Lygia Clark : a obra é o seu ato dos Casulos ao Caminhando

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2003
Autor(a) principal: Andrade, Risonete Alves Pereira de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1594391
Resumo: Orientador: Maria de Fatima Morethy Couto
id UNICAMP-30_47f448e79765ca84e273486d6f72305b
oai_identifier_str oai::286043
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Lygia Clark : a obra é o seu ato dos Casulos ao CaminhandoClark, Lygia, 1920-Criação artísticaMetáforaCrítica de arteArte moderna - Séc. XX - BrasilOrientador: Maria de Fatima Morethy CoutoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: Considerando o processo criativo o motivo central da trajetória de Lygia Clark, a dissertação parte de um recorte de sua obra - a seqüência Casulos-Bichos-Caminhando - e, através de uma relação entre os trabalhos desse período e as demais fases da artista, pontua e discute as questões principais que acompanham o seu percurso criativo no decorrer de um período de mais de trinta anos, desde as pinturas do início da década de 50 até os Objetos relacionais, no final dos anos 80. Operando deslocamentos nas relações entre artista, obra e espectador, e tendo como ritmo propulsor a linha orgânica, o trabalho de Clark é povoado de metáforas, através das quais busca provocar no participante a reativação de seu potencial criador, substituindo, progressivamente, o produto artístico pelo próprio ato de criarAbstract: Considering the creative process as the central reason of the trajectory of Lygia Clark, this dissertation departs ftom a clipping ofher work - the sequence Casulos-Bichos Caminhando - and, through a relation ofher works ofthis period to others ofthe artist's phases, points and argues the main issues that follow its creative passage during a period of more than thirty years, since the paintings of the beginning of the 1950's until Objetos relacionais, in the end ofthe1980's. Operating displacements in the relation between artist, workmanship and spectator, and having as a propeller rhythm the linha orgânica, Clark' s work is plenty of metaphors through which it searches to provoke in the participant subject the reactivation of his creative potential, substituting, gradually, the artistic product for the proper act to createMestradoArtesMestre em Artes[s.n.]Couto, Maria de Fatima Morethy, 1963-Universidade Estadual de Campinas. Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAndrade, Risonete Alves Pereira de20032003-04-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf255.p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1594391ANDRADE, Risonete Alves Pereira de. Lygia Clark: a obra é o seu ato dos Casulos ao Caminhando. 2003. 255.p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1594391. Acesso em: 14 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/286043porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T03:48:08Zoai::286043Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T03:48:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Lygia Clark : a obra é o seu ato dos Casulos ao Caminhando
title Lygia Clark : a obra é o seu ato dos Casulos ao Caminhando
spellingShingle Lygia Clark : a obra é o seu ato dos Casulos ao Caminhando
Andrade, Risonete Alves Pereira de
Clark, Lygia, 1920-
Criação artística
Metáfora
Crítica de arte
Arte moderna - Séc. XX - Brasil
title_short Lygia Clark : a obra é o seu ato dos Casulos ao Caminhando
title_full Lygia Clark : a obra é o seu ato dos Casulos ao Caminhando
title_fullStr Lygia Clark : a obra é o seu ato dos Casulos ao Caminhando
title_full_unstemmed Lygia Clark : a obra é o seu ato dos Casulos ao Caminhando
title_sort Lygia Clark : a obra é o seu ato dos Casulos ao Caminhando
author Andrade, Risonete Alves Pereira de
author_facet Andrade, Risonete Alves Pereira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Couto, Maria de Fatima Morethy, 1963-
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Artes
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Risonete Alves Pereira de
dc.subject.por.fl_str_mv Clark, Lygia, 1920-
Criação artística
Metáfora
Crítica de arte
Arte moderna - Séc. XX - Brasil
topic Clark, Lygia, 1920-
Criação artística
Metáfora
Crítica de arte
Arte moderna - Séc. XX - Brasil
description Orientador: Maria de Fatima Morethy Couto
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2003-04-07T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1594391
ANDRADE, Risonete Alves Pereira de. Lygia Clark: a obra é o seu ato dos Casulos ao Caminhando. 2003. 255.p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1594391. Acesso em: 14 mai. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
ANDRADE, Risonete Alves Pereira de. Lygia Clark: a obra é o seu ato dos Casulos ao Caminhando. 2003. 255.p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1594391. Acesso em: 14 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1594391
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/286043
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
255.p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799139812579475456