"Muitas mais coisas" : telenovela, consumo e genero

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2001
Autor(a) principal: Almeida, Heloisa Buarque de, 1965-
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591293
Resumo: Orientador : Guita Grin Debert
id UNICAMP-30_5c560e95cedf49d75fbb292aaae0b150
oai_identifier_str oai::224187
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling "Muitas mais coisas" : telenovela, consumo e generoTelevisãoTelenovelasPublicidadeSociedade de consumoTelevisão - Receptores e recepçãoOrientador : Guita Grin DebertTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias HumanasResumo: Esta tese analisa a relação entre telenovela e formação de hábitos de consumo, em suas interfaces com as construções de gênero. Para tanto, realiza por um lado uma etnografia de recepção de uma novela das oito da Rede Globo, O Rei do Gado, com famílias de camadas médias e populares na cidade de Montes Claros (MG). Nesta etnografia, mostra como, na interação com a novela, os espectadores transformam-se em consumidores. Os espectadores realizam um intenso processo de diálogo e reflexão de suas próprias vidas pessoais através da interação com a narrativa da novela. Nesse processo, eles revêm seus pontos de vista e, aos poucos, familiarizam-se com as concepções e valores que são utilizados nos anúncios publicitários, com bens, serviços e estilos de vida por eles promovidos. As telenovelas, portanto, preparam os espectadores para que compreendam os anúncios e tomem-se parte de um sociedade de consumo. Por outro lado, esta investigação faz uma pesquisa junto ao meio publicitário em sua interface com a televisão através de entrevistas com publicitárias (em São Paulo) e análise de revistas de publicidade e marketing. O trabalho analisa como funciona este meio, quais aspectos são importantes na construção de um saber profissional e em que medida os anúncios utilizam uma série de representações que estão presentes nas novelas. As novelas funcionam, assim, como uma espécie de educação de sentimentos numa sociedade de consumoAbstract: This Ph.D. dissertation analyzes the relation between telenovela and the formation of consuming practices, relating it to gender constructions. On the one hand, a telenovela reception ethnography was made among middle and working classes in Montes Claros (in the state of Minas Gerais), with an eight o'clock Globo narrative called The Cattle King. This ethnography searches to understand the process in which viewers are transformed into consumers in the interaction with telenovelas. It realizes how TV viewers go through an intense reflexive process when watching telenovelas, reflecting about their own personallives. Telenovelas show conceptions, values and lifestyles which are also used by TV commercials, as well as goods and services they ali promote. In this process, viewers change their conceptions and get used to those values and lifestyles later used by commercials. Telenovelas therefore prepare them to read the commercials and to take part in a consumer society. On the other hand, another research was made amongthe advertising field, both interviewing professionals in São Paulo and analyzing specialized magazines. The dissertation analyzes how this field works in its interaction with television, the constructions of a particular professional knowledge and how ads use many values and conceptions which are also present in telenovelas. Telenovelas are thus seen as a type of sentiment formation in a consumer societyDoutoradoDoutor em Antropologia Social[s.n.]Debert, Guita Grin, 1948-Montes, Maria LúciaHamburger, Esther ImperioBerquó, Elza SalvatoriPiscitelli, Adriana GraciaUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Antropologia SocialUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAlmeida, Heloisa Buarque de, 1965-20012001-11-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf320p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591293ALMEIDA, Heloisa Buarque de. "Muitas mais coisas": telenovela, consumo e genero. 2001. 320p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591293. Acesso em: 14 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/224187porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T03:29:20Zoai::224187Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T03:29:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv "Muitas mais coisas" : telenovela, consumo e genero
title "Muitas mais coisas" : telenovela, consumo e genero
spellingShingle "Muitas mais coisas" : telenovela, consumo e genero
Almeida, Heloisa Buarque de, 1965-
Televisão
Telenovelas
Publicidade
Sociedade de consumo
Televisão - Receptores e recepção
title_short "Muitas mais coisas" : telenovela, consumo e genero
title_full "Muitas mais coisas" : telenovela, consumo e genero
title_fullStr "Muitas mais coisas" : telenovela, consumo e genero
title_full_unstemmed "Muitas mais coisas" : telenovela, consumo e genero
title_sort "Muitas mais coisas" : telenovela, consumo e genero
author Almeida, Heloisa Buarque de, 1965-
author_facet Almeida, Heloisa Buarque de, 1965-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Debert, Guita Grin, 1948-
Montes, Maria Lúcia
Hamburger, Esther Imperio
Berquó, Elza Salvatori
Piscitelli, Adriana Gracia
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Heloisa Buarque de, 1965-
dc.subject.por.fl_str_mv Televisão
Telenovelas
Publicidade
Sociedade de consumo
Televisão - Receptores e recepção
topic Televisão
Telenovelas
Publicidade
Sociedade de consumo
Televisão - Receptores e recepção
description Orientador : Guita Grin Debert
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001
2001-11-26T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591293
ALMEIDA, Heloisa Buarque de. "Muitas mais coisas": telenovela, consumo e genero. 2001. 320p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591293. Acesso em: 14 mai. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
ALMEIDA, Heloisa Buarque de. "Muitas mais coisas": telenovela, consumo e genero. 2001. 320p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591293. Acesso em: 14 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591293
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/224187
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
320p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799139794995904512