Inclusão digital? : um estudo sociologico sobre o CDI Campinas : comite para democratização da informação

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2005
Autor(a) principal: Mueller, Elisa Cardeal
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601686
Resumo: Orientador: Tom Dwyer
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spelling Inclusão digital? : um estudo sociologico sobre o CDI Campinas : comite para democratização da informaçãoInclusão digitalExclusão digitalSociedade da informação - Aspectos sociaisInformation societyDigital divideOrientador: Tom DwyerDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias HumanasResumo: Este trabalho tem por objetivo apresentar o debate sobre a exclusão digital, discutido através da pesquisa empírica realizada junto à organização não-governamental CDI Campinas - Comitê para Democratização da Informática. Cuja missão é a abertura de EICs - Escolas de Informática para Cidadania, em parceria com organizações que desenvolvam políticas de inclusão social. Como fio condutor elaboramos 5 categorias de análise da inclusão digital: alfabetização digital, aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser. Sendo que as quatro últimas se fundamentam nos 4 Pilares da Educação, propostos pelo Relatório da Comissão da Unesco sobre a Educação para o Século XXI, chefiado por Jacques Delors. Partimos ainda da avaliação de que o processo de inclusão digital deve ir além do oferecimento de recursos físicos (computadores e conexão à internet), sendo necessário ainda recursos digitais, humanos e sociais, que possam refletir numa apropriação crítica e significativa das tecnologias de informação e comunicação. Os resultados da pesquisa apontaram que o processo de inclusão digital realizado pelo CDI Campinas está capacitando seus alunos na alfabetização digital. Contudo, a estrutura deficitária das EICs implica na insuficiência do processo de inclusão digital desenvolvido pelo ong. Já a sua proposta político pedagógica pautada na pedagogia do educador Paulo Freire e no aprendizado da informática através da realização de projetos de ação social pelos alunos, representa um diferencial positivo no trabalho de inclusão digital realizado, pois pode repercutir a aquisição das habilidades apresentadas pelo relatório DelorsAbstract: The objective of this dissertation is to present the debate about digital exclusion, and to present the results of empirical research carried in a non-governmental, non-profit organization CDI Campinas - Committee for Democracy in Information Technology. The mission of CDI is to open EICs - Schools for Information Technology and Citizens' Rights, in partnership with organizations that develop policies of social inclusion. We elaborated 5 categories to analyse degrees of digital inclusion: digital literacy, learning to know, learning to do, learning to live together and learning to be. Having in mind that the last four of these categories are based on the 4 Pillars of Education proposed by the Report of the UNESCO Commissionon the Educationfor the 21st Century,coordinatedby Jacques Delors.Digital inclusion processes must go beyond offering physical resources (computers and connection to the Internet), it is necessary to provide digital, human and social resources, that can be reflected in a critical and significant appropriation of information and communication technologies. The results of the research had pointed that the digital inclusion process carried through by the CDI Campinas is enabling its pupils in the digital learning. However, the structure's deficit of the EICs implies in insufficent digital inclusion process developed by the ong. On the other hand its pedagogical politician proposal, showed in the pedagogia do educator Paulo Freire and in the learning of computer science through the accomplishment of social action projects for the pupils represent a positive differential in the carried through work of digital inclusion, therefore it can reverberate the acquisition of abilities showed in Delors reportMestradoSociologia da TecnologiaMestre em Sociologia[s.n.]Dwyer, Thomas Patrick, 1952-Ferreira, Leila da CostaAmaral, SergioUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMueller, Elisa Cardeal20052005-06-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf137 p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601686MUELLER, Elisa Cardeal. Inclusão digital?: um estudo sociologico sobre o CDI Campinas : comite para democratização da informação. 2005. 137 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601686. Acesso em: 25 abr. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/360691porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:23:38Zoai::360691Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:23:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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