Atividades de leitura de textos em generos multi- e intersemioticos em livros didaticos de lingua portuguesa

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Gribl, Heitor, 1975-
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609814
Resumo: Orientador: Roxane Helena Rodrigues Rojo
id UNICAMP-30_471d1052cd977c57909125d8e28323f9
oai_identifier_str oai::448664
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Atividades de leitura de textos em generos multi- e intersemioticos em livros didaticos de lingua portuguesaReading activities of texts on texts on multi- and intersemiotic genres in portuguese text-bookMultimodalidade (Linguística)Livros didáticosLíngua portuguesaLíngua maternaMultimodalityText-booksPortuguese languagePortuguese language as native languageOrientador: Roxane Helena Rodrigues RojoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: A presente pesquisa busca refletir teoricamente sobre as linguagens verbal e visual presentes nas coletâneas (antologias) de textos e suas abordagens de leitura oferecidas pelos Livros Didáticos de Língua Portuguesa. Uma das preocupações teóricas é a de buscar definir um pouco melhor os limites e as fronteiras dos termos "multimodalidade" e outros advindos da união dos prefixos uni-, multi- e inter- com o termo "semiótico", para que seja possível compreender os conceitos envolvidos de maneira mais precisa no contexto da investigação de materiais impressos. Para isso, faz-se necessário buscar a integração transdisciplinar de outras áreas do conhecimento para compreender os fenômenos linguísticos e discursivos próprios do objeto de pesquisa. O corpus da investigação é composto por duas coleções que participaram do PNLD/2008 (5ª a 8ª séries) e que apresentaram maior quantidade de gêneros discursivos multimodais/ multissemióticos em suas coletâneas de textos. Optou-se pelo modelo metodológico interpretativo a partir da perspectiva enunciativo-discursiva, valendo-se de instrumentos de análise que permitiram investigações quantitativas e qualitativas sobre o corpus. Os resultados apontam para dois perfis que revelam semelhanças e diferenças no tratamento dado à leitura dos gêneros multi- e intersemióticos. Verificou-se que o modelo de leitura denominado de Decodificação é presente na maioria das atividades oferecidas pelas duas coleções para os textos em gêneros que envolvem as linguagens verbal e visual e, com menor incidência, os modelos de leitura denominados de Interação e Discursivo. Conclui-se que há carência no tratamento das questões que envolvem o ensino-aprendizagem desses gêneros, tanto pelos autores/editores de livros didáticos, como pelos instrumentos de avaliação propostos pelo Programa Nacional do Livro Didático no Brasil.Abstract: This research investigate about verbal and visual languages that are presents in anthologies of texts and its boardings of reading offered by Text Books of Portuguese Language. One of the theoretical concerns is to define a little better the limits and the borders of terms "multimodality" and others terms derived by the union of prefixes uni-, multi- and inter- with "semiotics", so that it is possible to understand the involved concepts in a more accurate way in the context of the investigation of printed materials. For this, it becomes necessary to search the integration to a transdisciplinary way of research, matching other areas of knowledge to understand properly the linguistic and discursive phenomena of research object. The corpus of investigation is a sample of two collections that had participated on the National Program of the Text Book, promoted by the Brazilian government, which had presented greater amount of discursive genres considered multimodal or multissemiotics in its anthologies. It was opted to a interpretive methodological model from a enunciative-discursive perspective, using instruments of analysis that had allowed quantitative and qualitative investigations on corpus. The results point to two profiles that disclose to similarities and differences in the treatment given to the reading of multi- and intersemiotics genres. It was verified that the called model of reading of Decoding is present in the majority of activities offered by collections for texts on genres that involve verbal and visual languages and, with lesser incidence, the called models of reading of Interaction and Discursive. The research concludes that it has lack in the treatment of questions that involve the teach-learning of these genres, as much for authors/didactic book publishers, as for instruments of evaluation proposed by the Brasilian National Program of the Text Book.MestradoLíngua MaternaMestre em Linguística Aplicada[s.n.]Rojo, Roxane Helena Rodrigues, 1952-Monte Mor, WalkyriaBuzato, Marcelo El KhouriUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGribl, Heitor, 1975-2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf145 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609814GRIBL, Heitor. Atividades de leitura de textos em generos multi- e intersemioticos em livros didaticos de lingua portuguesa. 2009. 145 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609814. Acesso em: 25 abr. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/448664porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:35:14Zoai::448664Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:35:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Atividades de leitura de textos em generos multi- e intersemioticos em livros didaticos de lingua portuguesa
Reading activities of texts on texts on multi- and intersemiotic genres in portuguese text-book
title Atividades de leitura de textos em generos multi- e intersemioticos em livros didaticos de lingua portuguesa
spellingShingle Atividades de leitura de textos em generos multi- e intersemioticos em livros didaticos de lingua portuguesa
Gribl, Heitor, 1975-
Multimodalidade (Linguística)
Livros didáticos
Língua portuguesa
Língua materna
Multimodality
Text-books
Portuguese language
Portuguese language as native language
title_short Atividades de leitura de textos em generos multi- e intersemioticos em livros didaticos de lingua portuguesa
title_full Atividades de leitura de textos em generos multi- e intersemioticos em livros didaticos de lingua portuguesa
title_fullStr Atividades de leitura de textos em generos multi- e intersemioticos em livros didaticos de lingua portuguesa
title_full_unstemmed Atividades de leitura de textos em generos multi- e intersemioticos em livros didaticos de lingua portuguesa
title_sort Atividades de leitura de textos em generos multi- e intersemioticos em livros didaticos de lingua portuguesa
author Gribl, Heitor, 1975-
author_facet Gribl, Heitor, 1975-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rojo, Roxane Helena Rodrigues, 1952-
Monte Mor, Walkyria
Buzato, Marcelo El Khouri
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Gribl, Heitor, 1975-
dc.subject.por.fl_str_mv Multimodalidade (Linguística)
Livros didáticos
Língua portuguesa
Língua materna
Multimodality
Text-books
Portuguese language
Portuguese language as native language
topic Multimodalidade (Linguística)
Livros didáticos
Língua portuguesa
Língua materna
Multimodality
Text-books
Portuguese language
Portuguese language as native language
description Orientador: Roxane Helena Rodrigues Rojo
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609814
GRIBL, Heitor. Atividades de leitura de textos em generos multi- e intersemioticos em livros didaticos de lingua portuguesa. 2009. 145 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609814. Acesso em: 25 abr. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609814
identifier_str_mv GRIBL, Heitor. Atividades de leitura de textos em generos multi- e intersemioticos em livros didaticos de lingua portuguesa. 2009. 145 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609814. Acesso em: 25 abr. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/448664
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
145 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1797405421520027648