Familia e educação formal : um estudo sobre a frequencia a escola e progressão escolar das crianças de 7 a 14 anos no municipio de Campinas em 2000

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2005
Autor(a) principal: Costa, Jose Vilton, 1973-
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599531
Resumo: Orientadores: Elisabete Doria Bilac e Tirza Aidar
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spelling Familia e educação formal : um estudo sobre a frequencia a escola e progressão escolar das crianças de 7 a 14 anos no municipio de Campinas em 2000Demografia da famíliaMulheres chefes de familiaCriançasEscolaridade - Campinas (SP)Orientadores: Elisabete Doria Bilac e Tirza AidarDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias HumanasResumo: Esta dissertação analisa a influência do tipo de organização doméstica em relação ao fato de crianças em idade escolar estarem fora da escola ou apresentarem distorção idade-série. Para tal, foram consideradas as interferências de outros fatores demográficos (presença de crianças menores que 7 anos no domicílio) e socioeconômicos (renda domiciliar per capita e escolaridade da mãe). Com dados do Censo de 2000 da área urbana de Campinas, SP, elegeu-se as crianças na faixa etária de 7 a 14 anos freqüentando o ensino fundamental ou fora da escola sem ter completado este nível, como alvo do estudo. Analisam-se as crianças nos arranjos domésticos compostos por casal e filhos, tendo o pai como responsável pelo domicílio, e aqueles formados por mãe e filhos, tendo a mãe como responsável pelo domicílio. Utilizou-se o modelo de regressão logística binária para análise estatística dos dados. Os resultados obtidos mostram-se contraditórios quanto ao efeito do tipo de arranjo doméstico. Quando os efeitos da renda domiciliar per capita, da escolaridade materna e da presença de irmãos menores de 7 anos no domicílio são incluídos no modelo logístico o arranjo domiciliar não afeta a freqüência escolar, porém interfere na distorção idade-série. Neste caso, o risco das crianças no arranjo doméstico ¿mães e filhos¿ apresentar atraso escolar é 24% superior ao risco que têm os seus congêneres no arranjo doméstico ¿casal com filhos¿. A renda domiciliar per capita e a escolaridade da mãe são os principais fatores relacionados tanto ao fato de as crianças estarem fora da escola quanto pela ocorrência de distorções idade-série. A presença de crianças menores de 7 anos no domicílio não se mostrou estatisticamente associada com as situações escolares pesquisadasAbstract: The purpose of this study is to analyses the kind of household arrangement on children at school age, being out of school or presenting an age/grade deviation. For this, it was considered the factor demographic (the presence of children younger than 7 year at home) and socioeconomic factors (household income per capita and mother education) as variables. With data of the urban area 2000 census of Campinas, São Paulo, on elected as target, children at ages 7-14, attending elementary school or out of it, before finishing that grade, on the selected the simple two-parents household and single-mother household arrangements. Binary logistic regression model was used in the results interpretation. When the household income per capita, the mother education and the presence of younger children effects are included at the logistic model, the household arrangement doesn¿t affect the school attendance, but interfere in the age/grade deviation. In the single-mother household there is a 24% higher risk to the children is delayed at school than to the simple two-parents household. The household income per capita and the mother education are the main factors affecting children out of school late in the school grade. The younger children of 7 presence at home showed no statistic significance for the schooling of childrenMestradoDemografiaMestre em Demografia[s.n.]Bilac, Elisabete Doria, 1944-Aidar, Tirza, 1961-Montali, Lilia TerezinhaCavenaghi, SuzanaUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em DemografiaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCosta, Jose Vilton, 1973-20052005-02-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf110p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599531COSTA, Jose Vilton. Familia e educação formal: um estudo sobre a frequencia a escola e progressão escolar das crianças de 7 a 14 anos no municipio de Campinas em 2000. 2005. 110p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599531. Acesso em: 25 abr. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/334844porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:08:25Zoai::334844Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:08:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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