como imagens fantasmas, por tratarem de um momento histórico diferente do nosso embora sobreviventes ao tempo. Nesse sentido, tem-se como objetivo traçar uma narrativa dos vestígios imaginários da putaria por meio de uma genealogia da forma e uma etimologia cultural da puta. Procedimento adotado pelo historiador da arte Aby Warburg, o qual nos fornece as ferramentas de análise e interpretação da imagem: analógico, comparativo, por aproximação e filológico. Ideia agitada de Warburg nomeada por Warburg de Pathosformel, ou fórmulas expressivas do páthos. Procuramos compreender também, por esse viés, as relações entre corpo e mito, sagrado e sexual, feitiço e sedução, interdito e transgressão, gozo e consumo, razão e sensibilidade. Assim, as imagens analisadas, predominantemente femininas e portadoras de uma sexualidade livre que nos auxiliaram encontrar, por meio de uma potência criativa e poética, uma estética puta que potencialmente nos permite propor uma filosofia puta que problematize as resistências, os não ditos, o rejeitado e a abjeção.The dissertation outlines the imaginary of bitching through art historical images: paintings, sculptures and artifacts; and media images such as photographs, posters and movies. Such images are called phantom images for addressing a historical moment different from ours; however it survived through times. In this sense, it has aimed to draw a narrative of imaginary traces of bitching through a genealogy of shape and a cultural etymology of a bitch. The procedure adopted by the art historian Aby Warburg, which provides us with the tools of analysis and interpretation of image: analog, comparative approach and philological. Notion named by Warburg Pathosformel, or the expressive formulas of páthos. We have also tried to understand, from this point of view, the relationship between body and myth, sacred and sexual, witchery and seduction, interdict and transgression, enjoyment and consumption, reason and sensibility. Thus, the analyzed images, predominantly feminine about women with free sexuality, allowed us to find, through a creative and poetic power, a bitch aesthetic rising from a bitch philosophy that discusses the resistance, unspeakable, rejected and abjection.La dissertation décrit l'imaginaire de la pute à travers des images d’histoire de l’art: peintures, sculptures et objets; et les images des médias: photographies, affiches et films. Ces images sont appelées des images fantômes pour adresser un moment historique différente du nôtre, bien que les survivants au temps. En ce sens, il a pour but tracer une narrative des vestiges imaginaires de la pute à travers d’une généalogie de la forme et d’une étymologie culturelle de la pute. Processus adoptée par l'historien d'art Aby Warburg, qui nous fournit les outils d'analyse et d'interprétation de l'image: analogique, par approche, comparative et philologique. Idée trépidant nommé par Warburg de Pathosformel, ou forme superlative de l’expression des passions (páthos). Essayez de comprendre également, sous cet angle, la relation entre corps et mythe, sacré et sexuelle, sorcellerie et séduction, l’interdit et la transgression, jouissance et consommation, raison et sensibilité. Ainsi, les images analysées, en majorité féminin et des femmes ayant dune sexualité libre, nous ont permis de trouver, grâce à une puissance créatrice et poétique, une esthétique pute résultant d'une philosophie pute qui traite de la résistance, l’indicible, le rejetable et l'abjection.Faculdade de Comunicação (FAC)Programa de Pós-Graduação em ComunicaçãoA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessImagens fantasmas e o imaginário da putaria : aproximação a um pensamento feminino para a estética e a comunicaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisImaginárioComunicaçãoImagemHistória da arteWarburg, Aby, 1866-1929porreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2015_LeandrodeBessaOliveira.pdf2015_LeandrodeBessaOliveira.pdfapplication/pdf24067673http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/20171/1/2015_LeandrodeBessaOliveira.pdf74f8b038562b76e2adade134b3f8d682MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain775http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/20171/2/license.txt4a5d17ca96744644e77758f05ac83de4MD52open access10482/201712024-01-26 14:29:53.311open accessoai:repositorio2.unb.br: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Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2024-01-26T17:29:53Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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