Processo de formação permanente : a construção de uma nova didática na escola

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Honorato, Cynthia Aparecida Trepodoro, 1977-
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641226
Resumo: Orientador: Roberta Rocha Borges
id UNICAMP-30_5432e155c7f0a9db2626d9fdf06e09c1
oai_identifier_str oai::1164253
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Processo de formação permanente : a construção de uma nova didática na escolaProceso de formación permanente : la construcción de una nueva didáctica en la escuelaCriançasEducação permanenteAprendizagemChildsPermanent formationLearningOrientador: Roberta Rocha BorgesDissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Resumo Esta pesquisa reúne experiências pedagógicas de duas escolas municipais de Educação Infantil, ambas situadas em Mococa cidade do interior do Estado de São Paulo. São elas: EMEB "Profa. Alice Rezende Bernardes" e Prof. José Manuel Lucchesi". Este trabalho pretende reconhecer a participação ativa da criança no contexto dessa Educação, oferecendo significativa reflexão sobre o papel dos professores nesse movimento relacional. Para isso, tem como objetivo analisar em que medida a formação permanente, em serviço, contribui para que os professores se apropriem dessa experiência e assumam uma postura de reflexão que os leve a compreender e a valorizar a expressão, a comunicação e a construção do conhecimento infantil. A motivação do presente estudo parte dos desafios encontrados pela pesquisadora, também coordenadora pedagógica dessas escolas, que tem evidenciado uma série de ações e de discursos que pretendem ensinar crianças, por meio do controle de seus corpos e do cumprimento de um planejamento curricular inflexível. Infelizmente, observam-se docentes que, reféns de suas incertezas, estão imersos em uma visão de Educação transmissiva, preocupados com o "dar aulas" para cobrarem o "ensinado"; afastam-se, cada vez mais, da escola e das crianças que nela vivem. Assim, a problemática deste estudo decorre do questionamento acerca das ações que envolvem a relação entre a formação de professores e as transformações que emergem a partir de novas práticas. A metodologia utilizada é da pesquisa qualitativa e vem guiando-se pela pesquisa narrativa autobiográfica que documenta a vida em processo no cotidiano da escola. O aporte teórico fundamenta-se nos pressupostos filosóficos das escolas italianas de Reggio Emilia – experiência educativa que é referência internacional de atendimento à primeira infância e inspiração inovadora no que diz respeito a uma pedagogia democrática, transparente e cooperativa. Os dados resultantes da pesquisa apontam para a qualificação na formação profissional docente, como um processo permanente de transformação, que se abre para uma nova visão pedagógica. Através dos estudos, observa-se que não há argumentos que possam contradizer a necessária desconstrução reflexiva da velha Pedagogia. Notou-se uma diminuição da distância existente entre a criança, o professor, a escola e o saber. O exercício da prática democrática, na escola, tem levado à compreensão da necessidade de superar as didáticas escolarizantes e a concepção moralizante, permeada de padrões e estereótiposAbstract: Abstract This research brings together pedagogical experiences from two municipal schools of Early Childhood Education, both located in Mococa, a city in the interior of the State of São Paulo. They are: EMEB "Profa. Alice Rezende Bernardes "and Prof. José Manuel Lucchesi ". This work intends to recognize the active participation of the child in the context of this Education, offering a significant reflection on the role of teachers in this relational movement. To this end, it aims to analyze the extent to which inservice continuing education contributes to teachers taking ownership of this experience and assuming a posture of reflection that leads them to understand and value expression, communication and the construction of knowledge childish. The motivation of the present study is based on the challenges encountered by the researcher, who is also the pedagogical coordinator of these schools, which has shown a series of actions and speeches that intend to teach children, through the control of their bodies and the fulfillment of an inflexible curriculum planning. Unfortunately, there are teachers who, hostage to their uncertainties, are immersed in a vision of transmissive Education, concerned with "teaching" to charge for "taught"; they are increasingly distancing themselves from school and the children who live in it. Thus, the problem of this study arises from the questioning about the actions that involve the relationship between the training of teachers and the transformations that emerge from new practices. The methodology used is that of qualitative research and has been guided by autobiographical narrative research that documents life in process in the daily life of the school. The theoretical contribution is based on the philosophical assumptions of the Italian schools of Reggio Emilia - an educational experience that is an international reference for early childhood care and innovative inspiration with regard to a democratic, transparent and cooperative pedagogy. The data resulting from the research point to qualification in teacher professional training, as a permanent process of transformation, which opens up to a new pedagogical vision. Through the studies, it is observed that there are no arguments that can contradict the necessary reflexive deconstruction of the old Pedagogy. There was a decrease in the distance between the child, the teacher, the school and knowledge. The exercise of democratic practice at school has led to the understanding of the need to overcome school didactics and the moralizing concept, permeated by standards and stereotypesMestradoEducação EscolarMestra em Educação EscolarCAPES259/1502/20217[s.n.]Borges, Roberta RochaProença, Maria Alice de RezendeVarani, AdrianaSantos, Cleane Aparecida dosUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Educação EscolarUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASHonorato, Cynthia Aparecida Trepodoro, 1977-20212021-01-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (217 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641226HONORATO, Cynthia Aparecida Trepodoro. Processo de formação permanente: a construção de uma nova didática na escola. 2021. 1 recurso online (217 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641226. Acesso em: 26 abr. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1164253Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-04T16:41:46Zoai::1164253Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-05-04T16:41:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Processo de formação permanente : a construção de uma nova didática na escola
Proceso de formación permanente : la construcción de una nueva didáctica en la escuela
title Processo de formação permanente : a construção de uma nova didática na escola
spellingShingle Processo de formação permanente : a construção de uma nova didática na escola
Honorato, Cynthia Aparecida Trepodoro, 1977-
Crianças
Educação permanente
Aprendizagem
Childs
Permanent formation
Learning
title_short Processo de formação permanente : a construção de uma nova didática na escola
title_full Processo de formação permanente : a construção de uma nova didática na escola
title_fullStr Processo de formação permanente : a construção de uma nova didática na escola
title_full_unstemmed Processo de formação permanente : a construção de uma nova didática na escola
title_sort Processo de formação permanente : a construção de uma nova didática na escola
author Honorato, Cynthia Aparecida Trepodoro, 1977-
author_facet Honorato, Cynthia Aparecida Trepodoro, 1977-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Borges, Roberta Rocha
Proença, Maria Alice de Rezende
Varani, Adriana
Santos, Cleane Aparecida dos
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Honorato, Cynthia Aparecida Trepodoro, 1977-
dc.subject.por.fl_str_mv Crianças
Educação permanente
Aprendizagem
Childs
Permanent formation
Learning
topic Crianças
Educação permanente
Aprendizagem
Childs
Permanent formation
Learning
description Orientador: Roberta Rocha Borges
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-01-22T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641226
HONORATO, Cynthia Aparecida Trepodoro. Processo de formação permanente: a construção de uma nova didática na escola. 2021. 1 recurso online (217 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641226. Acesso em: 26 abr. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641226
identifier_str_mv HONORATO, Cynthia Aparecida Trepodoro. Processo de formação permanente: a construção de uma nova didática na escola. 2021. 1 recurso online (217 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641226. Acesso em: 26 abr. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1164253
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (217 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1797405532888236032