Compactação do solo gerada por pneus de alta flutuação de eixo livre e trativo

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Barbosa, Luís Alfredo Pires, 1987-
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618241
Resumo: Orientador: Paulo Sérgio Graziano Magalhães
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spelling Compactação do solo gerada por pneus de alta flutuação de eixo livre e trativoSoil compaction generated by high flotation tires of free and tractive axleSolos - DeformaçãoSolos - CompactaçãoSoils - StrainSoil compactionOrientador: Paulo Sérgio Graziano MagalhãesDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia AgrícolaResumo: O aumento da mecanização das lavouras gera o emprego de máquinas cada vez mais potentes e, a potência possui relação direta com o peso. Aumentando-se o tráfego de máquinas pesadas sobre o solo o emprego do pneu correto é de suma importância para se minimizar os efeitos da compactação. Com as diferenças entre os modelos de pneus de alta flutuação para eixos livres e trativos (com garras) e o comum emprego de pneus trativos em eixos livres devido ao seu custo de imposto ser reduzido, questionou-se a possibilidade de o emprego do pneu mais barato estar prejudicando a produtividade, pelo fato de apresentar uma área de contato possivelmente menor. Objetivou-se ao estudo comparativo entre dois modelos de pneus de alta flutuação da mesma medida, porém um para eixos livres e outro para eixos trativos. Os experimentos foram conduzidos em caixa de solos e também em superfície rígida, sob condições controladas, realizando-se ensaios estáticos para duas cargas radiais (16 e 29 kN), medindo-se deformações, áreas de contato e compactação do solo, sendo feita uma análise estatística fatorial, com os fatores pneu e carga, sendo realizados 8 ensaios, totalizando 32 observações. Obteve-se como resultados, deformações maiores para o pneu trativo, bem como área de contato maior e compactações menores, que o pneu de eixo livre, isso porque a área de contato do pneu trativo envolve não somente as garras, mas também o fundo íncavo (região entre garras), para o solo estudado, e o fato do pneu possuir uma quantidade de composto de borracha menor em sua banda de rodagem, quando comparado com o pneu de eixo livre, aumenta a flexibilidade da rodagem, melhorando sua capacidade de deformação e consequentemente aumentando sua área de contato com o soloAbstract: The increased mechanization in farming generates employment of ever more powerful machines, and power has direct relationship with the weight. Increasing traffic of heavy machinery on the ground the use of correct tire is of paramount importance to minimize the effects of compaction. With the differences between models of high-flotation tires for free and trative axes, especially regarding the presence of claws, and the common use of tires trative on free axes because of the cost of tax be reduced, questioned the possibility of employment tire cheaply be hindering productivity, because this has a contact area possibly lower. The objective is then to the comparative study between two models of high-flotation tires the same size, but one for free axes and another for trative axes. The experiments were conducted in soil bin and also in rigid surface, under controlled conditions, performing static tests for two radial loads (16 and 29 kN), by measuring deformation, contact areas and soil compaction, and made a factorial statistical analysis with the tire and load factors, was conducted 8 tests, totaling 32 observations. Was obtained as result, larger deformations for the trative tire as well as larger contact area and less compaction of the soil that tire of free axis, that because the contact area of the tire tractive involves not just the claws, but also the region between them and the fact that the tire has a much lower rubber compound in its tread, when compared with tire of free axis, increases flexibility, enhancing their ability to deformation and consequently increasing its contact area with the ground, reducing the compaction of soilMestradoMáquinas AgrícolasMestre em Engenharia Agrícola[s.n.]Magalhães, Paulo Sergio Graziano, 1957-Lanças, Kleber PereiraBraunbeck, Oscar AntonioUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia AgrícolaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia AgrícolaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBarbosa, Luís Alfredo Pires, 1987-2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf89 f. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618241BARBOSA, Luís Alfredo Pires. Compactação do solo gerada por pneus de alta flutuação de eixo livre e trativo. 2012. 89 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Agrícola, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618241. 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