Apatia em sala de aula : um estudo de caso a partir da teoria winnicottiana

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Luz, Tagiane Maria da Rocha
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609918
Resumo: Orientador: Ana Archangelo
id UNICAMP-30_0b7f7d16cefb11a5039bcd9edeaa3078
oai_identifier_str oai::449468
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Apatia em sala de aula : um estudo de caso a partir da teoria winnicottianaApathy in the classroom : a study of a case based on the winnicottian theoryWinnicott, D. W. (Donald Woods), 1896-1971PsicanáliseEducaçãoIsolamento socialEstudantesApatiaWinnicott, D. W. (Donald Woods)PsychoanalysisEducationSocial exclusionStudentsApathyOrientador: Ana ArchangeloDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este trabalho diz respeito à compreensão de uma criança nomeada de apática, em sala de aula. Foi realizado em uma escola pública, localizada em um bairro considerado de alta exclusão social, em um município do interior do Estado de São Paulo. O fenômeno denominado de apatia, segundo professoras da referida escola, frequentemente traz consigo a dificuldade das crianças usufruírem, de forma enriquecedora, do ambiente escolar. O estudo sobre a apatia é baseado nos relatos de algumas professoras sobre atitudes de alunos que as preocupavam, como o fato de 'ficar apagado', 'esquecer rápido', 'ficar disperso', 'não dar continuidade à realização de atividades'. A investigação foi realizada à luz de teorias sobre o desenvolvimento emocional e guiada pela hipótese de que essa condição pode ter uma de suas raízes em dificuldades que extrapolam o desenvolvimento cognitivo, abrangendo o aspecto emocional. Para tanto, a pesquisa fundamentou-se em teorias da psicanálise, em especial, a winnicottiana. A apatia é analisada a partir de observações e intervenções junto à criança. Envolveu a participação em reuniões com professores da escola; observação em sala de aula; entrevista com mãe e encontros individuais para o brincar. A partir da interpretação do material da pesquisa empírica é apresentada a compreensão sobre dinâmicas emocionais que se fazem presentes na apatia, as quais envolvem a fragilidade na condição de integração do ego. A integração diz respeito ao estabelecimento do sentimento pessoal de unidade, traz consigo a idéia de fronteiras entre o eu e o não-eu e também a capacidade de criar e conhecer a externalidade. A integração fornece as bases para que os indivíduos sigam rumo à independência em relação ao ambiente. São apresentadas algumas necessidades emocionais da criança em sala de aula e idéias sobre a possibilidade de propiciar o cuidado descrito por Winnicott como holding ou aspecto facilitador do ambiente aos processos de maturação emocional.Abstract: This work about the comprehension of a child which was apathetic in the classroom was done in a city in the state of São Paulo, at a public school in a neighborhood that is considered to be socially, extremely excluded. The so-called phenomenon "apathy", according to the teachers of the aforementioned school, frequently brings with it the difficulty of children to benefit from the school environment in a profitable manner. The study about apathy is based on reports of some teachers in relation to the attitudes of their students whom they were worried about as to: being disconnected with what was going on; scatter brained; forget quickly; not following up on class work and activities with homework or participation of any kind. The apathy is analyzed from observation and interaction with the child. The investigation is made with theories about emotional development, guided by the hypothesis that this condition can be one of the roots of the difficulties that extrapolates the cognitive development, embracing the emotional aspect. Therefore, the research is founded on psychoanalysis theories, in particular, the Winnicottian. It involved participating in meetings with the school teachers; observation in the classroom; interviews with the mother and meeting with the child at play time. After the interpretation of the empiric research material, the understanding about emotional dynamics that are present in the "apathy", which involve the fragility of the condition of the integration of the ego is presented. The integration tells about the establishment of personal sentiment and brings with it the idea of frontiers between the I and the not I and also the ability to create and to know externality. The integrations supplies the basis for which the individuals follow on the path to independence in relation to environment. Some emotional necessities of the child in the classroom and ideas about the possibility to propitiate the care describe by Winnicott as holding or a facilitating aspect of the environment to the processes of emotional maturity are presented.MestradoPsicologia EducacionalMestre em Educação[s.n.]Archangelo, Ana, 1965-Celeri, Eloisa Helena Rubello VallerPrado, Guilherme do Val ToledoPereira, Mario Eduardo CostaSoligo, Ângela FátimaUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASLuz, Tagiane Maria da Rocha2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf158 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609918LUZ, Tagiane Maria da Rocha. Apatia em sala de aula: um estudo de caso a partir da teoria winnicottiana. 2009. 158 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609918. Acesso em: 8 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/449468porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:36:01Zoai::449468Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:36:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Apatia em sala de aula : um estudo de caso a partir da teoria winnicottiana
Apathy in the classroom : a study of a case based on the winnicottian theory
title Apatia em sala de aula : um estudo de caso a partir da teoria winnicottiana
spellingShingle Apatia em sala de aula : um estudo de caso a partir da teoria winnicottiana
Luz, Tagiane Maria da Rocha
Winnicott, D. W. (Donald Woods), 1896-1971
Psicanálise
Educação
Isolamento social
Estudantes
Apatia
Winnicott, D. W. (Donald Woods)
Psychoanalysis
Education
Social exclusion
Students
Apathy
title_short Apatia em sala de aula : um estudo de caso a partir da teoria winnicottiana
title_full Apatia em sala de aula : um estudo de caso a partir da teoria winnicottiana
title_fullStr Apatia em sala de aula : um estudo de caso a partir da teoria winnicottiana
title_full_unstemmed Apatia em sala de aula : um estudo de caso a partir da teoria winnicottiana
title_sort Apatia em sala de aula : um estudo de caso a partir da teoria winnicottiana
author Luz, Tagiane Maria da Rocha
author_facet Luz, Tagiane Maria da Rocha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Archangelo, Ana, 1965-
Celeri, Eloisa Helena Rubello Valler
Prado, Guilherme do Val Toledo
Pereira, Mario Eduardo Costa
Soligo, Ângela Fátima
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Luz, Tagiane Maria da Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv Winnicott, D. W. (Donald Woods), 1896-1971
Psicanálise
Educação
Isolamento social
Estudantes
Apatia
Winnicott, D. W. (Donald Woods)
Psychoanalysis
Education
Social exclusion
Students
Apathy
topic Winnicott, D. W. (Donald Woods), 1896-1971
Psicanálise
Educação
Isolamento social
Estudantes
Apatia
Winnicott, D. W. (Donald Woods)
Psychoanalysis
Education
Social exclusion
Students
Apathy
description Orientador: Ana Archangelo
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609918
LUZ, Tagiane Maria da Rocha. Apatia em sala de aula: um estudo de caso a partir da teoria winnicottiana. 2009. 158 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609918. Acesso em: 8 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609918
identifier_str_mv LUZ, Tagiane Maria da Rocha. Apatia em sala de aula: um estudo de caso a partir da teoria winnicottiana. 2009. 158 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609918. Acesso em: 8 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/449468
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
158 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1798512091832778752