Livros à venda : presença de romances em anúncios de jornais

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Mançano, Regiane
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612303
Resumo: Orientador: Márcia Azevedo de Abreu
id UNICAMP-30_5d6e1cb441c24022ec3bed073dd37881
oai_identifier_str oai::770686
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Livros à venda : presença de romances em anúncios de jornaisBooks for sale : the presence of novels in newspapers advertisementsRomancePublicidadeJornaisSéculo XIXNovelAdvertisementNewspapersOrientador: Márcia Azevedo de AbreuDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da LinguagemResumo: A presença de romances no Rio de Janeiro, na primeira metade do século XIX, pode ser estudada por meio de anúncios veiculados em três dos principais jornais fluminenses em circulação no século XIX: o Correio Brasiliense (W. Lewis: Londres, 1808-1822), a Gazeta do Rio de Janeiro (Impressão Régia: Rio de Janeiro, 1808-1822) e o Jornal do Commercio (Pierre Plancher: Rio de Janeiro, 1827-1844). Em um período de crescente acesso aos periódicos, os livreiros passaram a utilizar este veículo para divulgar ao público as obras de suas prateleiras. A partir da análise desse material, é possível obter informações sobre os livreiros mais atuantes, sobre os títulos de maior divulgação, sobre a materialidade dos impressos e seu preço, bem como sobre os critérios de valorização das obras e sobre as estratégias empregadas para o convencimento do possível comprador. As estreitas relações entre a propaganda e a crítica literária, que começava a ser divulgada em periódicos, também podem ser observadas. Com isto, a análise da publicidade de romances pode auxiliar a compreensão do processo de difusão e consolidação do gênero no BrasilAbstract: The presence of novels in Rio de Janeiro, in the first half of the nineteenth century, can be studied through the advertisement published in three of the major newspapers in Rio de Janeiro: Correio Brasiliense (W. Lewis: London, 1808-1822), Gazeta do Rio de Janeiro (Royal Printing: Rio de Janeiro, 1808-1822) and Jornal do Commercio (Pierre Plancher: Rio de Janeiro, 1827-1844). In a period of increasing access to periodicals, booksellers began to use them to make public the books available in their bookstores. The analysis of this material provides information about the most active booksellers, about the most advertised books, about the materiality of those books and their prices. It is also possible to exam the criteria used to evaluate the novels and the strategies employed to convince the possible clients to buy a book. It is also possible to observe the close relationship between advertisement and literary criticism that began to be published in periodicals. Therefore, the analysis of novels' advertisement may help to understand the process of diffusion and consolidation of the genre in BrazilMestradoHistória e Historiografia LiteráriaMestre em Teoria e História Literária[s.n.]Abreu, Márcia, 1963-Schapochnik, NelsonUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Teoria e História LiteráriaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMançano, Regiane2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf319 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612303MANÇANO, Regiane. Livros à venda: presença de romances em anúncios de jornais. 2010. 319 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612303. Acesso em: 25 abr. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/770686porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:54:27Zoai::770686Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:54:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Livros à venda : presença de romances em anúncios de jornais
Books for sale : the presence of novels in newspapers advertisements
title Livros à venda : presença de romances em anúncios de jornais
spellingShingle Livros à venda : presença de romances em anúncios de jornais
Mançano, Regiane
Romance
Publicidade
Jornais
Século XIX
Novel
Advertisement
Newspapers
title_short Livros à venda : presença de romances em anúncios de jornais
title_full Livros à venda : presença de romances em anúncios de jornais
title_fullStr Livros à venda : presença de romances em anúncios de jornais
title_full_unstemmed Livros à venda : presença de romances em anúncios de jornais
title_sort Livros à venda : presença de romances em anúncios de jornais
author Mançano, Regiane
author_facet Mançano, Regiane
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Abreu, Márcia, 1963-
Schapochnik, Nelson
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Teoria e História Literária
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Mançano, Regiane
dc.subject.por.fl_str_mv Romance
Publicidade
Jornais
Século XIX
Novel
Advertisement
Newspapers
topic Romance
Publicidade
Jornais
Século XIX
Novel
Advertisement
Newspapers
description Orientador: Márcia Azevedo de Abreu
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612303
MANÇANO, Regiane. Livros à venda: presença de romances em anúncios de jornais. 2010. 319 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612303. Acesso em: 25 abr. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612303
identifier_str_mv MANÇANO, Regiane. Livros à venda: presença de romances em anúncios de jornais. 2010. 319 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612303. Acesso em: 25 abr. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/770686
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
319 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1797405435927461888