O processo de reflexividade promovido pela pesquisa na formação inicial de professores

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Rausch, Rita Buzzi
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607345
Resumo: Orientador: Ana Maria Falcão de Aragão Sadalla
id UNICAMP-30_1b50e2ca13806ce4009a9e665abbeb4b
oai_identifier_str oai::427457
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling O processo de reflexividade promovido pela pesquisa na formação inicial de professoresThe reflectivity process encouraged by research in the teacher's initial formationReflexividadeFormação de professoresPortfolios - Processamento de dadosIniciação a pesquisaMonografiaTeachers formationReflectivityResearch initiationEnd of term paperOrientador: Ana Maria Falcão de Aragão SadallaTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A formação inicial de professores no curso de Pedagogia da Universidade Regional de cBlumenau ¿ FURB ¿ tem a prática investigativa como abordagem metodológica do fazer docente, constituindo-se em espaço de constante aprendizagem e construção reflexiva do professor. Nesta perspectiva, incluiu, no currículo do curso, o Trabalho de Conclusão de Curso que possibilita a inserção do acadêmico à pesquisa científica. Neste contexto e a partir da indagação - como se constitui o processo de reflexividade do acadêmico/professor, em sua formação inicial, por meio da pesquisa do TCC - foi realizada esta pesquisa, cujo objetivo geral foi compreender o processo de reflexividade de acadêmicos de Pedagogia por meio da análise dos níveis de lógica reflexiva promovidos na realização do TCC. Participaram desta pesquisa sete acadêmicas cujos estudos foram orientados pela pesquisadora. Os momentos de orientação foram gravados e transcritos e a apresentação oral da pesquisa videogravada. Foi solicitado que cada acadêmica registrasse, também, em portfólios reflexivos, todo o processo vivenciado nessa atividade. Utilizamo-nos do software Qualiquantisoft para organizar os discursos orais e escritos das acadêmicas em expressões-chave e idéias centrais. Analisamos, após, os indicadores de níveis de lógica reflexiva e dos momentos de reflexão em cada etapa do desenvolvimento da pesquisa. Os níveis mais complexos de reflexividade aconteceram frente à necessidade de as alunas compreenderem a teoria e relacioná-la aos dados da pesquisa e nas situações de sucesso ou insucesso apresentadas por meio de meta-reflexões, e em sua maioria, registradas no portfólio. A orientadora exerceu um papel fundamental uma vez que a reflexividade é um processo evolutivo de aprendizagem e pode ser aprendido e o exercício da pesquisa promoveu uma ampliação nesse processo. Isto permite pensar que a pesquisa deve ser inserida e mantida nos currículos de formação inicial de professores, uma vez que ela contribui nos processos de desenvolvimento profissional e pessoal docentes, bem como na construção de conhecimento crítico acerca de suas práticas e ações atuais e prospectivasAbstract: The initial teacher formation in the Pedagogy Course at Universidade Regional de Blumenau ¿ FURB university ¿ has an investigative practice as methodological approach for the teaching activity, being that a space for teacher¿s constant learning and reflective construction. Under such perspective, the End of Term Paper has been included in the course curriculum, which allows the learner¿s insertion in scientific research practice. In such context, this study has been developed, from the enquiry on how the learner/teacher¿s reflectivity process is constituted in their initial formation, by means of the end of term paper research. The general objective of this work is the comprehension of the reflectivity process presented by the academic learners from the Pedagogy course, through the analysis of the reflective logic level during the End of Term Paper development. Seven learners have taken part in this research, whose studies have been guided by the present researcher. The moments of orientation have been recorded and transcribed and the oral presentation video recorded. Each learner has been asked to register the complete process experienced during this activity in reflective portfolios. The software Qualiquantisoft has been used to organize the learners¿ speeches and written production according to key words and main ideas. After, we made the analysis of the indication of reflective logic levels and reflection moments in each stage of the research development. The most complex levels of reflectivity appeared facing the learners¿ needs to understand the theory and to relate it to the research data in the circumstances of success or failure, presented by means of meta-reflection, most of them registered in their portfolio. The researcher had an essential role since reflectivity is an evolutionary learning process that can be learned and the research activity provided the enhancement of such process. This fact allows the thought that research must be included and maintained in the curriculum of initial teacher formation courses, since it contributes with the process of teachers¿ professional and personal development, as well as with the construction of critical knowledge about the teachers¿ practice and their present and prospective actionsDoutoradoEnsino, Avaliação e Formação de ProfessoresDoutor em Educação[s.n.]Aragão, Ana Maria Falcão de, 1959-Schlindwein, Luciane MariaPrado, Guilherme do Val ToledoUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASRausch, Rita Buzzi20082008-04-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf328p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607345RAUSCH, Rita Buzzi. O processo de reflexividade promovido pela pesquisa na formação inicial de professores. 2008. 328p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607345. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/427457porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:14:01Zoai::427457Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:14:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O processo de reflexividade promovido pela pesquisa na formação inicial de professores
The reflectivity process encouraged by research in the teacher's initial formation
title O processo de reflexividade promovido pela pesquisa na formação inicial de professores
spellingShingle O processo de reflexividade promovido pela pesquisa na formação inicial de professores
Rausch, Rita Buzzi
Reflexividade
Formação de professores
Portfolios - Processamento de dados
Iniciação a pesquisa
Monografia
Teachers formation
Reflectivity
Research initiation
End of term paper
title_short O processo de reflexividade promovido pela pesquisa na formação inicial de professores
title_full O processo de reflexividade promovido pela pesquisa na formação inicial de professores
title_fullStr O processo de reflexividade promovido pela pesquisa na formação inicial de professores
title_full_unstemmed O processo de reflexividade promovido pela pesquisa na formação inicial de professores
title_sort O processo de reflexividade promovido pela pesquisa na formação inicial de professores
author Rausch, Rita Buzzi
author_facet Rausch, Rita Buzzi
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Aragão, Ana Maria Falcão de, 1959-
Schlindwein, Luciane Maria
Prado, Guilherme do Val Toledo
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Rausch, Rita Buzzi
dc.subject.por.fl_str_mv Reflexividade
Formação de professores
Portfolios - Processamento de dados
Iniciação a pesquisa
Monografia
Teachers formation
Reflectivity
Research initiation
End of term paper
topic Reflexividade
Formação de professores
Portfolios - Processamento de dados
Iniciação a pesquisa
Monografia
Teachers formation
Reflectivity
Research initiation
End of term paper
description Orientador: Ana Maria Falcão de Aragão Sadalla
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008-04-17T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607345
RAUSCH, Rita Buzzi. O processo de reflexividade promovido pela pesquisa na formação inicial de professores. 2008. 328p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607345. Acesso em: 15 mai. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
RAUSCH, Rita Buzzi. O processo de reflexividade promovido pela pesquisa na formação inicial de professores. 2008. 328p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607345. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607345
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/427457
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
328p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799139874516762624