Trajetórias de estudantes do Ensino Médio regular em uma escola pública mais orientada para o Ensino Superior

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Gonçalves,Elaine Cristina, 1987-
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636268
Resumo: Orientador: Mauricio Ernica
id UNICAMP-30_3af26a2d5469e0253bd6f3d7adb340ba
oai_identifier_str oai::1088931
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Trajetórias de estudantes do Ensino Médio regular em uma escola pública mais orientada para o Ensino SuperiorTrajectories of students of the Regular High School in a public school more oriented towards Higher EducationExpansão escolarEnsino médioEducaçãoIgualdadeSchool expansionPublic high schoolEducationInequalityOrientador: Mauricio ErnicaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O objetivo geral dessa pesquisa é estudar mecanismos produtores de desigualdades educacionais no Ensino Médio e na transição para o Ensino Superior a partir da investigação de uma escola pública estadual de desempenho mais alto em sua Diretoria Regional de Ensino e mais orientada para o Ensino Superior na cidade de São Paulo. Particularmente, foram analisadas as aspirações quanto ao Ensino Superior e trajetórias após a conclusão do Ensino Médio de grupos de estudantes definidos tanto por sua posição social quanto pelo grau de conformidade de seus comportamentos com as normas escolares. Este trabalho sustenta que os alunos podem ser vistos como duas frações dos grupos populares, que se distinguem tanto pela posição social no interior do grupo popular como por seus comportamentos escolares. Durante o Ensino Médio, essas diferenças sociais e de comportamentos estão associadas a desigualdades intra escolares que se manifestam tanto em termos de desempenho acadêmico como de prestígio escolar. Entretanto, as vantagens escolares do grupo com posição social ligeiramente mais alta e cujos comportamentos e expectativas são mais próximos às normas escolares se mostram frágeis e insuficientes na concorrência por posições em espaços escolares mais seletivos, de modo que, no ano posterior à conclusão do Ensino Médio, a trajetória dos dois grupos deixa de apresentar distinções evidentes, apresentando, de modo geral, trajetórias muito semelhantes. Sendo assim, ainda que em contexto de expansão de vagas no Ensino Superior e de políticas que favorecem o acesso e a permanência, mesmo essa fração dos grupos populares continua a viver a transição para o Ensino Superior como um processo lento e incertoAbstract: The general objective of this research is to study mechanisms that produce educational inequalities in High School and in the transition to Higher Education from the investigation of a state public school of higher performance in its Regional Board of Education and more oriented to Higher Education in the city of Sao Paulo. Particularly, the aspirations regarding Higher Education and trajectories after the conclusion of High School were analyzed in groups of students defined both by their social position and by the degree of conformity of their behaviors with the school norms. This work maintains that students can be seen as two fractions of popular groups, which are distinguished both by the social position within the popular group and by their school behaviors. During high school, these social and behavioral differences are associated with intra-school inequalities that are manifested both in terms of academic achievement and school prestige. However, the school advantages of the group with slightly higher social position and whose behaviors and expectations are closer to the school norms are fragile and insufficient in the competition for positions in more selective school spaces, so that, in the year after the conclusion of the High School, the trajectory of the two groups no longer shows obvious distinctions, presenting, in general, very similar trajectories. Thus, although in a context of expansion of vacancies in Higher Education and policies that favor access and permanence, even this fraction of the popular groups continues to live the transition to Higher Education as a slow and uncertain processMestradoEducaçãoMestra em Educação[s.n.]Ernica, Mauricio, 1972-Koslinski, Mariane CampeloTomizaki, Kimi AparecidaUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGonçalves,Elaine Cristina, 1987-20192019-02-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (160 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636268GONÇALVES,Elaine Cristina. Trajetórias de estudantes do Ensino Médio regular em uma escola pública mais orientada para o Ensino Superior. 2019. 1 recurso online (160 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636268. Acesso em: 26 abr. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1088931Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-12T10:53:05Zoai::1088931Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2019-06-12T10:53:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Trajetórias de estudantes do Ensino Médio regular em uma escola pública mais orientada para o Ensino Superior
Trajectories of students of the Regular High School in a public school more oriented towards Higher Education
title Trajetórias de estudantes do Ensino Médio regular em uma escola pública mais orientada para o Ensino Superior
spellingShingle Trajetórias de estudantes do Ensino Médio regular em uma escola pública mais orientada para o Ensino Superior
Gonçalves,Elaine Cristina, 1987-
Expansão escolar
Ensino médio
Educação
Igualdade
School expansion
Public high school
Education
Inequality
title_short Trajetórias de estudantes do Ensino Médio regular em uma escola pública mais orientada para o Ensino Superior
title_full Trajetórias de estudantes do Ensino Médio regular em uma escola pública mais orientada para o Ensino Superior
title_fullStr Trajetórias de estudantes do Ensino Médio regular em uma escola pública mais orientada para o Ensino Superior
title_full_unstemmed Trajetórias de estudantes do Ensino Médio regular em uma escola pública mais orientada para o Ensino Superior
title_sort Trajetórias de estudantes do Ensino Médio regular em uma escola pública mais orientada para o Ensino Superior
author Gonçalves,Elaine Cristina, 1987-
author_facet Gonçalves,Elaine Cristina, 1987-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ernica, Mauricio, 1972-
Koslinski, Mariane Campelo
Tomizaki, Kimi Aparecida
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves,Elaine Cristina, 1987-
dc.subject.por.fl_str_mv Expansão escolar
Ensino médio
Educação
Igualdade
School expansion
Public high school
Education
Inequality
topic Expansão escolar
Ensino médio
Educação
Igualdade
School expansion
Public high school
Education
Inequality
description Orientador: Mauricio Ernica
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-02-22T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636268
GONÇALVES,Elaine Cristina. Trajetórias de estudantes do Ensino Médio regular em uma escola pública mais orientada para o Ensino Superior. 2019. 1 recurso online (160 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636268. Acesso em: 26 abr. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636268
identifier_str_mv GONÇALVES,Elaine Cristina. Trajetórias de estudantes do Ensino Médio regular em uma escola pública mais orientada para o Ensino Superior. 2019. 1 recurso online (160 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636268. Acesso em: 26 abr. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1088931
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (160 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1797405507663691776