Testemunhas de Jeová frente ao uso de hemocomponentes e hemoderivados

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Azambuja, Letícia Erig Osório de
Orientador(a): Garrafa, Volnei
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Link de acesso: http://repositorio.unb.br/handle/10482/6161
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, 2010.
id UNB_cbd49bac04b239bcb1477968d879014c
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/6161
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Azambuja, Letícia Erig Osório deGarrafa, Volnei2010-12-14T21:43:33Z2010-12-14T21:43:33Z2010-12-142010-06-26AZAMBUJA, Letícia Erig Osório de. Testemunhas de Jeová frente ao uso de hemocomponentes e hemoderivados. 2010. 90 f. Dissertação (Mestrado em Bioética)—Universidade de Brasília, Brasília, 2010.http://repositorio.unb.br/handle/10482/6161Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, 2010.O presente estudo teve como objetivos estudar o grau de conhecimento e aceitação de hemocomponentes e hemoderivados, frescos e armazenados, pelas Testemunhas de Jeová, além de propor ferramentas bioéticas para o enfrentamento dos eventuais conflitos éticos e morais encontrados nas suas relações com médicos e dentistas. Foi realizado por meio da aplicação de questionários a 150 Testemunhas de Jeová que freqüentam Salões do Reino no Distrito Federal, Brasil. Os questionários buscaram respostas a aspectos sócio-culturais relacionados ao uso (ou não) de hemocomponentes e hemoderivados por parte dos pesquisados, bem como a atitude dos profissionais de saúde frente à opção religiosa dos pacientes. Como resultados dos pesquisados: 74% acreditam que usar sangue provoca mais malefícios do que benefícios à saúde - a fundamentação para a recusa é basicamente bíblica; 96% não aceitam usar hemocomponentes, mas 76% aceitam usar hemoderivados em situações específicas, demonstrando haver entendimentos particulares sobre o tema; 80% se sentem moralmente ofendidos com o uso de sangue armazenado e apenas 46% com sangue fresco, confirmando a interpretação religiosa de que produtos frescos são em geral mais aceitos; segundo 83% dos pesquisados, os dentistas não perguntam a religião dos pacientes, contra 72% dos médicos, demonstrando pouca preocupação dos profissionais com este aspecto. Sendo assim, as Testemunhas de Jeová são vistas por seus "estranhos morais" (no caso, médicos e dentistas) como um grupo religioso que simplesmente "não aceita sangue". Todavia, diversos tipos de tratamentos sangüíneos são hoje aceitos. Isso não os impede, no entanto, por livre convicção, de recusar o recebimento de sangue. Tais interpretações particulares ampliam o rol de proibições e, conseqüentemente, de conflitos morais, já que médicos e dentistas, além de não considerar tais particularidades, não costumam perguntar a religião dos pacientes na anamnese. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTThe research objectives were stud the knowledge degree and acceptance of hemocomponents and hemoderivatives, fresh and stored, by Jehovah´s Witnesses, and also propose bioethical tools for any ethical and moral conflicts identified in their relationship with physicians and dentists. The method was the use of questionary research with 150 Jehovah's Witnesses who attend Kingdom Salons from Distrito Federal, Brazil. The questionnaires looked for questions like the socio-cultural aspects related to the use (or do not use) of hemocomponents and hemoderivatives by the researched, and also the health care professionals attitude face to the patient´s religion. As results: 74% believe that the use of blood causes more harm than benefits to health - this refusal foundation is specially biblical; 96% don't support hemocomponents, but 76% support hemoderivatives in specific situations, showing that particular understandings do exist; 80% feel morally offended with stored blood use and only 46% with fresh blood, confirming the religious interpretation that fresh products are in general more accepted; according to 83% of the researched, dentists do not ask about patients religion, against 72% of the physicians, setting up not enough concern about this aspect. Concerning all this, Jehovah´s Witnesses are seen by their moral stranger (in case, physicians and dentists) as the religious group that simply “do not use blood”. Although, several blood treatments are nowadays permitted. Although it doesn´t private then, under their free minded opinion, to refuse blood treatments. Their particular understandings frequently enlarges the blood prohibition list and, consequently, the number of moral conflicts, if we also take that physicians and dentists aren´t used to ask about patient´s religion in the clinical research.Faculdade de Ciências da Saúde (FS)Programa de Pós-Graduação em Bioéticahttp://repositorio.unb.br/handle/10482/12655Testemunhas de Jeová frente ao uso de hemocomponentes e hemoderivadosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisTestemunhas de JeováBioéticaReligião e ciênciaSangue - transfusãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2010_LeticiaErigOsorioAzambuja.pdf2010_LeticiaErigOsorioAzambuja.pdfapplication/pdf1210286http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/6161/1/2010_LeticiaErigOsorioAzambuja.pdfbcbce438f47034c109822825d8507929MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1857http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/6161/2/license.txta5b74d935b4d5f249eed2c5faabb9638MD52open access10482/61612024-01-26 13:13:59.631open accessoai:repositorio2.unb.br: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 Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2024-01-26T16:13:59Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv Testemunhas de Jeová frente ao uso de hemocomponentes e hemoderivados
title Testemunhas de Jeová frente ao uso de hemocomponentes e hemoderivados
spellingShingle Testemunhas de Jeová frente ao uso de hemocomponentes e hemoderivados
Azambuja, Letícia Erig Osório de
Testemunhas de Jeová
Bioética
Religião e ciência
Sangue - transfusão
title_short Testemunhas de Jeová frente ao uso de hemocomponentes e hemoderivados
title_full Testemunhas de Jeová frente ao uso de hemocomponentes e hemoderivados
title_fullStr Testemunhas de Jeová frente ao uso de hemocomponentes e hemoderivados
title_full_unstemmed Testemunhas de Jeová frente ao uso de hemocomponentes e hemoderivados
title_sort Testemunhas de Jeová frente ao uso de hemocomponentes e hemoderivados
author Azambuja, Letícia Erig Osório de
author_facet Azambuja, Letícia Erig Osório de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Azambuja, Letícia Erig Osório de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Garrafa, Volnei
contributor_str_mv Garrafa, Volnei
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Testemunhas de Jeová
Bioética
Religião e ciência
Sangue - transfusão
topic Testemunhas de Jeová
Bioética
Religião e ciência
Sangue - transfusão
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, 2010.
publishDate 2010
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2010-06-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-12-14T21:43:33Z
dc.date.available.fl_str_mv 2010-12-14T21:43:33Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-12-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv AZAMBUJA, Letícia Erig Osório de. Testemunhas de Jeová frente ao uso de hemocomponentes e hemoderivados. 2010. 90 f. Dissertação (Mestrado em Bioética)—Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unb.br/handle/10482/6161
identifier_str_mv AZAMBUJA, Letícia Erig Osório de. Testemunhas de Jeová frente ao uso de hemocomponentes e hemoderivados. 2010. 90 f. Dissertação (Mestrado em Bioética)—Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/6161
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.isbasedon.none.fl_str_mv http://repositorio.unb.br/handle/10482/12655
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/6161/1/2010_LeticiaErigOsorioAzambuja.pdf
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/6161/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv bcbce438f47034c109822825d8507929
a5b74d935b4d5f249eed2c5faabb9638
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797405985559543808