Audiovisual na sala de aula : estudo de trabalhos de produção de video como instrumento pedagogico no processo de ensino-aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Miranda, Fabianna Maria Whonrath, 1977-
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609097
Resumo: Orientador: Nuno Cesar Pereira de Abreu
id UNICAMP-30_0972c86f8789adc818e9198b8e8a0b91
oai_identifier_str oai::439997
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Audiovisual na sala de aula : estudo de trabalhos de produção de video como instrumento pedagogico no processo de ensino-aprendizagemAudiovisual education : a study of video production as a pedagogical instrument in the teaching-learning processGravações de video - Produção e direçãoEducaçãoAudiovisualVideo na escolaVideo recordings - production and directionEducationAudiovisualSchool teachingOrientador: Nuno Cesar Pereira de AbreuAcompanha CD-ROMDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: A presente pesquisa investiga metodologias de produção audiovisual na escola através da análise de cinco vídeos produzidos por alunos do Ensino Médio. A exposição detalhada dos procedimentos utilizados em cada um dos trabalhos, somada à análise e discussão bibliográficas, denota possibilidades interessantes quanto ao papel do recurso audiovisual nos processos de ensino-aprendizagem. Os resultados mostraram que a experiência prática e a constante opção por tais estratégicas de ensino do conteúdo, inseridas no programa regular das disciplinas, promoveram um avanço técnico e estético ao longo dos anos em que os vídeos foram realizados. Brésil, Brazil, a primeira experiência de produção, em 2003, contribuiu sobremaneira para que as produções subseqüentes fossem, a cada ano, aprimoradas até culminar na última das produções (ECC Repórter - um programa televisivo de 40 min de duração), um trabalho denso e longo que contou com a participação de 100% dos alunos no processo de pré-produção, produção e pós-produção. Dentre as várias questões analisadas ao longo do trabalho, destacam-se as seguintes: a diferenças e semelhanças entre os processos de produção; os pontos positivos e negativos de cada trabalho; o registro e análise dos bastidores das produções; os relatos dos processos de produção; análise dos resultados dos projetos. Com esta pesquisa, pretende-se contribuir não apenas com a discussão acerca das experiências de produção de vídeo em sala de aula; mas, também e, sobretudo, alcançar uma perspectiva mais ampla por meio da reflexão acerca das formas de viabilizar, em mais espaços e com mais alunos, o ensino de audiovisual. Neste estudo, o objetivo foi debater a questão da imagem na educação como uma questão metodológica, e, também. epistemológica e cultural, tentando articular relações entre imagem e conhecimento. Procura-se mostrar que sua presença na escola é, sim, viável e, por possuir contornos próprios, é necessário empreender um processo de investigação que extraia do relato e da análise objetiva dos vídeos, habilidades, métodos e estratégias a respeito da relação entre imagens e sons e a educaçãoAbstract: The presented research investigates methodologies of audiovisual production in schools through the analysis of five videos produced by Hight School students. The detailed exposition of the methods used in each of these videos, besides their analysis and discussion of bibliographical references, brings interesting possibilities regarding the role of audiovisual resources in the teach-learn process. The results show, also, that the practical experience and the constant option for these teaching strategies, inserted in the regular content program of the matters, inducted a technical and esthetical development through the years the methodology was used. Brésil, Brazil, the first production experience in 2003, contributed in a very important way to improve the sequent productions, year by year, until reaching the last production (ECCReporter - a TV show 40min long), a long and intense work that counted with 100% of the students in the pre-production, production and post production. Among innumerous questions analyzed throughout this research, the following could be highlighted: the positive and negative aspects of each work; the registration and analysis of the productions' backstage; the audiovisual language and the written language; the production processes reports; the analysis of the projects' results. Through this research, it's intended not only the contribution around the video production experiences in classrooms; but also, and beyond all, to achieve a broader perspective through the reflection on the suggested methodologies as a way to make viable, in more spaces and with more students, the audiovisual teaching process. In this study, the objective was to raise the image issue in education not only as a methodological matter, but also as a knowledge and cultural matter, trying to articulate the relations between image and knowledge. It's intended to show that its presence in school is viable and for its specific contours, it's necessary to create an investigation process that extracts from a report and from an objective analysis of the videos, skills, methods and categories concerning the image and sounds languages' relationship with educationMestradoMestre em Multimeios[s.n.]Abreu, Nuno César Pereira de, 1948-2016Passos, Antônio Fernando da ConceiçãoAlmeida, Milton José deUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MultimeiosUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMiranda, Fabianna Maria Whonrath, 1977-2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf155 p. : il. + 1 CD-ROM.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609097MIRANDA, Fabianna Maria Whonrath. Audiovisual na sala de aula: estudo de trabalhos de produção de video como instrumento pedagogico no processo de ensino-aprendizagem. 2008. 155 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609097. Acesso em: 25 abr. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/439997porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:28:50Zoai::439997Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:28:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Audiovisual na sala de aula : estudo de trabalhos de produção de video como instrumento pedagogico no processo de ensino-aprendizagem
Audiovisual education : a study of video production as a pedagogical instrument in the teaching-learning process
title Audiovisual na sala de aula : estudo de trabalhos de produção de video como instrumento pedagogico no processo de ensino-aprendizagem
spellingShingle Audiovisual na sala de aula : estudo de trabalhos de produção de video como instrumento pedagogico no processo de ensino-aprendizagem
Miranda, Fabianna Maria Whonrath, 1977-
Gravações de video - Produção e direção
Educação
Audiovisual
Video na escola
Video recordings - production and direction
Education
Audiovisual
School teaching
title_short Audiovisual na sala de aula : estudo de trabalhos de produção de video como instrumento pedagogico no processo de ensino-aprendizagem
title_full Audiovisual na sala de aula : estudo de trabalhos de produção de video como instrumento pedagogico no processo de ensino-aprendizagem
title_fullStr Audiovisual na sala de aula : estudo de trabalhos de produção de video como instrumento pedagogico no processo de ensino-aprendizagem
title_full_unstemmed Audiovisual na sala de aula : estudo de trabalhos de produção de video como instrumento pedagogico no processo de ensino-aprendizagem
title_sort Audiovisual na sala de aula : estudo de trabalhos de produção de video como instrumento pedagogico no processo de ensino-aprendizagem
author Miranda, Fabianna Maria Whonrath, 1977-
author_facet Miranda, Fabianna Maria Whonrath, 1977-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Abreu, Nuno César Pereira de, 1948-2016
Passos, Antônio Fernando da Conceição
Almeida, Milton José de
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Artes
Programa de Pós-Graduação em Multimeios
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Fabianna Maria Whonrath, 1977-
dc.subject.por.fl_str_mv Gravações de video - Produção e direção
Educação
Audiovisual
Video na escola
Video recordings - production and direction
Education
Audiovisual
School teaching
topic Gravações de video - Produção e direção
Educação
Audiovisual
Video na escola
Video recordings - production and direction
Education
Audiovisual
School teaching
description Orientador: Nuno Cesar Pereira de Abreu
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609097
MIRANDA, Fabianna Maria Whonrath. Audiovisual na sala de aula: estudo de trabalhos de produção de video como instrumento pedagogico no processo de ensino-aprendizagem. 2008. 155 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609097. Acesso em: 25 abr. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609097
identifier_str_mv MIRANDA, Fabianna Maria Whonrath. Audiovisual na sala de aula: estudo de trabalhos de produção de video como instrumento pedagogico no processo de ensino-aprendizagem. 2008. 155 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609097. Acesso em: 25 abr. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/439997
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
155 p. : il. + 1 CD-ROM.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1797405416741666816