A educação continuada sob o olhar da supervisora de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2002
Autor(a) principal: Caiado, Carla das Virgens
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591650
Resumo: Orientador : Mara Regina Lemes de Sordi
id UNICAMP-30_5bab2d3a1bcbf243ccd1ff6c5ce961d3
oai_identifier_str oai::227717
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A educação continuada sob o olhar da supervisora de enfermagemEducação permanenteEnfermagemGlobalizaçãoOrientador : Mara Regina Lemes de SordiDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este trabalho é uma pesquisa qualitativa cujo objetivo central é problematizar o conceito e a prática da educação continuada sob o olhar da supervisora de enfermagem, que trabalha em um hospital de referência para urgência e emergência, com caráter público municipal, na cidade de Campinas interior do estado de São Paulo. Essa busca por ser uma pesquisa social, foi realizada com base na perspectiva hermenêutica-dialética, cujos pressupostos teóricos adotados se encontram em MINA YO (1999), defendidos por Gadamer e Habermas. Nesses pressupostos encontramos o respeito ao pesquisador enquanto ser social, com suas perspectivas sobre o mundo a ser investigado, onde também é inserido. Nessa intenção, o mesmo mostra as categorias analíticas sob as quais se estruturam as fases de busca dos dados e análise. Optamos por assumir as categorias "educação e trabalho em saúde", "conhecimento, trabalho e poder" e "a relação indivíduo, coletivo e instituição", que perpassaram a interpretação dos dados agrupados nos eixos temáticos: "conceito de educação continuada", "prática de educação continuada", "conseqüências da prática da educação continuada", "fatores que influenciam na prática da educação continuada" e "expectativas e críticas da educação continuada". A análise nos conduziu à constatação de que as supervisoras entrevistadas conceituam a educação continuada com fins tecnicistas e inerentes à função da enfermeira, com indicações de que as ações são separadas: enfermeira que trabalha com educação continuada e enfermeira assistencial. A educação como uma forma de transformação social, não se revelou nas falas, porém predominou o tipo "transmissão do conhecimento", o que associamos com a história da docilidade da enfermagem, como elemento politicamente interessante na manutenção das estruturas econômicas e com modelo de formação educacional. Muitas são as contradições que aparecem com relação à prática, revelando a importância das condições objetivas de trabalho oferecidas pela instituição para o aprimoramento da assistência de enfermagem prestada. A educação continuada necessita ser entendida pela enfermagem e órgãos formadores como um processo com poder de contribuir para transformar a realidade, desde que se permitam momentos de reflexão e criação conscientes das múltiplas determinações que afetam o agir profissional, que não pode ser reduzido à sua dimensão tecnicista. Só assim faz sentido construírem-se competências em saúde, em que o humano encontre espaço e se faça presente, resistindo à lógica do mercado que parece se impor sem resistência por falta de um questionamento crítico e político acerca de seus reais interessesAbstract: This work is a qualitative study designed to access the concept and practice of continuous education under the view of a chief nurse working in a public hospital in Campinas city. This hospital is the reference for emergency care in the city and surrounds. This social research was conducted on a hermeneutic-dialetic perspective, with theoretical basis cited by MINA YO (1999) after the work of Gadamer and Habermas. These premises refer to the investigator as a social being, with insertions in the world under investigation. We assumed categories such as "education and healthcare work", "knowledge, work and power" and "relations: individual, groups and institutions", that help on the interpretation of data in thematic items: "concept of continuous education", "practice of continuous education and its consequence", "factors that influence the practice of continuous education" and "expectations and critics on continuous education". The analysis leads us to the conclusion that the chief nurses have a technicist view of continuous education inherent to their health care practice. They understand that education and healthcare play distinct roles in the hospital. Education was seen merely as "transmission of knowledge", not as a means of social intervention. We assume that this is due to a historical view of nurses as "docile elements" that aid in the maintenance of economical structures, and to contemporary educational models. Many contradictions appear with respect to practice, revealing the importance of objective conditions for the improvement of nursing care in the hospital. Nurses and professional schools must understand continuous education as a process with power to change reality, once creative reflections and consciousness of multiples determinants of practice are allowed. This determinants must not be reduced to technicist perspectives. On this basis, competence in health care can be delineated: respecting human space and resisting to market ideology that otherwise wi1l prevail in the lack of critical and political questioningMestradoMestre em Educação[s.n.]Sordi, Mara Regina Lemes de, 1955-Sordi, Mara Regina Lemes de, 1955-Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCaiado, Carla das Virgens20022002-02-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf151 p.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591650CAIADO, Carla das Virgens. A educação continuada sob o olhar da supervisora de enfermagem. 2002. 151 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591650. Acesso em: 25 abr. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/227717porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T03:32:08Zoai::227717Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T03:32:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação continuada sob o olhar da supervisora de enfermagem
title A educação continuada sob o olhar da supervisora de enfermagem
spellingShingle A educação continuada sob o olhar da supervisora de enfermagem
Caiado, Carla das Virgens
Educação permanente
Enfermagem
Globalização
title_short A educação continuada sob o olhar da supervisora de enfermagem
title_full A educação continuada sob o olhar da supervisora de enfermagem
title_fullStr A educação continuada sob o olhar da supervisora de enfermagem
title_full_unstemmed A educação continuada sob o olhar da supervisora de enfermagem
title_sort A educação continuada sob o olhar da supervisora de enfermagem
author Caiado, Carla das Virgens
author_facet Caiado, Carla das Virgens
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sordi, Mara Regina Lemes de, 1955-
Sordi, Mara Regina Lemes de, 1955-
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Caiado, Carla das Virgens
dc.subject.por.fl_str_mv Educação permanente
Enfermagem
Globalização
topic Educação permanente
Enfermagem
Globalização
description Orientador : Mara Regina Lemes de Sordi
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002
2002-02-25T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591650
CAIADO, Carla das Virgens. A educação continuada sob o olhar da supervisora de enfermagem. 2002. 151 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591650. Acesso em: 25 abr. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
CAIADO, Carla das Virgens. A educação continuada sob o olhar da supervisora de enfermagem. 2002. 151 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591650. Acesso em: 25 abr. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591650
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/227717
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
151 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1797405329630167040