Centro Internacional de Estudos, Memórias e Pesquisas da Infância : uma proposta de política pública para continuidade das ações educacionais da Rede Municipal de Jundiaí

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Marques, Vastí Ferrari, 1964-
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1642073
Resumo: Orientador: Roberta Rocha Borges
id UNICAMP-30_1f2c421b4977f895f12bc045da7d3b6a
oai_identifier_str oai::1167259
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Centro Internacional de Estudos, Memórias e Pesquisas da Infância : uma proposta de política pública para continuidade das ações educacionais da Rede Municipal de JundiaíInternational Center of Studies, Memories, and Researches of Childhood : a public policy proposal for the continuation of educational actions in the Municipal Jundiaí NetworkReggio Emilia, Abordagem (Educação de crianças)InfânciaPolíticas públicasInovaçãoDemocraciaReggio Emilia, Approach (Children's Education)ChildhoodPublic policyInovattionDemocracyOrientador: Roberta Rocha BorgesDissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O presente trabalho tem como objetivo registrar o processo de constituição do Centro Internacional de Estudos, Memórias e Pesquisas da Infância (CIEMPI), no município de Jundiaí-SP, como um projeto intersetorial para dialogar sobre e pensar a complexidade da infância. O CIEMPI surge da compreensão de que a administração pública deve assumir seu compromisso com a infância. O centro, portanto, foi pensado para ser um espaço público de estudo, de pesquisa e de acolhimento, capaz de interconectar ações e pensamentos em favor da infância e da educação das crianças. Concebido em 2018, como resposta às demandas éticas das garantias dos direitos da infância, e na perspectiva da responsabilidade coletiva, o CIEMPI vem implementando ateliês — aqui entendidos como espaços educacionais em contextos investigativos. Este registro, além de ser uma reflexão sobre uma determinada prática pedagógica, também visa à transformação dessa mesma prática. Por meio da análise documental e da pesquisa de campo junto aos agentes diretamente envolvidos na gestão do CIEMPI, esta pesquisa tem como foco as relações e as aproximações com a rede municipal de ensino em sua tarefa de formação e capacitação. Como resultado, constatou-se que as vivências dentro dos ateliês, na perspectiva da pedagogia da escuta, de Loris Malaguzzi, favorecem o processo de humanização das condições de aprendizagem. Tal pedagogia é fundamentalmente uma prática democrática pois pressupõe a escuta de todos os atores do processo educacional: crianças, educadores e familiares. A documentação pedagógica, nesse contexto de design participativo, se constitui em ferramenta estratégica privilegiada por registrar os insights, as atividades e os processos que se dão a partir da escuta atenta, ativa e interessada das questões levantadas durante as atividades vivenciadas nos ateliêsAbstract: This work aims to record the process of constitution of the Centro Internacional de Estudos, Memórias e Pesquisas da Infância (CIEMPI), in the city of Jundiaí-SP, as an intersectoral project to discuss and think about the complexity of childhood. CIEMPI arises from the understanding that public administration must assume its commitment to childhood. The center, therefore, was designed to be a public space for study, research and reception, capable of interconnecting actions and thoughts in favor of childhood and children's education. Conceived in 2018, as a response to the ethical demands of the guarantees of children's rights, and from the perspective of collective responsibility, CIEMPI has been implementing workshops — understood here as educational spaces in investigative contexts. This record, in addition to being a reflection on a particular pedagogical practice, also aims at transforming that same practice. Through document analysis and field research with agents directly involved in the management of CIEMPI, this research focuses on the relationships and approaches with the municipal education network in its training and shaping task. As a result, it can be seen that the experiences within the workshops, from the perspective of Loris Malaguzzi's listening pedagogy, favor the process of humanization of learning conditions. Such pedagogy is fundamentally a democratic practice because it presupposes listening to all the actors in the educational process: children, educators and family members. Pedagogical documentation, in this context of participatory design, constitutes a privileged strategic tool for recording the insights, activities and processes that take place from attentive, active and interested listening to the issues raised during the activities experienced in the workshopsMestradoEducação EscolarMestra em Educação Escolar[s.n.]Borges, Roberta RochaFerraz, Beatriz Mangione SampaioCavaco, Nora Alejandra AlmeidaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Educação EscolarUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMarques, Vastí Ferrari, 1964-20212021-05-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (172 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1642073MARQUES, Vastí Ferrari. Centro Internacional de Estudos, Memórias e Pesquisas da Infância: uma proposta de política pública para continuidade das ações educacionais da Rede Municipal de Jundiaí. 2021. 1 recurso online (172 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1642073. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1167259Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-09-15T22:10:59Zoai::1167259Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-09-15T22:10:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Centro Internacional de Estudos, Memórias e Pesquisas da Infância : uma proposta de política pública para continuidade das ações educacionais da Rede Municipal de Jundiaí
International Center of Studies, Memories, and Researches of Childhood : a public policy proposal for the continuation of educational actions in the Municipal Jundiaí Network
title Centro Internacional de Estudos, Memórias e Pesquisas da Infância : uma proposta de política pública para continuidade das ações educacionais da Rede Municipal de Jundiaí
spellingShingle Centro Internacional de Estudos, Memórias e Pesquisas da Infância : uma proposta de política pública para continuidade das ações educacionais da Rede Municipal de Jundiaí
Marques, Vastí Ferrari, 1964-
Reggio Emilia, Abordagem (Educação de crianças)
Infância
Políticas públicas
Inovação
Democracia
Reggio Emilia, Approach (Children's Education)
Childhood
Public policy
Inovattion
Democracy
title_short Centro Internacional de Estudos, Memórias e Pesquisas da Infância : uma proposta de política pública para continuidade das ações educacionais da Rede Municipal de Jundiaí
title_full Centro Internacional de Estudos, Memórias e Pesquisas da Infância : uma proposta de política pública para continuidade das ações educacionais da Rede Municipal de Jundiaí
title_fullStr Centro Internacional de Estudos, Memórias e Pesquisas da Infância : uma proposta de política pública para continuidade das ações educacionais da Rede Municipal de Jundiaí
title_full_unstemmed Centro Internacional de Estudos, Memórias e Pesquisas da Infância : uma proposta de política pública para continuidade das ações educacionais da Rede Municipal de Jundiaí
title_sort Centro Internacional de Estudos, Memórias e Pesquisas da Infância : uma proposta de política pública para continuidade das ações educacionais da Rede Municipal de Jundiaí
author Marques, Vastí Ferrari, 1964-
author_facet Marques, Vastí Ferrari, 1964-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Borges, Roberta Rocha
Ferraz, Beatriz Mangione Sampaio
Cavaco, Nora Alejandra Almeida
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Vastí Ferrari, 1964-
dc.subject.por.fl_str_mv Reggio Emilia, Abordagem (Educação de crianças)
Infância
Políticas públicas
Inovação
Democracia
Reggio Emilia, Approach (Children's Education)
Childhood
Public policy
Inovattion
Democracy
topic Reggio Emilia, Abordagem (Educação de crianças)
Infância
Políticas públicas
Inovação
Democracia
Reggio Emilia, Approach (Children's Education)
Childhood
Public policy
Inovattion
Democracy
description Orientador: Roberta Rocha Borges
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-05-18T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1642073
MARQUES, Vastí Ferrari. Centro Internacional de Estudos, Memórias e Pesquisas da Infância: uma proposta de política pública para continuidade das ações educacionais da Rede Municipal de Jundiaí. 2021. 1 recurso online (172 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1642073. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1642073
identifier_str_mv MARQUES, Vastí Ferrari. Centro Internacional de Estudos, Memórias e Pesquisas da Infância: uma proposta de política pública para continuidade das ações educacionais da Rede Municipal de Jundiaí. 2021. 1 recurso online (172 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1642073. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1167259
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (172 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189930831708160