O ensino de quimica para formar o cidadão : principais caracteristicas e condições para a sua implantação na escola secundaria brasileira
Ano de defesa: | 1992 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
[s.n.]
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1578501 |
Resumo: | Orientador: Roseli Pacheco Schnetzler |
id |
UNICAMP-30_1687f52b23732b860e066abcaba1ae41 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::50588 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino de quimica para formar o cidadão : principais caracteristicas e condições para a sua implantação na escola secundaria brasileiraQuimica - Ensino secundárioEnsino secundario - BrasilOrientador: Roseli Pacheco SchnetzlerDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O objetivo central deste trabalho é caracterizar o ensino de química para formar o cidadão e estabelecer as condições necessárias para a sua implantação na escola secundária brasileira, através da análise de proposições de educadores químicos brasileiros e da revisão de literatura sobre o ensino de CTS, Ciência, Tecnologia e Sociedade. A investigação das proposições dos educadores químicos brasileiros foi desenvolvida a partir de entrevistas semi-estruturadas, de aplicação de questionários e da análise de conteúdo de seus significados. A revisão de literatura foi feita através da consulta direta a oito periódicos internacionais. O ensino em questão foi caracterizado pela contextualização social do seu objetivo de desenvolvimento de atitudes próprias do cidadão, como a capacidade de tomada de decisão. Como principais condições para a sua implantação foram estabelecidas a necessidade da elaboração de materiais de ensino e da preparação de professores. Nas considerações finais, delineam-se os princípios gerais do citado ensino; discute-se a pertinência de adaptações de projetos estrangeiros de CTS para o contexto nacional; compara-se aquele . ensino com as propostas socializantes dos pedagogos brasileiros; e demonstra-se ser o mesmo um novo paradigma educacional em construçãoMestradoMetodologia do EnsinoMestre em Educação[s.n.]Schnetzler, Roseli Pacheco, 1946-Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSantos, Wildson Luiz Pereira dos19921992-10-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf[243]f. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1578501SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos. O ensino de quimica para formar o cidadão: principais caracteristicas e condições para a sua implantação na escola secundaria brasileira. 1992. [243]f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1578501. Acesso em: 14 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/50588porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-17T23:54:23Zoai::50588Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-17T23:54:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino de quimica para formar o cidadão : principais caracteristicas e condições para a sua implantação na escola secundaria brasileira |
title |
O ensino de quimica para formar o cidadão : principais caracteristicas e condições para a sua implantação na escola secundaria brasileira |
spellingShingle |
O ensino de quimica para formar o cidadão : principais caracteristicas e condições para a sua implantação na escola secundaria brasileira Santos, Wildson Luiz Pereira dos Quimica - Ensino secundário Ensino secundario - Brasil |
title_short |
O ensino de quimica para formar o cidadão : principais caracteristicas e condições para a sua implantação na escola secundaria brasileira |
title_full |
O ensino de quimica para formar o cidadão : principais caracteristicas e condições para a sua implantação na escola secundaria brasileira |
title_fullStr |
O ensino de quimica para formar o cidadão : principais caracteristicas e condições para a sua implantação na escola secundaria brasileira |
title_full_unstemmed |
O ensino de quimica para formar o cidadão : principais caracteristicas e condições para a sua implantação na escola secundaria brasileira |
title_sort |
O ensino de quimica para formar o cidadão : principais caracteristicas e condições para a sua implantação na escola secundaria brasileira |
author |
Santos, Wildson Luiz Pereira dos |
author_facet |
Santos, Wildson Luiz Pereira dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Schnetzler, Roseli Pacheco, 1946- Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Wildson Luiz Pereira dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Quimica - Ensino secundário Ensino secundario - Brasil |
topic |
Quimica - Ensino secundário Ensino secundario - Brasil |
description |
Orientador: Roseli Pacheco Schnetzler |
publishDate |
1992 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1992 1992-10-19T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1578501 SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos. O ensino de quimica para formar o cidadão: principais caracteristicas e condições para a sua implantação na escola secundaria brasileira. 1992. [243]f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1578501. Acesso em: 14 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1578501 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos. O ensino de quimica para formar o cidadão: principais caracteristicas e condições para a sua implantação na escola secundaria brasileira. 1992. [243]f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1578501. Acesso em: 14 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/50588 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf [243]f. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1799139722450173952 |