Um século de estradas de ferro : arquiteturas das ferrovias no Brasil entre 1852 e 1957

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Finger, Anna Eliza
Orientador(a): Schlee, Andrey Rosenthal
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Link de acesso: http://repositorio.unb.br/handle/10482/15345
Resumo: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação, 2013.
id UNB_ebce03072cb971e93895ee7e122cdb02
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/15345
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Finger, Anna ElizaSchlee, Andrey Rosenthal2014-03-19T16:06:16Z2014-03-19T16:06:16Z2014-03-192013-11FINGER, Anna Eliza. Um século de estradas de ferro: arquiteturas das ferrovias no Brasil entre 1852 e 1957. 2013. 465 f., il. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.http://repositorio.unb.br/handle/10482/15345Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação, 2013.Este trabalho analisa o Patrimônio Ferroviário brasileiro produzido entre 1852 (início da construção da primeira linha) e 1957 (formação da Rede Ferroviária Federal – RFFSA), com enfoque na arquitetura de seus edifícios, dentro de uma perspectiva global de compreensão do acervo, considerando suas origens estrangeiras, o contexto histórico, econômico e social em que foi produzido no Brasil, e investigando suas características particulares, visando à produção de uma base teórica e metodológica para sua análise e entendimento. Para sua compreensão, foram pesquisadas as origens estrangeiras da tecnologia, relacionada ao contexto europeu pós-Revolução Industrial, estudando a formação dos programas de necessidades, partidos e tipologias, principais materiais e técnicas empregados, e a definição do caráter e linguagem desses edifícios. De forma a compreender o que levou o Brasil a importar a tecnologia ferroviária, bem como os efeitos de sua implantação, foi analisado o panorama político e econômico do país durante o século XIX, suas relações com os países exportadores da tecnologia, seu papel no panorama sul americano, bem como seu perfil econômico e social, que influenciaram a implantação das linhas. Foram abordadas as leis existentes e criadas que viabilizaram as primeiras experiências, e os planos viários traçados para o país visando melhorar suas condições de articulação territorial, buscando compreender o papel desempenhado pelas ferrovias em cada momento em relação às estratégias políticas e econômicas estabelecidas para o país, e propondo uma periodização com base em fatos marcantes que tenham alterado os rumos da implantação da malha férrea no país. Baseado em pesquisas bibliográficas e inventários produzidos pelo IPHAN, foram selecionadas linhas construídas em todo o país em diferentes períodos, utilizadas como estudos de caso, identificando aspectos como a motivação de sua implantação, origem das companhias ferroviárias e capital investido, escolha do traçado e outras características específicas, indicando “elementoschave” (pátios, edifícios, obras de arte e equipamentos complementares) para sua compreensão, além de outros que, por suas características arquitetônicas, merecessem atenção. A partir desses elementos, complementados por exemplos de edifícios de destaque construídos por outras companhias em outros locais, foram analisados os mesmos aspectos – programas de necessidades, partidos e tipologias, materiais e técnicas, caráter e linguagem –, buscando semelhanças ou diferenças entre a arquitetura ferroviária produzida no Brasil e seus referenciais estrangeiros, e procurando compreender as transformações sofridas por essa ao longo do período de análise. ______________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis thesis analyses the Brazilian Railway Heritage created between 1852 (beginning of the construction of the first railway) and 1957 (creation of the Federal Railway Network – known as RFFSA in Portuguese), focusing on the architecture of its buildings, with the global perspective of understanding the collection, minding its foreign origins, the historic, economic and social context in Brazil, and investigating its particular characteristics, with the goal of producing a theoretical and methodological basis for its analysis and understanding. For its comprehension, the foreign origins of the technology were investigated, in relation to the European post-Industrial Revolution context, studying the formation of the functionalities’ briefing, parties and typology, major materials and techniques deployed, and the definition of character and language of those buildings. In order to comprehend what led Brazil to import railway technology, as well as the consequences of its adoption, the political and economic panorama of the country in the XIX Century were investigated, its relations with the technology-exporting countries, its role in the South American context, as well as its economic and social profile, which had influence over the routes’ construction. The existing laws and those created to enable the first experiences were discussed, as well as the transportation plans designed for the country with the goal of improving conditions of territorial articulation, in order to understand the role played by railways in each moment in relation to political and economic strategies adopted by the country; it is proposed a division in periods of development, based on outstanding facts that changed the course of the rail network’s deployment. Based upon bibliographical research and inventories produced by IPHAN, a few railways built in different periods all over the country were selected, to be discussed as case studies, identifing aspects as the motivation of its construction, the origin of the rail companies and invested capital, route planning and other specific characteristics, identifying “key-elements” (patios, buildings, engineering works and complementary equipments) for its understanding, besides any other that, for their architectural characteristics, is worth mentioning. With those elements in mind, complemented by examples of outstanding buildings built by other companies in different locations, the same aspects were analyzed (being the functionalities’ briefing, parties and typologies, materials and techniques, character and language), to identify similarities or differences between the railroad architecture developed in Brazil and its foreign references, aimed and understanding the transformations occurred throughout the period of analysis.A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessUm século de estradas de ferro : arquiteturas das ferrovias no Brasil entre 1852 e 1957info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisFerrovias - Brasil - históriaArquitetura - Brasil - históriaporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2013_AnnaElizaFinger.pdf2013_AnnaElizaFinger.pdfapplication/pdf39450910http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/15345/1/2013_AnnaElizaFinger.pdf1ff790889846d12d3cae0b6efbecb263MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain768http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/15345/2/license.txt85866d2fafeb3a324e8d67e042854dccMD52open access10482/153452023-06-27 15:44:05.454open accessoai:repositorio2.unb.br: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 Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-06-27T18:44:05Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv Um século de estradas de ferro : arquiteturas das ferrovias no Brasil entre 1852 e 1957
title Um século de estradas de ferro : arquiteturas das ferrovias no Brasil entre 1852 e 1957
spellingShingle Um século de estradas de ferro : arquiteturas das ferrovias no Brasil entre 1852 e 1957
Finger, Anna Eliza
Ferrovias - Brasil - história
Arquitetura - Brasil - história
title_short Um século de estradas de ferro : arquiteturas das ferrovias no Brasil entre 1852 e 1957
title_full Um século de estradas de ferro : arquiteturas das ferrovias no Brasil entre 1852 e 1957
title_fullStr Um século de estradas de ferro : arquiteturas das ferrovias no Brasil entre 1852 e 1957
title_full_unstemmed Um século de estradas de ferro : arquiteturas das ferrovias no Brasil entre 1852 e 1957
title_sort Um século de estradas de ferro : arquiteturas das ferrovias no Brasil entre 1852 e 1957
author Finger, Anna Eliza
author_facet Finger, Anna Eliza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Finger, Anna Eliza
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Schlee, Andrey Rosenthal
contributor_str_mv Schlee, Andrey Rosenthal
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Ferrovias - Brasil - história
Arquitetura - Brasil - história
topic Ferrovias - Brasil - história
Arquitetura - Brasil - história
description Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação, 2013.
publishDate 2013
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2013-11
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-03-19T16:06:16Z
dc.date.available.fl_str_mv 2014-03-19T16:06:16Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-03-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FINGER, Anna Eliza. Um século de estradas de ferro: arquiteturas das ferrovias no Brasil entre 1852 e 1957. 2013. 465 f., il. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unb.br/handle/10482/15345
identifier_str_mv FINGER, Anna Eliza. Um século de estradas de ferro: arquiteturas das ferrovias no Brasil entre 1852 e 1957. 2013. 465 f., il. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/15345
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/15345/1/2013_AnnaElizaFinger.pdf
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/15345/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 1ff790889846d12d3cae0b6efbecb263
85866d2fafeb3a324e8d67e042854dcc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797406113059045376