Um assunto puxa o outro : a representação da coerencia textual na formação do alfabetizador

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2005
Autor(a) principal: Santos, Cosme Batista dos
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599265
Resumo: Orientador: Angela Kleiman
id UNICAMP-30_41b34c0616a1d8291cfe1a450fc37c97
oai_identifier_str oai::332190
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Um assunto puxa o outro : a representação da coerencia textual na formação do alfabetizadorAlfabetizadores - TreinamentoLinguagem - Formação e professoresRepresentações sociaisOrientador: Angela KleimanTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Esta tese investiga a representação das definições teóricas da lingüística na formação do professor alfabetizador. Em termos mais específicos, esta tese estuda os mecanismos lingüísticos, enunciativos e sócio-cognitivos mobilizados por um grupo de alfabetizadoras em formação para representar a definição de coerência textual divulgada em textos escritos formadores extraídos da obra Redação e textualidade (Costa Val, 1999). Referenciada teoricamente pelos conceitos de letramento como prática social retextualização e representação social, esta tese destaca que a retextualização da definição de coerência textual dos textos escritos científicos formadores para os textos orais das alfabetizadoras em formação é substancialmente ancorada por meio de categorias pertencentes ao senso comum. Nesse sentido, a retextualização é também uma atividade que implica em representação social desse objeto por essas alfabetizadoras. Dessa forma, considerando que a retextualização gera uma representação social do grupo sobre o conceito lingüístico em exame, a coerência, podemos afirmar que o impacto das noções da Lingüística Textual na formação não resulta em uma incorporação imediata dos léxicos da ciência no conhecimento dos alfabetizadores em formação. Pelo contrário, as categorias mobilizadas em suas manifestações configuram uma maneira diferenciada de aprendizagem desse objeto, basicamente apoiada nas cognições locais do grupo. A pesquisa é pertinente para o campo da formação do professor, porque considera como objeto de investigação, as ¿maneiras¿ heterogêneas que as alfabetizadoras utilizam para significar as noções teóricas advindas da escrita e da formação. Assim, a formação do professor não é investigada apenas visando às situações em que os termos da ciência são incorporados ao repertório de saberes do professor, mas também, nas situações em que esses termos são ressignificados a partir de categorias locais, porém de forma organizada e relevante para a formação do alfabetizadorAbstract: This thesis examines teachers¿ ways of comprehending and learning linguistic categories taught in teacher on-service education courses in remote regions of Brazilian Northeast. Specifically, it analyses the linguistic, discursive, and social-cognitive mechanisms mobilized by a group of student-teachers in order to represent the definition of text coherence publicized in primary written texts from the textbook ¿Redação e textualidade¿ (Costa Val 1999). This research, based on the concepts of Literacy as a social practice, Retextualization and Social Representation, highlights that retextualization of the definition of coherence of primary scientific written texts into the oral texts of the student-teachers is essentially grounded in commonsensical categories. Therefore, the retextualization is also an activity that implies the social representation of such object by the teachers. The re-textualization process produces a social representation of linguistic concepts, such as the concept of textual coherence, under scrutiny in this work. This leads to the conclusion that the impact of the notions from the area of Text Linguistics on teacher education and training does not result on the immediate incorporation of the scientific lexicon. On the contrary, the categories undergo a special process of metaphorization, , based on the group's previous knowledge. This analysis os the heterogeneous ways that literacy teachers use in order to resignify theoretical notions from the written scientific tradition is important for the field of teacher education and training. The teacher¿s education process is investigated not only to in formal learning situations but also on those everyday situations where scientific terms are reinterpreted based on local knowledge.The research shows that teacher education programs should take in account local knowledge in oder to build bridges between scientific and non-scientific knowledgeDoutoradoEnsino-Aprendizagem de Lingua MaternaDoutor em Linguística Aplicada[s.n.]Kleiman, Angela, 1945-Cesar, America Lucia SilvaSilva, Jane Quintiliano GuimarãesSouza-e-Silva, Maria Cecília Pérez deMaher, Terezinha de Jesus MachadoUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSantos, Cosme Batista dos20052005-10-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf169p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599265SANTOS, Cosme Batista dos. Um assunto puxa o outro: a representação da coerencia textual na formação do alfabetizador. 2005. 169p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599265. Acesso em: 14 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/332190porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-13T13:16:44Zoai::332190Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-05-13T13:16:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Um assunto puxa o outro : a representação da coerencia textual na formação do alfabetizador
title Um assunto puxa o outro : a representação da coerencia textual na formação do alfabetizador
spellingShingle Um assunto puxa o outro : a representação da coerencia textual na formação do alfabetizador
Santos, Cosme Batista dos
Alfabetizadores - Treinamento
Linguagem - Formação e professores
Representações sociais
title_short Um assunto puxa o outro : a representação da coerencia textual na formação do alfabetizador
title_full Um assunto puxa o outro : a representação da coerencia textual na formação do alfabetizador
title_fullStr Um assunto puxa o outro : a representação da coerencia textual na formação do alfabetizador
title_full_unstemmed Um assunto puxa o outro : a representação da coerencia textual na formação do alfabetizador
title_sort Um assunto puxa o outro : a representação da coerencia textual na formação do alfabetizador
author Santos, Cosme Batista dos
author_facet Santos, Cosme Batista dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Kleiman, Angela, 1945-
Cesar, America Lucia Silva
Silva, Jane Quintiliano Guimarães
Souza-e-Silva, Maria Cecília Pérez de
Maher, Terezinha de Jesus Machado
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Cosme Batista dos
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetizadores - Treinamento
Linguagem - Formação e professores
Representações sociais
topic Alfabetizadores - Treinamento
Linguagem - Formação e professores
Representações sociais
description Orientador: Angela Kleiman
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2005-10-02T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599265
SANTOS, Cosme Batista dos. Um assunto puxa o outro: a representação da coerencia textual na formação do alfabetizador. 2005. 169p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599265. Acesso em: 14 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599265
identifier_str_mv SANTOS, Cosme Batista dos. Um assunto puxa o outro: a representação da coerencia textual na formação do alfabetizador. 2005. 169p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599265. Acesso em: 14 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/332190
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
169p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799139829533900800