Avaliação institucional no ensino fundamental : a participação dos estudantes

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Pereira, Maria Simone Ferraz, 1971-
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619297
Resumo: Orientador: Mara Regina Lemes de Sordi
id UNICAMP-30_51ea492e4e38be0434ac55d998378e93
oai_identifier_str oai::898727
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Avaliação institucional no ensino fundamental : a participação dos estudantesInstitutional evaluation in elementary school : the participation of studentsAvaliação institucionalParticipaçãoParticipação estudantil na educaçãoPolíticas públicasEducação - QualidadeInstitutional evaluationParticipationStudent participation in educationPublics policiesEducation - QualityOrientador: Mara Regina Lemes de SordiTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este estudo analisa as diferentes formas de participação dos estudantes no processo de pactuação da qualidade da escola pública favorecidas por políticas democráticas, como é o caso da Avaliação Institucional participativa - AIP, implementada nas escolas de ensino fundamental da Rede Municipal de Educação de Campinas/SP. Busca-se, ainda, compreender os sentidos atribuídos pelos estudantes às questões relacionadas aos processos de qualificação da escola e às mudanças propostas pela AIP no processo educacional, no que se refere à aprendizagem da participação. O caminho metodológico ancorou-se na pesquisa qualitativa do tipo etnográfica, realizado em três escolas escolhidas a partir de um estudo exploratório de eventos organizados pela política de AIP, viabilizadores da participação dos estudantes no processo de reflexão da qualidade da escola. Procedeu-se a análise documental no sentido de compreender a trajetória dessas escolas na consolidação de seu trabalho de avaliação, conforme proposto pela política de AIP. Foi ainda realizada a observação intensiva dos espaços formais e informais da escola, intentando identificar as formas de participação dos estudantes com ênfase nas reuniões de CPA, Conselho de Alunos e grêmios. Foram realizadas entrevistas com 299 estudantes, distribuídos em 42 grupos, assim como foram entrevistados professores, funcionários e gestores das escolas. As observações e entrevistas tiveram enfoque qualitativo, o que proporcionou o desvelamento das aprendizagens e dificuldades vivenciadas pelos estudantes no processo de AIP e possibilitou a identificação de como estes estudantes concebem a escola de qualidade e, principalmente, o significado que atribuem a sua formação. Os dados indicam que as escolas têm se organizado para garantir o princípio da participação dos estudantes na CPA, mas evidenciamos que ainda existem aspectos que precisam ser compreendidos, a fim de possibilitar uma participação para além de espaços como a CPA, e assim promover uma formação que contribua de fato para que os estudantes se envolvam com a vida da escola. Revelam, ainda, que a política de AIP tem se constituído como alternativa que contribuiu para retirar os estudantes, ainda que por representação, do microespaço da sala de aula/disciplinas, das atividades pedagógicas e da escola, auxiliando-os a entender as questões que influenciam o funcionamento da escola, sua formação e, principalmente, fortalecendo-os para o retorno a este universo. Outro aspecto identificado no estudo é que a concepção de escola de qualidade e de formação dos estudantes extrapola as expectativas presentes nos exames de desempenho, que espelham concepções de educação regidas pelo viés mercadológico. Para eles, a escola de qualidade precisa garantir, por meio de boas aulas e de professores comprometidos, a apropriação e a compreensão dos conhecimentos científicos e uma formação diretamente ligada a um exercício de cidadania que passa, necessariamente, por experiências participativas. Por fim, o estudo sinaliza que a participação dos estudantes pode contribuir para a melhoria do trabalho desenvolvido pela escola quando, em sua organização, a auto-organização estudantil se constituir como um dos princípios formativos.Abstract: This study examines the different forms of student participation in the process of agreed quality public school favored by democratic politics, as in the case of Participative Institutional Evaluation (Avaliação Institucional Participativa - AIP), implemented in the elementary schools of the Municipal Education Campinas/SP. The aim is also to understand the meanings attributed by students to questions relating to the qualification of the school and the proposed changes by AIP in the educational process, with regard to learning to participate. The methodological approach was anchored in ethnographic qualitative research conducted in three schools chosen from an exploratory study of events organized by AIP policy, enablers of student participation in the process of reflection of school quality. We proceeded to document analysis in order to understand the trajectory of these schools to consolidate its assessment work, as proposed by the policy of AIP. Was also carried out intensive observation of formal and informal spaces of the school, trying to identify the forms of participation of students with an emphasis on CPA meetings, Council of Students and alumni. Interviews were conducted with 299 students divided into 42 groups, and interviewed teachers, staff and administrators of schools. The observations and interviews were qualitative approach, which provided the unveiling of learning and difficulties experienced by students in the process of AIP and enabled the identification of how these students perceive school quality and, especially, the meaning they attach to their training. The data indicate that schools have been organized to ensure the principle of student participation in the CPA, but we noted that there are still aspects that need to be understood in order to enable participation in addition to spaces such as CPA, and thus promote formation which contributes to the fact that students get involved in school life. Also show that the policy of AIP has been constituted as an alternative that contributed to withdraw students, albeit by proxy, the microspace classroom/disciplines, pedagogical activities and school, helping them to understand the issues influence the functioning of the school, their training and, especially, empowering them to return to this universe. Another aspect identified in the study is that the design of school quality and training of students goes beyond the expectations contained in performance tests that reflect conceptions of education governed by marketing bias. For them, the school needs to ensure quality through good classes and committed teachers, ownership and understanding of scientific knowledge and training directly related to an exercise of citizenship necessarily involves a participatory experiences. Finally, the study indicates that students' participation can contribute to improving the work of the school when, in your organization, self-student organization to establish itself as one of the formative principles.DoutoradoEnsino e Práticas CulturaisDoutora em Educação[s.n.]Sordi, Mara Regina Lemes de, 1955-Sordi, Mara Regina Lemes de, 1955-Mendes, Geisa do Socorro Cavalcanti VazBertagna, Regiane HelenaZan, Dirce Djanira Pacheco eGanzeli, PedroUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPereira, Maria Simone Ferraz, 1971-2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf402 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619297PEREIRA, Maria Simone Ferraz. Avaliação institucional no ensino fundamental: a participação dos estudantes. 2012. 402 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619297. Acesso em: 25 abr. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/898727porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:51:32Zoai::898727Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:51:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação institucional no ensino fundamental : a participação dos estudantes
Institutional evaluation in elementary school : the participation of students
title Avaliação institucional no ensino fundamental : a participação dos estudantes
spellingShingle Avaliação institucional no ensino fundamental : a participação dos estudantes
Pereira, Maria Simone Ferraz, 1971-
Avaliação institucional
Participação
Participação estudantil na educação
Políticas públicas
Educação - Qualidade
Institutional evaluation
Participation
Student participation in education
Publics policies
Education - Quality
title_short Avaliação institucional no ensino fundamental : a participação dos estudantes
title_full Avaliação institucional no ensino fundamental : a participação dos estudantes
title_fullStr Avaliação institucional no ensino fundamental : a participação dos estudantes
title_full_unstemmed Avaliação institucional no ensino fundamental : a participação dos estudantes
title_sort Avaliação institucional no ensino fundamental : a participação dos estudantes
author Pereira, Maria Simone Ferraz, 1971-
author_facet Pereira, Maria Simone Ferraz, 1971-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sordi, Mara Regina Lemes de, 1955-
Sordi, Mara Regina Lemes de, 1955-
Mendes, Geisa do Socorro Cavalcanti Vaz
Bertagna, Regiane Helena
Zan, Dirce Djanira Pacheco e
Ganzeli, Pedro
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Maria Simone Ferraz, 1971-
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação institucional
Participação
Participação estudantil na educação
Políticas públicas
Educação - Qualidade
Institutional evaluation
Participation
Student participation in education
Publics policies
Education - Quality
topic Avaliação institucional
Participação
Participação estudantil na educação
Políticas públicas
Educação - Qualidade
Institutional evaluation
Participation
Student participation in education
Publics policies
Education - Quality
description Orientador: Mara Regina Lemes de Sordi
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619297
PEREIRA, Maria Simone Ferraz. Avaliação institucional no ensino fundamental: a participação dos estudantes. 2012. 402 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619297. Acesso em: 25 abr. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619297
identifier_str_mv PEREIRA, Maria Simone Ferraz. Avaliação institucional no ensino fundamental: a participação dos estudantes. 2012. 402 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619297. Acesso em: 25 abr. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/898727
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
402 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1797405473631109120