Formação continuada de professores : dos (des)caminhos dos orgãos colegiados de participação, as instancias de gestão das politicas publicas

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Moreto, Julio Antonio
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611367
Resumo: Orientador: Charles Richard Lyndaker
id UNICAMP-30_41f46c187d4442a10683c39ca3a7bd78
oai_identifier_str oai::477286
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Formação continuada de professores : dos (des)caminhos dos orgãos colegiados de participação, as instancias de gestão das politicas publicasThe lifelong teachers development : the ways of the collegiate agencies of participation, to the instances of managment of the public policiesProfessores - Educação (Educação permanente)Conselhos de educaçãoPolíticas públicasGestão da educação escolarCouncils of educationEducation managementPublic policiesTeachers developmentOrientador: Charles Richard LyndakerTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O convívio nos coletivos de pessoas, a partir da constituição dos indivíduos em relação uns com os outros - a convivência com ocasiões em que são consideradas as possibilidades de decisões coletivas para a manutenção desta forma de organização - contribui para a consecução da democracia; momentos em que são consideradas as necessidades, aspirações e opiniões de mais pessoas, da coletividade. Neste trabalho, estudamos os órgãos colegiados de participação: os conselhos instituídos na Secretaria Municipal de Educação de Campinas (SP), a fim de compreender como se deram as relações entre eles e os gestores da secretaria, na elaboração de políticas de formação continuada de professores. Estudar esta formação é dizer da importância dos profissionais e da forma como se constituem, a relevância da educação, o papel do Estado, os recursos, projetos, tempos, locais; enfim, como as instituições educacionais lidam com os saberes, as necessidades e as possibilidades dos professores. Todavia esta organização não garante a elaboração de políticas de formação para a área, considerando os encaminhamentos e decisões daqueles coletivos; em muitos casos, são assumidas as orientações político-partidárias, o que implica em responder às exigências mercadológicas à qualificação para atender as necessidades cotidianas. A análise documental e entrevistas compuseram a metodologia juntamente com a análise de conteúdo (BARDIN, 2000); assim como a construção de temas como configuração e interdependência (ELIAS, 1980); semiformação (ADORNO, 1996); e qualificação para o trabalho (SOUZA, 2005 e KUENZER, 2002), foram utilizados para a análise dos dados. O estudo da participação possibilitou-nos apreender a organização, o funcionamento e as ações dos conselhos instituídos na SME, no período de 2001 a 2008, nas gestões aqui denominadas de "do PT" e "do PDT" - respectivamente - em que a representação da sociedade civil organizada - através da constituição da democracia - encontra possibilidades de influir nos desígnios dos desenhos de políticas pública, neste caso, para a área educacional. Juntamente com esse tema, ampliamos o estudo - a partir de uma necessidade de qualificar a pesquisa sobre participação - trabalhando, também, com as políticas de formação continuada dos professores das escolas municipais de Campinas, através da organização da estrutura administrativa do Sistema Municipal de Ensino. A existência de uma estrutura organizacional que sustenta - ao longo de quase trinta anos - as ações de formação continuada de professores nesta secretaria possibilitou consolidar uma cultura da participação em certames de formação continuada, contudo isto não garante que a coloração políticopartidária deixasse de interferir nos desígnios desta política, originando desenhos para atender às necessidades expressas pelos organismos nacionais e internacionais que fomentam a educação.Abstract: The coexistence in groups of people, from the constitution of individuals in relation to each other - living with times that are considered the possibilities of collective decisions to preserve this form of organization - contributes to the achievement of democracy; times are considered the needs, aspirations and opinions of more people, the community. We studied the collegiate bodies to participate: the councils in the Secretaria Municipal de Educação de Campinas (SP), in order to understand how they have relationships between them and managers from the Secretaria, in developing policies for continuous training of teachers. To study this training is to say the importance of professionals and how they are, the importance of education, the role of the state, resources, projects, times, locations, and finally, as educational institutions deal with knowledge, needs and opportunities for teachers. But this organization does not guarantee the development of training policies for the area, considering the paths and decisions of those collective, in many cases, the guidelines are assumed political party, which implies job market meet the qualification requirements to meet the daily needs. Document analysis and interviews formed the methodology together with content analysis (BARDIN, 2000), as well as construction issues such as configuration and interdependence (ELIAS, 1980); semiformação (ADORNO, 1996) and qualification for the job (SOUZA, 2005 and KUENZER, 2002) were used for data analysis. The study of participation enabled us to grasp the organization, functioning and actions of established councils in the SME from 2001 to 2008, the managements of the denominated "PT" and "PDT" - respectively - in which the representation of civil society - through the establishment democracy - is possible to influence the designs of the designs of public policy in this case to the education sector. Along with this theme, we extend the study - from a need to enhance research participation - working also with the policies of continuing education of teachers in public schools in Campinas, through the organization of the administrative structure of the Municipal Education . The existence of an organizational structure that supports - for almost thirty years - the actions of continuous education of teachers in this office it possible to consolidate a culture of participation in continuing education fairs, but this does not guarantee that color no longer party political interfere with the plans of this policy, resulting in designs to meet the needs expressed by national and international organizations that promote education.DoutoradoPoliticas de Educação e Sistemas EducativosDoutor em Educação[s.n.]Lyndaker, Charles Richard, 1944-Oliveira, Cleiton deSilva, Nilson Robson Guedes daRodriguez, VicenteBorges, Zacarias PereiraUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMoreto, Julio Antonio2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf314 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611367MORETO, Julio Antonio. Formação continuada de professores: dos (des)caminhos dos orgãos colegiados de participação, as instancias de gestão das politicas publicas. 2009. 314 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611367. Acesso em: 25 abr. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/477286porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:47:09Zoai::477286Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:47:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação continuada de professores : dos (des)caminhos dos orgãos colegiados de participação, as instancias de gestão das politicas publicas
The lifelong teachers development : the ways of the collegiate agencies of participation, to the instances of managment of the public policies
title Formação continuada de professores : dos (des)caminhos dos orgãos colegiados de participação, as instancias de gestão das politicas publicas
spellingShingle Formação continuada de professores : dos (des)caminhos dos orgãos colegiados de participação, as instancias de gestão das politicas publicas
Moreto, Julio Antonio
Professores - Educação (Educação permanente)
Conselhos de educação
Políticas públicas
Gestão da educação escolar
Councils of education
Education management
Public policies
Teachers development
title_short Formação continuada de professores : dos (des)caminhos dos orgãos colegiados de participação, as instancias de gestão das politicas publicas
title_full Formação continuada de professores : dos (des)caminhos dos orgãos colegiados de participação, as instancias de gestão das politicas publicas
title_fullStr Formação continuada de professores : dos (des)caminhos dos orgãos colegiados de participação, as instancias de gestão das politicas publicas
title_full_unstemmed Formação continuada de professores : dos (des)caminhos dos orgãos colegiados de participação, as instancias de gestão das politicas publicas
title_sort Formação continuada de professores : dos (des)caminhos dos orgãos colegiados de participação, as instancias de gestão das politicas publicas
author Moreto, Julio Antonio
author_facet Moreto, Julio Antonio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lyndaker, Charles Richard, 1944-
Oliveira, Cleiton de
Silva, Nilson Robson Guedes da
Rodriguez, Vicente
Borges, Zacarias Pereira
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreto, Julio Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - Educação (Educação permanente)
Conselhos de educação
Políticas públicas
Gestão da educação escolar
Councils of education
Education management
Public policies
Teachers development
topic Professores - Educação (Educação permanente)
Conselhos de educação
Políticas públicas
Gestão da educação escolar
Councils of education
Education management
Public policies
Teachers development
description Orientador: Charles Richard Lyndaker
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611367
MORETO, Julio Antonio. Formação continuada de professores: dos (des)caminhos dos orgãos colegiados de participação, as instancias de gestão das politicas publicas. 2009. 314 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611367. Acesso em: 25 abr. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611367
identifier_str_mv MORETO, Julio Antonio. Formação continuada de professores: dos (des)caminhos dos orgãos colegiados de participação, as instancias de gestão das politicas publicas. 2009. 314 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611367. Acesso em: 25 abr. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/477286
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
314 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1797405430351134720