Alunos de uma escola em um bairro rural : identidades e representações em jogo

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Candido, Renata Roveri
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610358
Resumo: Orientador: Marilda do Couto Cavalcanti
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spelling Alunos de uma escola em um bairro rural : identidades e representações em jogoStuddents attending a school in a rural neighbourhood : identities and representations at stakeRepresentaçõesIdentidadeEscolarizaçãoRepresentationsIdentitiesSchoolingOrientador: Marilda do Couto CavalcantiDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: O presente estudo tem como foco de investigação o contexto de uma escola multisseriada que atende a alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental e está localizada em uma cidade de pequeno porte (9911 habitantes) em um bairro rural no interior do estado de São Paulo. A fim de tentar entender as representações que os alunos e suas mães constroem em relação à escola, assim como as visões das professoras sobre a escola e os alunos na zona rural, foi adotada como metodologia a perspectiva etnográfica (ERICKSON, 1984 e 1986) que implicou a realização de trabalho de campo baseada em observação na escola e na sala de aula, em conversas informais, em visitas às casas de alunos e em entrevistas. Os referenciais teóricos contemplados neste trabalho, inserido na área da Linguística Aplicada entendida como uma área da ciência "transdisciplinar" (SIGNORINI e CAVALCANTI, 1998) ou "mestiça e ideológica" (MOITA LOPES, 2006), contribuem, na análise de dados, para a construção de respostas à seguinte pergunta direcionadora: "No universo desta escola na zona rural, que representações estão em jogo sobre seus alunos, a própria escola e o saber que ela representa, sob o ponto de vista das mães, dos alunos e das professoras?". A visão de cultura aqui apresentada, central para podermos entender todos os outros conceitos que serão discutidos, advém da leitura de teóricos da Linguística Aplicada (MAHER, 2007), da Antropologia (CUCHE, 2002) e dos Estudos Culturais, com Bhabha (2005) e Hall (1997). Na Antropologia, apoio-me ainda em Canclini (2000) para compreender hibridação, conceito também analisado no âmbito da sociolinguística por Rampton (2006). Os termos identidade e representação são vistos à luz da teorização desenvolvida por Moita Lopes (2003) na Linguística Aplicada, por Bauman (2005) na Sociologia e por Woodward (1997) dos Estudos Culturais. Os resultados da análise sugerem que, para as professoras, a escola de zona rural, pelas dificuldades que carrega (distância, "descaso público", "fatores socioculturais dos alunos" etc), não aparece como destino profissional almejado, mas como uma imposição profissional decorrente de políticas institucionais. Para elas, o baixo desempenho escolar dos alunos seria determinado, principalmente, por dois fatores: as salas multisseriadas e as condições sociais das famílias moradoras do bairro. Para as mães e para algumas das crianças a função da escola seria, basicamente, ensinar a ler e a escrever, e o processo de escolarização seria necessário para a futura saída do campo para a vida na cidade. Como resultados, apresento implicações que poderão servir a futuras pesquisas, além de contribuir para a reflexão de novas políticas educacionais e na formação de professores para atuarem contextos muito mais complexos que os que atualmente são abordados na maioria dos currículos dos cursos de Licenciatura do país.Abstract: This study aims to investigate the context of a multigraded school which receives students attending the first grades of elementary school and is located in the rural neighbourhood of a small town with 9,911 inhabitants in São Paulo State, Brazil. To examine the representations that the students and their mothers build about the school as well as the representations of the teachers about the school and the students, the methodology adopted was ethnographic (ERICKSON, 1984 and 1986) which implied the development of fieldwork based on observation of the school and the classroom, informal conversations, and also visits to students' houses and interviews. The observation was recorded in the journals kept by this researcher. The theoretical framework of this work, which is developed in a vertent of Applied Linguistics seen as a "crossdisciplinary" area of science (SIGNORINI e CAVALCANTI, 1998) or "mixed and ideological" (MOITA LOPES, 2006), contributes to the data analysis for the construction of responses to the following research question: "From the mothers', the students' and the teachers' points of view, what representations are at stake about the school, the students and the knowledge or the instruction that the school represents in the universe of this school located in a rural neighborhood?" The view of culture presented here, central to understand all the other concepts that are going to be focused, is derived from the discussion of theorists from Applied Linguistics (MAHER, 2007), Anthropology (CUCHE, 2002) and Cultural Studies (BHABHA, 2005, and HALL, 1997). In Anthropology, my basis for understanding hybridization is Canclini (2000) This concept is also analyzed in the field of Sociolinguistics by Rampton (2006). The terms identity and representation are seen in the light of the theorization developed by Moita Lopes (2003) in Applied Linguistics, by Bauman (2005) in Sociology , and by Woodward (1997) in Cultural Studies. The outcome of the analysis suggests that for the teachers, the school in the rural area, with its difficulties such as long distances, "public indifference", "the students' socialcultural factors", is not a desired professional aim but it means a professional imposition resulting from institutional policies. According to these policies, the low students' performance is determined mainly by two factors: the multigraded classrooms and the social conditions of the families who live in the rural area. For the mothers and some children the school function is to teach how to read and write, and the schooling process is needed to enable them to move out from the rural area into the city in the future. To close, I present implications that can be used for future research, and besides, can also contribute to the discussion about new education policies and about teacher education courses geared towards more complex contexts than the ones addressed nowadays in most curricula in the country.MestradoMulticulturalismo, Plurilinguismo e Educação BilingueMestre em Linguística Aplicada[s.n.]Cavalcanti, Marilda do Couto, 1948-Maher, Terezinha de Jesus MachadoRicardo, Stella Maris Bortoni de FigueiredoUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCandido, Renata Roveri2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf92 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610358CANDIDO, Renata Roveri. Alunos de uma escola em um bairro rural: identidades e representações em jogo. 2009. 92 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610358. 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