Programação linear no ensino médio : um estudo dos modelos de transporte com uma proposta para deficientes visuais

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Weber, Rafael Fabiano Fagundes, 1984-
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635292
Resumo: Orientador: Roberto Andreani
id UNICAMP-30_1a4d9c92caf15adccaf2724b4d1552da
oai_identifier_str oai::1072437
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Programação linear no ensino médio : um estudo dos modelos de transporte com uma proposta para deficientes visuaisLinear programming in high school : a study of transportation models with a proposal for the visually impairedPesquisa operacionalProgramação linearModelos matemáticosOtimizaçãoDeficientes visuaisOperational researchLinear programmingMathematical modelsOptimizationVisually impairedOrientador: Roberto AndreaniDissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matemática Estatística e Computação CientíficaResumo: Este trabalho tem por objetivo apresentar propostas de ensino-aprendizagem de Programação Linear no Ensino Médio. Inicialmente, mostra-se o histórico da Pesquisa Operacional e suas técnicas, dentre elas a Programação Linear, a qual se designa um maior foco com a apresentação de suas definições e principais propriedades, além de explicitar os conceitos para a construção da solução de um modelo, tanto por um enfoque geométrico quanto algébrico. Para uma melhor compreensão, exemplifica-se o processo de solução em um problema no plano pelo Método Gráfico. Em seguida, discorre-se sobre o Método Simplex e o conceito de Dualidade, bem como todo desenvolvimento algébrico matricial na busca da otimização. Com o propósito de estimular o aprendizado de matemática por meio de um processo de tomada de decisão mais próximo à atividade cotidiana, introduz-se os modelos de transporte e seus métodos para se determinar o transporte com um custo mínimo. Por fim, propõe-se duas atividades do conteúdo no Ensino Médio: A primeira, acerca de um problema de transporte e sua solução por planilha eletrônica; e a outra, uma possível metodologia para apresentação do tema para deficientes visuais. Tudo isso contribui para o desenvolvimento de habilidades e competências dos educandos, pois conecta diversos conceitos matemáticos estudados no Ensino Médio, com uma atividade logística operacional próxima à realidade. Além disso, incentiva o estudo de matemática uma vez que ilustra a importância da disciplina, em conjunto com o uso de tecnologias, em um processo de tomada de decisãoAbstract: The objective of the present manuscript is to introduce teaching and learning proposals of Linear Programming in High School. Initially, the history of Operational Research and its technics is presented, among them the Linear Programming, in which is designated a greater focus to the presentation of its definitions and main properties, besides the explanation of concept to the construction of the model solution, both by geometric and algebraic approaches. For a better comprehension, the Graphic Method is used to exemplify the solution process with a problem in the plane. Then, the Simplex Method and the Duality concept are discussed, as well as the all the algebraic matrix development aiming for the optimization. The transportation models and their methods to determine the transportation with a minimum cost are introduced with the purpose to stimulate the math learning through a decision taking process closer to the daily activities. Finally, two activities from the High School content are proposed: The first one concerns a transportation problem and its solution through an electronic spreadsheet; the second one is about a possible methodology for the presentation of the content for visually impaired. All this contributes to the development of the students' skills and competences, because it connects different mathematical concepts which are studied in High School, with an operational logistics activity similar to reality. Besides, the study of math is encouraged, since all this show the importance of the course, together with the use of technologies, to help the decision taking process.MestradoMatemática em Rede NacionalMestreCAPES5512249, 1279214[s.n.]Andreani, Roberto, 1961-Catuogno, Pedro JoseBueno, Luís Felipe Cesar da RochaUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Matemática, Estatística e Computação CientíficaPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede NacionalUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASWeber, Rafael Fabiano Fagundes, 1984-20182018-11-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (103 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635292WEBER, Rafael Fabiano Fagundes. Programação linear no ensino médio: um estudo dos modelos de transporte com uma proposta para deficientes visuais. 2018. 1 recurso online (103 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matemática Estatística e Computação Científica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635292. Acesso em: 26 abr. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1072437Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-04-17T17:04:01Zoai::1072437Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2020-04-17T17:04:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Programação linear no ensino médio : um estudo dos modelos de transporte com uma proposta para deficientes visuais
Linear programming in high school : a study of transportation models with a proposal for the visually impaired
title Programação linear no ensino médio : um estudo dos modelos de transporte com uma proposta para deficientes visuais
spellingShingle Programação linear no ensino médio : um estudo dos modelos de transporte com uma proposta para deficientes visuais
Weber, Rafael Fabiano Fagundes, 1984-
Pesquisa operacional
Programação linear
Modelos matemáticos
Otimização
Deficientes visuais
Operational research
Linear programming
Mathematical models
Optimization
Visually impaired
title_short Programação linear no ensino médio : um estudo dos modelos de transporte com uma proposta para deficientes visuais
title_full Programação linear no ensino médio : um estudo dos modelos de transporte com uma proposta para deficientes visuais
title_fullStr Programação linear no ensino médio : um estudo dos modelos de transporte com uma proposta para deficientes visuais
title_full_unstemmed Programação linear no ensino médio : um estudo dos modelos de transporte com uma proposta para deficientes visuais
title_sort Programação linear no ensino médio : um estudo dos modelos de transporte com uma proposta para deficientes visuais
author Weber, Rafael Fabiano Fagundes, 1984-
author_facet Weber, Rafael Fabiano Fagundes, 1984-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Andreani, Roberto, 1961-
Catuogno, Pedro Jose
Bueno, Luís Felipe Cesar da Rocha
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica
Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Weber, Rafael Fabiano Fagundes, 1984-
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa operacional
Programação linear
Modelos matemáticos
Otimização
Deficientes visuais
Operational research
Linear programming
Mathematical models
Optimization
Visually impaired
topic Pesquisa operacional
Programação linear
Modelos matemáticos
Otimização
Deficientes visuais
Operational research
Linear programming
Mathematical models
Optimization
Visually impaired
description Orientador: Roberto Andreani
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-11-12T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635292
WEBER, Rafael Fabiano Fagundes. Programação linear no ensino médio: um estudo dos modelos de transporte com uma proposta para deficientes visuais. 2018. 1 recurso online (103 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matemática Estatística e Computação Científica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635292. Acesso em: 26 abr. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635292
identifier_str_mv WEBER, Rafael Fabiano Fagundes. Programação linear no ensino médio: um estudo dos modelos de transporte com uma proposta para deficientes visuais. 2018. 1 recurso online (103 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matemática Estatística e Computação Científica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635292. Acesso em: 26 abr. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1072437
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (103 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1797405503474630656