Festa ribeirinha : cenas de um Brasil antigo nas práticas do cururu mato-grossense

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Rocha, Anderson
Orientador(a): Brito, Eleonora Zicari Costa de
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Link de acesso: http://repositorio.unb.br/handle/10482/19061
http://dx.doi.org/10.26512/2015.07.T.19061
Resumo: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História, 2015.
id UNB_7c28503971c1de5e61eaeb4241327c0e
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/19061
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Rocha, AndersonBrito, Eleonora Zicari Costa de2015-12-30T13:27:18Z2015-12-30T13:27:18Z2015-12-302015-07-24ROCHA, Anderson. Festa ribeirinha: cenas de um Brasil antigo nas práticas do cururu mato-grossense. 2015. 242 f., il. Tese (Doutorado em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.http://repositorio.unb.br/handle/10482/19061http://dx.doi.org/10.26512/2015.07.T.19061Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História, 2015.Este estudo trata da arte dos cururueiros em Mato Grosso. Originalmente ligada aos festejos religiosos tradicionais das regiões antigas de São Paulo e Mato Grosso, sua prática assumiu ao longo da história formas e significados distintos em cada um dos locais onde se desenvolveu. Na área paulista do médio Tietê, é hoje baseada no desafio entre cantadores que competem entre si no improviso de versos sobre temas profanos. Em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul manifesta-se na forma de dança com canto, mantendo ambas as temáticas, religiosa e profana. Também figura no universo da cultura de massa como gênero de canção caipira, conservando apenas a sua rítmica tradicional. Segundo a maioria dos estudos sobre o tema, o Cururu remonta à época da colonização, como resultado do esforço dos primeiros missionários jesuítas que aqui utilizaram cânticos europeus com o intuito de atrair os nativos para a catequese. Dentre estes estudos, há também aqueles que defendem a hipótese de ser o Cururu uma das danças cerimoniais indígenas que já existiam antes mesmo da chegada ao Brasil dos padres inacianos e que foram por eles adaptadas ao culto católico. Tendo ou não sua origem nos rituais nativos, é certo que o Cururu se formou ao longo dos anos por intermédio de um intenso contato entre as culturas indígena e europeia. Neste contexto, as representações mato-grossenses parecem ser as que mais se aproximam das formas mais arcaicas do Cururu, por preservar seu caráter ritualístico, por manter na dança e no canto um forte acento aborígene e utilizar instrumentos rústicos como a viola-de-cocho. A etnografia da segunda metade do século XIX aos dias atuais constitui-se numa das principais referências para o nosso estudo, sendo através dela analisadas as estruturas poético-musicais, assim como os rastros históricos e o contexto de suas práticas. Igualmente importantes são os documentos legislativos e os processos criminais que regulavam a sua presença na sociedade local do século XIX. Busca-se com esta análise entender como o processo de mestiçagem cultural dos primórdios da prática do Cururu encontra analogias nas formas dinâmicas do seu cultivo contemporâneo.This study aims to investigate the art of the 'cururueiros' in Mato Grosso. Originally related to popular religious festivals in the more historic areas of São Paulo and Mato Grosso, this practice has taken different forms and meanings throughout its history. More recently associated with the 'middle' Tiete river region, the Cururu continues to be an expression of the musical 'arguement' between its singers, who compete against each other by improvising musical verses based upon profane subjects. In Mato Grosso and Mato Grosso do Sul the cururu appears in the forms of dance and also by singing, where both religious and profane themes are represented. In mass culture, the cururu is also seen and heard as a folk song genre, where it is popularised and retains only its traditional rhythmic form. According to most studies on the subject, the Cururu dates back to the era of colonization, as a result of the effort of the first Jesuit missionaries that used European songs in order to attract the natives for catechesis. Among these studies, there are those who defend the hypothesis of the Cururu as one of the indigenous ceremonial dances that existed even before the arrival in Brazil of Ignatian priests, which in turn were adapted to Catholic worship. Whether or not its origin is in native rituals, it is certain that the Cururu was formed over the years by an intense connection between indigenous and European cultures. In this context, the representations from Mato Grosso seem to be the ones that come closest to the most archaic forms of Cururu, by preserving its ritualistic character, maintaining strong aboriginal elements of dance and chant and by using rustic instruments such as the viola-de-cocho. Ethnography evolved during the second half of the nineteenth century to the present day is one of the main sources for this study, developed by analyzing the poetic-musical structures, as well as the historical evidence and the context of their practices. Equally important are the legislative documents and criminal records that were kept within local society during the nineteenth century. The objective of this analysis is to understand how the original cultural mixture of Cururu musical practices, correlate with its current transformation process.Instituto de Ciências Humanas (ICH)Departamento de História (ICH HIS)Programa de Pós-Graduação em HistóriaA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessFesta ribeirinha : cenas de um Brasil antigo nas práticas do cururu mato-grossenseinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisCururu (Música) - Mato Grosso (MT)Cultura popularCururu (Dança) - Mato Grosso (MT)Folcloreporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2015_AndersonRocha.pdf2015_AndersonRocha.pdfapplication/pdf13598532http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/19061/1/2015_AndersonRocha.pdfb7ff43f2e886cb91a313fe527c1d8b4dMD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain767http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/19061/2/license.txt753991e14d643bc3c1d93579405a32e6MD52open access10482/190612024-01-31 13:46:39.946open accessoai:repositorio2.unb.br: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Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2024-01-31T16:46:39Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv Festa ribeirinha : cenas de um Brasil antigo nas práticas do cururu mato-grossense
title Festa ribeirinha : cenas de um Brasil antigo nas práticas do cururu mato-grossense
spellingShingle Festa ribeirinha : cenas de um Brasil antigo nas práticas do cururu mato-grossense
Rocha, Anderson
Cururu (Música) - Mato Grosso (MT)
Cultura popular
Cururu (Dança) - Mato Grosso (MT)
Folclore
title_short Festa ribeirinha : cenas de um Brasil antigo nas práticas do cururu mato-grossense
title_full Festa ribeirinha : cenas de um Brasil antigo nas práticas do cururu mato-grossense
title_fullStr Festa ribeirinha : cenas de um Brasil antigo nas práticas do cururu mato-grossense
title_full_unstemmed Festa ribeirinha : cenas de um Brasil antigo nas práticas do cururu mato-grossense
title_sort Festa ribeirinha : cenas de um Brasil antigo nas práticas do cururu mato-grossense
author Rocha, Anderson
author_facet Rocha, Anderson
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Anderson
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Brito, Eleonora Zicari Costa de
contributor_str_mv Brito, Eleonora Zicari Costa de
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Cururu (Música) - Mato Grosso (MT)
Cultura popular
Cururu (Dança) - Mato Grosso (MT)
Folclore
topic Cururu (Música) - Mato Grosso (MT)
Cultura popular
Cururu (Dança) - Mato Grosso (MT)
Folclore
description Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História, 2015.
publishDate 2015
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2015-07-24
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-12-30T13:27:18Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-12-30T13:27:18Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-12-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ROCHA, Anderson. Festa ribeirinha: cenas de um Brasil antigo nas práticas do cururu mato-grossense. 2015. 242 f., il. Tese (Doutorado em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unb.br/handle/10482/19061
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.26512/2015.07.T.19061
identifier_str_mv ROCHA, Anderson. Festa ribeirinha: cenas de um Brasil antigo nas práticas do cururu mato-grossense. 2015. 242 f., il. Tese (Doutorado em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/19061
http://dx.doi.org/10.26512/2015.07.T.19061
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/19061/1/2015_AndersonRocha.pdf
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/19061/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv b7ff43f2e886cb91a313fe527c1d8b4d
753991e14d643bc3c1d93579405a32e6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797406081868103680