Programação linear no ensino médio : um estudo dos modelos de transporte com uma proposta para deficientes visuais
Ano de defesa: | 2018 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
[s.n.]
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635292 |
Resumo: | Orientador: Roberto Andreani |
id |
UNICAMP-30_1a4d9c92caf15adccaf2724b4d1552da |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1072437 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Programação linear no ensino médio : um estudo dos modelos de transporte com uma proposta para deficientes visuaisLinear programming in high school : a study of transportation models with a proposal for the visually impairedPesquisa operacionalProgramação linearModelos matemáticosOtimizaçãoDeficientes visuaisOperational researchLinear programmingMathematical modelsOptimizationVisually impairedOrientador: Roberto AndreaniDissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matemática Estatística e Computação CientíficaResumo: Este trabalho tem por objetivo apresentar propostas de ensino-aprendizagem de Programação Linear no Ensino Médio. Inicialmente, mostra-se o histórico da Pesquisa Operacional e suas técnicas, dentre elas a Programação Linear, a qual se designa um maior foco com a apresentação de suas definições e principais propriedades, além de explicitar os conceitos para a construção da solução de um modelo, tanto por um enfoque geométrico quanto algébrico. Para uma melhor compreensão, exemplifica-se o processo de solução em um problema no plano pelo Método Gráfico. Em seguida, discorre-se sobre o Método Simplex e o conceito de Dualidade, bem como todo desenvolvimento algébrico matricial na busca da otimização. Com o propósito de estimular o aprendizado de matemática por meio de um processo de tomada de decisão mais próximo à atividade cotidiana, introduz-se os modelos de transporte e seus métodos para se determinar o transporte com um custo mínimo. Por fim, propõe-se duas atividades do conteúdo no Ensino Médio: A primeira, acerca de um problema de transporte e sua solução por planilha eletrônica; e a outra, uma possível metodologia para apresentação do tema para deficientes visuais. Tudo isso contribui para o desenvolvimento de habilidades e competências dos educandos, pois conecta diversos conceitos matemáticos estudados no Ensino Médio, com uma atividade logística operacional próxima à realidade. Além disso, incentiva o estudo de matemática uma vez que ilustra a importância da disciplina, em conjunto com o uso de tecnologias, em um processo de tomada de decisãoAbstract: The objective of the present manuscript is to introduce teaching and learning proposals of Linear Programming in High School. Initially, the history of Operational Research and its technics is presented, among them the Linear Programming, in which is designated a greater focus to the presentation of its definitions and main properties, besides the explanation of concept to the construction of the model solution, both by geometric and algebraic approaches. For a better comprehension, the Graphic Method is used to exemplify the solution process with a problem in the plane. Then, the Simplex Method and the Duality concept are discussed, as well as the all the algebraic matrix development aiming for the optimization. The transportation models and their methods to determine the transportation with a minimum cost are introduced with the purpose to stimulate the math learning through a decision taking process closer to the daily activities. Finally, two activities from the High School content are proposed: The first one concerns a transportation problem and its solution through an electronic spreadsheet; the second one is about a possible methodology for the presentation of the content for visually impaired. All this contributes to the development of the students' skills and competences, because it connects different mathematical concepts which are studied in High School, with an operational logistics activity similar to reality. Besides, the study of math is encouraged, since all this show the importance of the course, together with the use of technologies, to help the decision taking process.MestradoMatemática em Rede NacionalMestreCAPES5512249, 1279214[s.n.]Andreani, Roberto, 1961-Catuogno, Pedro JoseBueno, Luís Felipe Cesar da RochaUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Matemática, Estatística e Computação CientíficaPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede NacionalUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASWeber, Rafael Fabiano Fagundes, 1984-20182018-11-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (103 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635292WEBER, Rafael Fabiano Fagundes. Programação linear no ensino médio: um estudo dos modelos de transporte com uma proposta para deficientes visuais. 2018. 1 recurso online (103 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matemática Estatística e Computação Científica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635292. Acesso em: 26 abr. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1072437Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-04-17T17:04:01Zoai::1072437Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2020-04-17T17:04:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Programação linear no ensino médio : um estudo dos modelos de transporte com uma proposta para deficientes visuais Linear programming in high school : a study of transportation models with a proposal for the visually impaired |
title |
Programação linear no ensino médio : um estudo dos modelos de transporte com uma proposta para deficientes visuais |
spellingShingle |
Programação linear no ensino médio : um estudo dos modelos de transporte com uma proposta para deficientes visuais Weber, Rafael Fabiano Fagundes, 1984- Pesquisa operacional Programação linear Modelos matemáticos Otimização Deficientes visuais Operational research Linear programming Mathematical models Optimization Visually impaired |
title_short |
Programação linear no ensino médio : um estudo dos modelos de transporte com uma proposta para deficientes visuais |
title_full |
Programação linear no ensino médio : um estudo dos modelos de transporte com uma proposta para deficientes visuais |
title_fullStr |
Programação linear no ensino médio : um estudo dos modelos de transporte com uma proposta para deficientes visuais |
title_full_unstemmed |
Programação linear no ensino médio : um estudo dos modelos de transporte com uma proposta para deficientes visuais |
title_sort |
Programação linear no ensino médio : um estudo dos modelos de transporte com uma proposta para deficientes visuais |
author |
Weber, Rafael Fabiano Fagundes, 1984- |
author_facet |
Weber, Rafael Fabiano Fagundes, 1984- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Andreani, Roberto, 1961- Catuogno, Pedro Jose Bueno, Luís Felipe Cesar da Rocha Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Weber, Rafael Fabiano Fagundes, 1984- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pesquisa operacional Programação linear Modelos matemáticos Otimização Deficientes visuais Operational research Linear programming Mathematical models Optimization Visually impaired |
topic |
Pesquisa operacional Programação linear Modelos matemáticos Otimização Deficientes visuais Operational research Linear programming Mathematical models Optimization Visually impaired |
description |
Orientador: Roberto Andreani |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2018-11-12T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635292 WEBER, Rafael Fabiano Fagundes. Programação linear no ensino médio: um estudo dos modelos de transporte com uma proposta para deficientes visuais. 2018. 1 recurso online (103 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matemática Estatística e Computação Científica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635292. Acesso em: 26 abr. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635292 |
identifier_str_mv |
WEBER, Rafael Fabiano Fagundes. Programação linear no ensino médio: um estudo dos modelos de transporte com uma proposta para deficientes visuais. 2018. 1 recurso online (103 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matemática Estatística e Computação Científica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635292. Acesso em: 26 abr. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1072437 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (103 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1797405503474630656 |