Educação fisica escolar : proposta para formação de lideres comunitarios para alunos de 2ª e 3ª series do ensino medio

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2004
Autor(a) principal: Bechara, Evaldo Chauvet
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1597221
Resumo: Orientador: Jorge Sergio Perez Gallardo
id UNICAMP-30_239bcaa95a27b2ca64cc3429ad13b03d
oai_identifier_str oai::304229
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Educação fisica escolar : proposta para formação de lideres comunitarios para alunos de 2ª e 3ª series do ensino medioEducação física escolarEnsino médioLiderança comunitariaEnsino - PlanejamentoOrientador: Jorge Sergio Perez GallardoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação FisicaResumo: A Educação Física no Ensino Médio encontra-se descontextualizada da realidade escolar e educacional e está em franca decadência. Devem ser tomadas medidas urgentes para evitar sua extinção neste segmento escolar. A monotonia e as atividades monotemáticas que são desenvolvidas como conteúdo curricular, contemplam apenas as atividades esportivas que, certamente, já foram tratadas nas séries anteriores e, portanto, não apresentam nenhum desafio para os alunos, principalmente os das séries terminais (28 e 38 séries). Além disso, são poucas as propostas que tratam a Educação Física como disciplina, isto é, com um conteúdo acadêmico a ser oferecido. Ela é vista apenas como atividades para o domínio de habilidades esportivas, fazendo dela uma atividade com fim em si mesma, o que deturpa os objetivos educacionais para a formação de seres humanos críticos e sensíveis aos problemas do meio físico e social, tão pregoados nos dias de hoje na formação profissional dos professores de Educação Física. A falta de conhecimento do que seja a função das instituições educacionais (Universidade, Escolas - Ensino Médio, Ensino fundamental e Pré-escola) é, a nosso ver, o principal obstáculo para o desenvolvimento de uma Educação Física relevante: formação de cidadãos conscientes de seu papel na sociedade e capacitados para intervir dentro dessa sociedade para satisfazer as necessidades dela. Diante desta situação, apresentamos, como alternativa para a Educação Física do Ensino Médio, uma proposta baseada nos conceitos oferecidos por Paoliello e Pérez Gallardo (1997) para a Educação Física Escolar, nos quais a Formação Humana é o real objetivo da Educação Física, e os conteúdos da cultura corporal o seu conhecimento de Capacitação, que devem ser socializados no interior das instituições escolares, respeitando as características, necessidades e interesse dos alunos e das próprias instituições escolares que eles freqüentam. Assim, este estudo se constitui numa continuação do estudo de Schõnardie (2001), que elaborou a Tese intitulada 'Educação Física na 18 Série do Ensino Médio: Uma Prática por Compromisso', objetivando capacitar o aluno da 18 Série do Ensino Médio a desenvolver, com autonomia, programas de condicionamento físico para a melhoria da performance esportiva e/ou o nível de aptidão física relacionada à saúde. Nosso estudo procura oferecer uma fundamentação acadêmica e subsídios para a elaboração de uma proposta de formação de Líderes Comunitários para os alunos da 28 e 38 séries do Ensino Médio, organizando todo o material necessário para a estruturação desta proposta. No capítulo TI, discutimos a formação profissional do professor de Educação Física e a capacitação que ele recebe na graduação para atuar no Ensino Médio. No capítulo m, analisamos os conteúdos oferecidos pelos PCNs para este segmento escolar. O capítulo IV demonstra a existência de uma grande quantidade de conteúdos que supomos sejam da nossa área acadêmica. Finalmente, no capítulo V indicamos outra possibilidade de atuação profissional no Ensino Médio - a formação de Líderes ComunitáriosAbstract: The Physical Education at Secondary School is out of context of scholar and educational reality and is in plump decadence. Urgent changes must be done to avoid its extinction in this scholar segmento The monotony and lack of variety in the activities developed as curricular contents consider only sporting activities which, certainly, have already been practiced in the previous series and, thus, do not present any chalIenge for the students, mainly for those of the last grades (second and third). In addition, there are only few proposals in which Physical Education is treated as a discipline, that is, with an academic subject matter to be offered. It's seen only as activities to develop sporting abilities, making it an activity with the end in itself, what distorts the educational aims to the formation of human beings critical and sensitive about the physical and social environment, so proclaimed nowadays in the professional formation of Physical Education teachers. The absence of knowledge of what is the function of educational institutions (Universities, Schools - Secondary Schoo~ Elementary School, Preschool) is, in our point of view, the main obstacle to the development of a relevant Physical Education: formation of citizens conscious of their role in society and capable to interfere in this society, to satisfy its necessities. Before this situation, we present, as an altemative to the Secondary School Physical Education, one proposal based on the concepts offered by Paoliello and Pérez Gallardo (1997) to Scholar Physical Education, in which, the Human Formation is the real object of Physical Education, and the contents of corporal culture its knowledge of Capacitation, that must be socialized into the scholar institutions, respecting the student's characteristics, necessities and interests, and the ones of the institutions they fTequent. So, this study consists of a continuation of Schõnardie's study (2001), that elaborated the Thesis entitled 'Physical Education in the First Grade of Secondary School: A Practice for Compromise', objecfying to capacitate the students of the first grade of Secondary School to develop, with autonomy, physical conditioning programs to improve the sporting and/or the levei of fitness related with healthy. Our study seek offer an academic basis and subsidies for the elaboration of a community leaders propose for the second and third series of Secondary Schoo~ organizing alI the material for this program structure. In chapter 11 we discuss the Physical Education teacher' s professional formation and the capacitation he receives during the graduation to act at Secondary School. In chapter li we analyze the contents offered by PCNs for this schoollevel. The chapter IV shows the existence of a great quantity of contents that we believe to belong to our academic area. Finally, in chapter V, we suggest another possibility of professional acting at Secondary School - the formation of community leadersDoutoradoDoutor em Educação Física[s.n.]Pérez Gallardo, Jorge Sergio, 1946-Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBechara, Evaldo Chauvet20042004-03-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf125 p.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1597221BECHARA, Evaldo Chauvet. Educação fisica escolar: proposta para formação de lideres comunitarios para alunos de 2ª e 3ª series do ensino medio. 2004. 125 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1597221. Acesso em: 14 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/304229porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-19T08:20:38Zoai::304229Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-19T08:20:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação fisica escolar : proposta para formação de lideres comunitarios para alunos de 2ª e 3ª series do ensino medio
title Educação fisica escolar : proposta para formação de lideres comunitarios para alunos de 2ª e 3ª series do ensino medio
spellingShingle Educação fisica escolar : proposta para formação de lideres comunitarios para alunos de 2ª e 3ª series do ensino medio
Bechara, Evaldo Chauvet
Educação física escolar
Ensino médio
Liderança comunitaria
Ensino - Planejamento
title_short Educação fisica escolar : proposta para formação de lideres comunitarios para alunos de 2ª e 3ª series do ensino medio
title_full Educação fisica escolar : proposta para formação de lideres comunitarios para alunos de 2ª e 3ª series do ensino medio
title_fullStr Educação fisica escolar : proposta para formação de lideres comunitarios para alunos de 2ª e 3ª series do ensino medio
title_full_unstemmed Educação fisica escolar : proposta para formação de lideres comunitarios para alunos de 2ª e 3ª series do ensino medio
title_sort Educação fisica escolar : proposta para formação de lideres comunitarios para alunos de 2ª e 3ª series do ensino medio
author Bechara, Evaldo Chauvet
author_facet Bechara, Evaldo Chauvet
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pérez Gallardo, Jorge Sergio, 1946-
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação Física
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Bechara, Evaldo Chauvet
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física escolar
Ensino médio
Liderança comunitaria
Ensino - Planejamento
topic Educação física escolar
Ensino médio
Liderança comunitaria
Ensino - Planejamento
description Orientador: Jorge Sergio Perez Gallardo
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004
2004-03-25T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1597221
BECHARA, Evaldo Chauvet. Educação fisica escolar: proposta para formação de lideres comunitarios para alunos de 2ª e 3ª series do ensino medio. 2004. 125 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1597221. Acesso em: 14 mai. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
BECHARA, Evaldo Chauvet. Educação fisica escolar: proposta para formação de lideres comunitarios para alunos de 2ª e 3ª series do ensino medio. 2004. 125 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1597221. Acesso em: 14 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1597221
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/304229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
125 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799139821641269248