Formação e gestao de uma comunidade virtual de pratica : criação e validação de um instrumento de pesquisa

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2007
Autor(a) principal: Silva, Mariana da Rocha Corrêa, 1979-
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605360
Resumo: Orientador: Dirceu da Silva
id UNICAMP-30_58ecc238da8bd35239134df9673fa9de
oai_identifier_str oai::404686
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Formação e gestao de uma comunidade virtual de pratica : criação e validação de um instrumento de pesquisaFormation and management of a virtual community of practice : creation and validation of a research instrumentComunidades virtuaisAnálise fatorialGestão educacionalVirtual communityAnalysis factorialEducational managementOrientador: Dirceu da SilvaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Essa dissertação descreve uma pesquisa quantitativa e qualitativa que propõe, desenvolve e valida um instrumento de pesquisa que investiga a visão de alunos sobre as características do processo de constituição e gestão de uma comunidade virtual de prática. Uma comunidade virtual de prática é definida neste trabalho a partir da junção de características das comunidades virtuais de aprendizagem e comunidades de prática, descritas na literatura. Um aspecto fundamental de uma comunidade virtual de prática é sua dimensão interativa, que propicia diversas formas de comunicação, interlocução e colaboração na constituição do conhecimento compartilhado e na formação continuada das pessoas envolvidas. O levantamento bibliográfico sobre as características e aspectos do funcionamento e gestão de comunidades virtuais de aprendizagem e comunidades de prática possibilitou a elaboração de uma escala Likert que foi aplicada com os alunos do Curso de Especialização em Gestão Educacional ¿ CEGE ¿ um curso semi-presencial que utilizou o ambiente TelEduc como ambiente computacional de suporte às aulas presenciaisoferecido no período de outubro de 2005 a dezembro de 2006. Os dados obtidos foram submetidos à Análise Fatorial Exploratória, possibilitando a criação de um modelo de medidas, que mostra como as variáveis ou indicadores se compõem e a correlação entre eles. A partir desta análise, foram encontrados 7 fatores que representam a colaboração (Fator 1), a interação e comunicação (Fator 2), as atividades realizadas no ambiente TelEduc (Fator 3), as aulas presenciais (Fator 4), o feedback para atividades e discussões realizados no ambiente (Fator 5), os aspectos técnicos (Fator 6) e a organização geral do curso (Fator 7), como as características mais relevantes de comunidades virtuais de prática, observadas pelos alunos. Ainda constatou-se que a principal característica de uma comunidade virtual de prática, encontrada no curso CEGE pelos alunos foi a colaboração, destacando-se como a que mais pôde contribuir no processo de formação dos gestores envolvidos no cursoAbstract: This thesis describes a quantitative and qualitative research which proposes, develops and validates a research instrument that investigates the student¿s perception about the characteristics of the constitution and management process of a virtual practical community. A virtual community of practice is defined in this work by joining characteristics of virtual learning communities and communities of practice, which are described in the literature. A fundamental aspect of a virtual practical community is its interactive dimension, which allows several ways of communication, interlocution and collaboration in forming shared knowledge and in the continuous formation of the involved parts. The bibliographical research about the characteristics and aspects of functioning and management of virtual learning communities and communities of practice enabled the elaboration of a Likert scale which was applied to students from the Specialization in Educational Management Course ¿ CEGE ¿ which is a mixed course (part face-to-face and part web based) that utilized the TelEduc environment as a support computational environment to face-to-face classes, offered between October 2005 and December 2006. The acquired data was submitted to an Exploratory Factor Analysis, enabling the reation of a measurements¿ model, which shows how variables or indicators are composed and what is the relationship between them. From this analysis, seven factors were found to represent the collaboration (Factor 1), the interaction (Factor 2), the activities which took place within the TelEduc environment (Factor 3), the face-to-face classes (Factor 4), the feedback to activities and discussions which took place in the environment (Factor 5), the technical aspects (Factor 6) and the overall organization of the course (Factor 7), as the most relevant characteristics of virtual practical communities, as perceived by the students. Furthermore, it was evidenced that the main characteristic of a virtual community of practice found in the CEGE course by the students was the collaboration, emphasized as the one which most contributed in the formation process of managers involved in the courseMestradoEducação, Ciência e TecnologiaMestre em Educação[s.n.]Silva, Dirceu da, 1957-Miskulin, Rosana Giaretta SguerraMoura, Anna Regina Lanner deBianchini, DavidBittencourt, Agueda BernardeteUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSilva, Mariana da Rocha Corrêa, 1979-20072007-08-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf157p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605360SILVA, Mariana da Rocha Corrêa. Formação e gestao de uma comunidade virtual de pratica: criação e validação de um instrumento de pesquisa. 2007. 157p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605360. Acesso em: 25 abr. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/404686porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:56:21Zoai::404686Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:56:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação e gestao de uma comunidade virtual de pratica : criação e validação de um instrumento de pesquisa
Formation and management of a virtual community of practice : creation and validation of a research instrument
title Formação e gestao de uma comunidade virtual de pratica : criação e validação de um instrumento de pesquisa
spellingShingle Formação e gestao de uma comunidade virtual de pratica : criação e validação de um instrumento de pesquisa
Silva, Mariana da Rocha Corrêa, 1979-
Comunidades virtuais
Análise fatorial
Gestão educacional
Virtual community
Analysis factorial
Educational management
title_short Formação e gestao de uma comunidade virtual de pratica : criação e validação de um instrumento de pesquisa
title_full Formação e gestao de uma comunidade virtual de pratica : criação e validação de um instrumento de pesquisa
title_fullStr Formação e gestao de uma comunidade virtual de pratica : criação e validação de um instrumento de pesquisa
title_full_unstemmed Formação e gestao de uma comunidade virtual de pratica : criação e validação de um instrumento de pesquisa
title_sort Formação e gestao de uma comunidade virtual de pratica : criação e validação de um instrumento de pesquisa
author Silva, Mariana da Rocha Corrêa, 1979-
author_facet Silva, Mariana da Rocha Corrêa, 1979-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Dirceu da, 1957-
Miskulin, Rosana Giaretta Sguerra
Moura, Anna Regina Lanner de
Bianchini, David
Bittencourt, Agueda Bernardete
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Mariana da Rocha Corrêa, 1979-
dc.subject.por.fl_str_mv Comunidades virtuais
Análise fatorial
Gestão educacional
Virtual community
Analysis factorial
Educational management
topic Comunidades virtuais
Análise fatorial
Gestão educacional
Virtual community
Analysis factorial
Educational management
description Orientador: Dirceu da Silva
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2007-08-23T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605360
SILVA, Mariana da Rocha Corrêa. Formação e gestao de uma comunidade virtual de pratica: criação e validação de um instrumento de pesquisa. 2007. 157p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605360. Acesso em: 25 abr. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
SILVA, Mariana da Rocha Corrêa. Formação e gestao de uma comunidade virtual de pratica: criação e validação de um instrumento de pesquisa. 2007. 157p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605360. Acesso em: 25 abr. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605360
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/404686
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
157p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1797405395440893952