A escola pública e as novas famílias : relações, preconceitos e exclusão

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Antunes, Janaina, 1974-
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/4973
Resumo: Orientador: Ana Archangelo
id UNICAMP-30_4d792e235c408e2e700c43f313e01b32
oai_identifier_str oai::1245838
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A escola pública e as novas famílias : relações, preconceitos e exclusãoThe public school and the new families : relationships, prejudices and exclusionBiodiversidadeExclusãoFamíliaPreconceitoPsicologia escolarDiversityExclusionFamiliesPrejudicesEducational psychologyOrientador: Ana ArchangeloTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: São abordados, neste estudo, a relação entre a escola pública e famílias que fogem da confi-guração nuclear, considerando as ações pedagógicas que possam apresentar algum tipo de preconceito direcionado especificamente a esse público. Na pesquisa, serão apresentados dados sobre as famílias de três diferentes cidades do Estado de São Paulo, cujos respectivos filhos encontram-se matriculados em escolas públicas e tenham revelado algum tipo de ex-clusão e/ou preconceito que possa ser atribuído ao modelo de família na qual se encontram. Para tanto, consideram-se as contribuições da Psicanálise, como método de análise, por ser uma ciência que nos oferece pressupostos sólidos à observação e à compreensão dos proces-sos subjetivos e inconscientes que atravessam as relações humanas. Foram oito entrevista-dos, sendo quatro familiares e quatro educadores, que concederam entrevistas de modo pre-sencial ou remoto, após o advento da pandemia COVID 19. Durante as entrevistas realiza-das presencialmente foram coletados dados de observação que enriqueceram o processo de análise dos dados. Alguns dos resultados obtidos demonstram as contradições do espaço educativo que, ao mesmo tempo em que produz e reproduz opressões, se constitui como ins-trumento de transformação da realidade e desenvolvedor das potencialidades humanas. Identificou-se ainda a carência e a necessidade de se proporcionar espaços de escuta qualifi-cada no espaço educativo. Considera-se o estudo sobre famílias algo extremamente relevan-te para a comunidade científica e educacional, dada a velocidade com que as configurações familiares se modificam na contemporaneidade, bem como a importância de formações pro-fissionais embasadas na ciência e direcionadas aos diferentes atores escolares. Assim sendo, essa pesquisa intenciona dentro de determinadas limitações concernentes ao tempo e às pos-sibilidades de uma tese de doutorado, compor uma colaboração para enriquecer esse debateAbstract: This study addresses the relationship between public school and the families that are fleeing from the nuclear configuration, considering the pedagogical actions that may present any kind of prejudice directed specifically at this audience. In this research, data will be presen-ted on families from three different cities in the State of São Paulo, whose children are en-rolled in public schools and have revealed some type of exclusion and/ or prejudice that can be attributed to the family model in which they are. Therefore, the contributions of Psycho-analysis are considered, as a method and for being a science that offers us solid presupposi-tions for the observation and understanding of subjective and unconscious processes that permeate human relationships. There were eight interviwees, four Family members and four educators, who gave interviews in person or remotely, after the advent of the COVID 19 pandemic. During the interviews carried out in person, observation data were collected that enriched the data analysis process. Some of the results obtained demonstrate the contradic-tions of the educational space that, at the same time that it produces and reproduces oppres-sions, is constituted as an instrument for transforming reality and developing human poten-cialities. It was also identified the lack and the need to provide spaces for qualified listening in the educational space. The study of families is considered to be extremely relevant for the scientific and educational Community, given the speed with which Family configurations change in contemporary times, as well as the importance of professional training based on science and aimed at diferente school actors. Therefore, this research intends, within certain limitations concerning the time and possibilities of a doctoral thesis, to composse a collabo-ration to enrich this debateDoutoradoEducaçãoDoutora em Educação[s.n.]Archangelo, Ana, 1965-Paixão, Alexandre HenriqueSoligo, Ângela FátimaOliveira, Sérgio Sócrates Baçal deBelluzzo, Sueli Regina GalloUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAntunes, Janaina, 1974-20222022-02-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (191 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/4973ANTUNES, Janaina. A escola pública e as novas famílias: relações, preconceitos e exclusão. 2022. 1 recurso online (191 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/4973. Acesso em: 26 abr. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1245838Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-07-26T17:05:47Zoai::1245838Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-07-26T17:05:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A escola pública e as novas famílias : relações, preconceitos e exclusão
The public school and the new families : relationships, prejudices and exclusion
title A escola pública e as novas famílias : relações, preconceitos e exclusão
spellingShingle A escola pública e as novas famílias : relações, preconceitos e exclusão
Antunes, Janaina, 1974-
Biodiversidade
Exclusão
Família
Preconceito
Psicologia escolar
Diversity
Exclusion
Families
Prejudices
Educational psychology
title_short A escola pública e as novas famílias : relações, preconceitos e exclusão
title_full A escola pública e as novas famílias : relações, preconceitos e exclusão
title_fullStr A escola pública e as novas famílias : relações, preconceitos e exclusão
title_full_unstemmed A escola pública e as novas famílias : relações, preconceitos e exclusão
title_sort A escola pública e as novas famílias : relações, preconceitos e exclusão
author Antunes, Janaina, 1974-
author_facet Antunes, Janaina, 1974-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Archangelo, Ana, 1965-
Paixão, Alexandre Henrique
Soligo, Ângela Fátima
Oliveira, Sérgio Sócrates Baçal de
Belluzzo, Sueli Regina Gallo
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Antunes, Janaina, 1974-
dc.subject.por.fl_str_mv Biodiversidade
Exclusão
Família
Preconceito
Psicologia escolar
Diversity
Exclusion
Families
Prejudices
Educational psychology
topic Biodiversidade
Exclusão
Família
Preconceito
Psicologia escolar
Diversity
Exclusion
Families
Prejudices
Educational psychology
description Orientador: Ana Archangelo
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2022-02-23T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/4973
ANTUNES, Janaina. A escola pública e as novas famílias: relações, preconceitos e exclusão. 2022. 1 recurso online (191 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/4973. Acesso em: 26 abr. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/4973
identifier_str_mv ANTUNES, Janaina. A escola pública e as novas famílias: relações, preconceitos e exclusão. 2022. 1 recurso online (191 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/4973. Acesso em: 26 abr. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1245838
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (191 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1797405544465563648