O ensino de quimica para formar o cidadão : principais caracteristicas e condições para a sua implantação na escola secundaria brasileira

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 1992
Autor(a) principal: Santos, Wildson Luiz Pereira dos
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1578501
Resumo: Orientador: Roseli Pacheco Schnetzler
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spelling O ensino de quimica para formar o cidadão : principais caracteristicas e condições para a sua implantação na escola secundaria brasileiraQuimica - Ensino secundárioEnsino secundario - BrasilOrientador: Roseli Pacheco SchnetzlerDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O objetivo central deste trabalho é caracterizar o ensino de química para formar o cidadão e estabelecer as condições necessárias para a sua implantação na escola secundária brasileira, através da análise de proposições de educadores químicos brasileiros e da revisão de literatura sobre o ensino de CTS, Ciência, Tecnologia e Sociedade. A investigação das proposições dos educadores químicos brasileiros foi desenvolvida a partir de entrevistas semi-estruturadas, de aplicação de questionários e da análise de conteúdo de seus significados. A revisão de literatura foi feita através da consulta direta a oito periódicos internacionais. O ensino em questão foi caracterizado pela contextualização social do seu objetivo de desenvolvimento de atitudes próprias do cidadão, como a capacidade de tomada de decisão. Como principais condições para a sua implantação foram estabelecidas a necessidade da elaboração de materiais de ensino e da preparação de professores. Nas considerações finais, delineam-se os princípios gerais do citado ensino; discute-se a pertinência de adaptações de projetos estrangeiros de CTS para o contexto nacional; compara-se aquele . ensino com as propostas socializantes dos pedagogos brasileiros; e demonstra-se ser o mesmo um novo paradigma educacional em construçãoMestradoMetodologia do EnsinoMestre em Educação[s.n.]Schnetzler, Roseli Pacheco, 1946-Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSantos, Wildson Luiz Pereira dos19921992-10-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf[243]f. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1578501SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos. O ensino de quimica para formar o cidadão: principais caracteristicas e condições para a sua implantação na escola secundaria brasileira. 1992. [243]f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1578501. Acesso em: 14 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/50588porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-17T23:54:23Zoai::50588Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-17T23:54:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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