Aprendizagem estratégica e autorregulada e crenças de autoeficácia para aprendizagem de alunos ingressantes de cursos de licenciatura durante a pandemia de COVID-19

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Franciscão, Daniel Santos, 1997-
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/10707
Resumo: Orientador: Evely Boruchovitch
id UNICAMP-30_113a53b2341294540ad0e48b65a93b04
oai_identifier_str oai::1341523
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Aprendizagem estratégica e autorregulada e crenças de autoeficácia para aprendizagem de alunos ingressantes de cursos de licenciatura durante a pandemia de COVID-19Strategic and self-regulated learning and self-efficacy for learning beliefs of the first-years students of pre-service teacher courses during the COVID-19 pandemicAutorregulação - AprendizagemEstratégias de aprendizagemAutoeficáciaFormação de professoresSelf-regulated learningLearning StrategiesSelf-efficacyTeacher EducationOrientador: Evely BoruchovitchDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A aprendizagem estratégica e autorregulada é compreendida como o planejamento, monitoramento e controle da própria aprendizagem. Nesse contexto, as estratégias de aprendizagem e as crenças de autoeficácia são variáveis-chave. Estratégias de aprendizagem são ferramentas utilizadas para se apropriar, armazenar e recuperar informações. Já as crenças de autoeficácia são autojulgamentos sobre a capacidade de organizar ações, diante de uma dada situação. Extensas são as evidências do papel dos professores na promoção dessas habilidades e da necessidade de que, desde a formação inicial nos cursos de licenciatura, eles sejam estratégicos, autorregulados e instruídos na temática. Tendo em vista a importância da aprendizagem estratégica e autorregulada na formação inicial de professores, o presente trabalho teve como objetivos: a) caracterizar a aprendizagem estratégica e as crenças de autoeficácia para aprendizagem de estudantes de licenciatura, b) examinar como essas duas variáveis diferem em relação à autopercepção de desempenho e a intenção de prosseguir no curso, analisar as correlações entre a aprendizagem estratégica e as crenças de autoeficácia para aprendizagem, identificar o poder preditivo das crenças de autoeficácia para aprendizagem nos componentes da aprendizagem estratégica dos estudantes e descrever os diferentes perfis de aprendizagem estratégica e autorregulada dos participantes. A amostra foi composta por 343 universitários matriculados em cursos de licenciatura de uma universidade do interior de São Paulo que, devido à pandemia de COVID-19, estavam em regime de ensino remoto emergencial. Os dados foram obtidos mediante a aplicação, on-line, de versões adaptadas de dois instrumentos: o Inventário de Estratégias de Estudo e Aprendizagem (LASSI — 3ed) e o Formulário de Autoeficácia para Aprendizagem. A análise dos dados foi realizada por meio de estatística descritiva e inferencial e adotou o nível de significância de 5%. Os resultados mostraram que os estudantes empregam, de forma moderada, as estratégias de estudo e aprendizagem, além de apresentarem crenças não muito robustas acerca da sua capacidade para realizar tarefas de aprendizagem. Emergiram diferenças estatisticamente significativas no uso das estratégias de aprendizagem, conforme a intenção de permanecer no curso e a autopercepção de desempenho, perante a exigência dos cursos. Foram encontradas correlações significativas, positivas e moderadas entre as crenças de autoeficácia para aprendizagem relatadas e o uso das estratégias de estudo e aprendizagem. Observou-se também que as crenças de autoeficácia se apresentaram como preditoras positivas da aprendizagem estratégica e autorregulada dos estudantes. Por fim, foi possível identificar que a aprendizagem estratégica e autorregulada não foi homogênea entre os participantes. Os futuros professores se distribuíram em três perfis significativamente distintos, segundo os diferentes componentes da aprendizagem estratégica e autorregulada e as crenças de autoeficácia. Espera-se que o presente trabalho inspire futuros trabalhos de caracterização e intervenção na área da aprendizagem estratégica e autorregulada de futuros professores, uma vez que tais habilidades os beneficiarão, enquanto estudantes e professores, mas também favorecerão seus futuros alunosAbstract: Strategic and self-regulated learning is understood as planning, monitoring, and controlling one's own learning. In this context, learning strategies and self-efficacy beliefs are key variables. Learning strategies are tools used to appropriate, store, and retrieve information. Self-efficacy beliefs are self-judgments about the ability to organize actions in the face of the situation. There is strong evidence related to the teachers’ role in the promotion of these skills and how they need to be strategic, self-regulated, and instructed in this topic since the beginning of their teacher education programs. Given the importance of strategic and self-regulated learning in initial teacher education, the present research project aims to: a) characterize the strategic learning and self-efficacy for learning of undergraduate students, b) examine how these two variables differ concerning academic variables, analyze the correlation between strategic learning and self-efficacy for learning, identify the predictive power between them, and describe the different profiles of students' self-regulated and strategic learning. The sample consisted of 343 university students enrolled in teacher education courses at a university in the interior of São Paulo who, who, due to the COVID-19 pandemic, were in an emergency remote teaching. Data were obtained through the online application of adapted versions of two instruments: the Study and Learning Strategies Inventory (LASSI – 3ed) and the Self-Efficacy for Learning Form. Data analysis was carried out using descriptive and inferential statistics and adopted a significance level of 5%. The results showed that students employ, in a moderated way, study and learning strategies and have not so robust beliefs about their ability to perform learning tasks. Statistically significant differences emerged in the use of learning strategies according to the intention to remain in the course and the self-perception of performance in the face of the demands of the courses. Significant, positive, and moderate correlations were found between reported self-efficacy beliefs for learning and the use of study and learning strategies. It was also observed that self-efficacy beliefs were positive predictors of the strategic and self-regulated learning. Finally, it was possible to identify that strategic and self-regulated learning was not homogeneous among students. Future teachers were distributed into three significantly distinct profiles according to the different components of strategic and self-regulated learning and self-efficacy beliefs. It is hoped that the present work will inspire future research of characterization and intervention in the strategic and self-regulated learning of future teachers, since such skills can benefit them as student teachers, but will also help their future studentsMestradoEducaçãoMestre em EducaçãoCAPES88887.658784/2021-00 ; 88887.817218/2023-00[s.n.]Boruchovitch, Evely, 1961-Bzuneck, José AloyseoUtsumi, Miriam CardosoUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASFranciscão, Daniel Santos, 1997-20232023-05-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (165 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/10707FRANCISCÃO, Daniel Santos. Aprendizagem estratégica e autorregulada e crenças de autoeficácia para aprendizagem de alunos ingressantes de cursos de licenciatura durante a pandemia de COVID-19. 2023. 1 recurso online (165 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/10707. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1341523Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-29T14:37:51Zoai::1341523Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2023-06-29T14:37:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem estratégica e autorregulada e crenças de autoeficácia para aprendizagem de alunos ingressantes de cursos de licenciatura durante a pandemia de COVID-19
Strategic and self-regulated learning and self-efficacy for learning beliefs of the first-years students of pre-service teacher courses during the COVID-19 pandemic
title Aprendizagem estratégica e autorregulada e crenças de autoeficácia para aprendizagem de alunos ingressantes de cursos de licenciatura durante a pandemia de COVID-19
spellingShingle Aprendizagem estratégica e autorregulada e crenças de autoeficácia para aprendizagem de alunos ingressantes de cursos de licenciatura durante a pandemia de COVID-19
Franciscão, Daniel Santos, 1997-
Autorregulação - Aprendizagem
Estratégias de aprendizagem
Autoeficácia
Formação de professores
Self-regulated learning
Learning Strategies
Self-efficacy
Teacher Education
title_short Aprendizagem estratégica e autorregulada e crenças de autoeficácia para aprendizagem de alunos ingressantes de cursos de licenciatura durante a pandemia de COVID-19
title_full Aprendizagem estratégica e autorregulada e crenças de autoeficácia para aprendizagem de alunos ingressantes de cursos de licenciatura durante a pandemia de COVID-19
title_fullStr Aprendizagem estratégica e autorregulada e crenças de autoeficácia para aprendizagem de alunos ingressantes de cursos de licenciatura durante a pandemia de COVID-19
title_full_unstemmed Aprendizagem estratégica e autorregulada e crenças de autoeficácia para aprendizagem de alunos ingressantes de cursos de licenciatura durante a pandemia de COVID-19
title_sort Aprendizagem estratégica e autorregulada e crenças de autoeficácia para aprendizagem de alunos ingressantes de cursos de licenciatura durante a pandemia de COVID-19
author Franciscão, Daniel Santos, 1997-
author_facet Franciscão, Daniel Santos, 1997-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Boruchovitch, Evely, 1961-
Bzuneck, José Aloyseo
Utsumi, Miriam Cardoso
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Franciscão, Daniel Santos, 1997-
dc.subject.por.fl_str_mv Autorregulação - Aprendizagem
Estratégias de aprendizagem
Autoeficácia
Formação de professores
Self-regulated learning
Learning Strategies
Self-efficacy
Teacher Education
topic Autorregulação - Aprendizagem
Estratégias de aprendizagem
Autoeficácia
Formação de professores
Self-regulated learning
Learning Strategies
Self-efficacy
Teacher Education
description Orientador: Evely Boruchovitch
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2023-05-24T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/10707
FRANCISCÃO, Daniel Santos. Aprendizagem estratégica e autorregulada e crenças de autoeficácia para aprendizagem de alunos ingressantes de cursos de licenciatura durante a pandemia de COVID-19. 2023. 1 recurso online (165 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/10707. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/10707
identifier_str_mv FRANCISCÃO, Daniel Santos. Aprendizagem estratégica e autorregulada e crenças de autoeficácia para aprendizagem de alunos ingressantes de cursos de licenciatura durante a pandemia de COVID-19. 2023. 1 recurso online (165 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/10707. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1341523
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (165 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799140016277946368