A EaD nas políticas de formação continuada de professores

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Vieira, Marcelo Pustilnik de Almeida
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616132
Resumo: Orientador: Vicente Rodriguez
id UNICAMP-30_191baf3abc67b2cd98727c3df76a04db
oai_identifier_str oai::811946
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A EaD nas políticas de formação continuada de professoresThe distance learning (DLI) in the policies of teachers' continuing educationEnsino a distânciaProfessores - Educação (Educação permanente)Políticas públicasEducação e EstadoTecnologia educacionalDescentralizaçãoDistance learningTeachers' continuing educationPolicies publicEducational policiesEducational technologyDecentralizationOrientador: Vicente RodriguezTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade EducaçãoResumo: As políticas de formação continuada de professores tendem ao uso da educação a distância (EaD) incorporando as novas tecnologias, o que resulta no uso intensivo do computador e da internet. Esta nova forma de EaD tem provocado um significativo debate público sobre seu uso, resultando em injustificadas críticas extremamente desfavoráveis à EaD. A presente pesquisa visa oferecer subsídios para que o debate das políticas de formação continuada de professores possa se dar de forma menos danosa a EaD e mais favoráveis à qualidade da formação dos professores. O objetivo central da presente pesquisa foi entender a EaD nas políticas de formação continuadas de professores. Para isso investigou a capacidade, ou adaptabilidade, dos professores da educação básica para participarem e aproveitarem adequadamente de cursos de formação continuada baseados na EaD utilizando como suporte tecnológico os computadores e a internet. Foi utilizado como objeto de análise o curso de Gestão Educacional (GESTORES), oferecido de modo semi-presencial, para 6000 alunos, entre 2005 e 2007. O convênio foi estabelecido via órgão da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEESP), responsável pela formação continuada: a Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (CENP). Como conclusão pudemos verificar que as políticas no campo de formação continuada de professores, que se utilizam da EaD baseada no uso das novas tecnologias, necessitam serem mais adequadas ao público atendido. Da forma como têm sido conduzida acabam por precarizar a formação docente e excluir parte dos profissionais, ao invés de proporcionar sua inclusão.Abstract: Policies for teachers' continuing education tend to resort to online distance learning (DL). This has implied intensive use of computers and the Internet. Significant public debate on this new form of DL has led to unjustified, extremely unfavorable criticism. The present research provides elements allowing public policies for teachers' continuing education to be discussed in a way that is less detrimental to DL and more favorable to the quality of teachers' education. The present research tried to understand the place of DL in the policies for teachers cointinuing education. It investigated the capacity or adaptability of basic education teachers to participate and appropriately take advantage of continuing education courses based on online DL. Its analyses focused on a hybrid course of Education Management (GESTORES) taken by 6,000 pupils between 2005 and 2007. Such course was established through an agreement with the Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (CENP - Coordination of Studies and Pedagogic Norms), the department of the Secretary of Education of São Paulo State (SEESP) in charge of continuing education. As a conclusion, the policies for teachers' continuing education based on online DL need to be better suited to their target public. Otherwise, they will end up weakening teachers' education and excluding part of these professionals instead of including them.DoutoradoCiências Sociais na EducaçãoDoutor em Educação[s.n.]Rodriguez, Vicente, 1951-Amaral, Sergio Ferreira doValente, José ArmandoMoran, José ManuelAlmeida, Maria Elizabeth Bianconcini deUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASVieira, Marcelo Pustilnik de Almeida20112011-06-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf256 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616132VIEIRA, Marcelo Pustilnik de Almeida. A EaD nas políticas de formação continuada de professores. 2011. 256 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616132. Acesso em: 25 abr. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/811946porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:22:45Zoai::811946Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:22:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A EaD nas políticas de formação continuada de professores
The distance learning (DLI) in the policies of teachers' continuing education
title A EaD nas políticas de formação continuada de professores
spellingShingle A EaD nas políticas de formação continuada de professores
Vieira, Marcelo Pustilnik de Almeida
Ensino a distância
Professores - Educação (Educação permanente)
Políticas públicas
Educação e Estado
Tecnologia educacional
Descentralização
Distance learning
Teachers' continuing education
Policies public
Educational policies
Educational technology
Decentralization
title_short A EaD nas políticas de formação continuada de professores
title_full A EaD nas políticas de formação continuada de professores
title_fullStr A EaD nas políticas de formação continuada de professores
title_full_unstemmed A EaD nas políticas de formação continuada de professores
title_sort A EaD nas políticas de formação continuada de professores
author Vieira, Marcelo Pustilnik de Almeida
author_facet Vieira, Marcelo Pustilnik de Almeida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodriguez, Vicente, 1951-
Amaral, Sergio Ferreira do
Valente, José Armando
Moran, José Manuel
Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini de
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Marcelo Pustilnik de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino a distância
Professores - Educação (Educação permanente)
Políticas públicas
Educação e Estado
Tecnologia educacional
Descentralização
Distance learning
Teachers' continuing education
Policies public
Educational policies
Educational technology
Decentralization
topic Ensino a distância
Professores - Educação (Educação permanente)
Políticas públicas
Educação e Estado
Tecnologia educacional
Descentralização
Distance learning
Teachers' continuing education
Policies public
Educational policies
Educational technology
Decentralization
description Orientador: Vicente Rodriguez
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-06-07T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616132
VIEIRA, Marcelo Pustilnik de Almeida. A EaD nas políticas de formação continuada de professores. 2011. 256 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616132. Acesso em: 25 abr. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616132
identifier_str_mv VIEIRA, Marcelo Pustilnik de Almeida. A EaD nas políticas de formação continuada de professores. 2011. 256 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616132. Acesso em: 25 abr. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/811946
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
256 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1797405454525005824