Aplicações didáticas para o ensino de biologia : aulas práticas e jogos para o ensino médio

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Costa, Natalie, 1983-
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637479
Resumo: Orientador: Cristina Vicente Pontes
id UNICAMP-30_5e9f9a87db0c50fdf8283db25ec7afb1
oai_identifier_str oai::1094724
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Aplicações didáticas para o ensino de biologia : aulas práticas e jogos para o ensino médioTeaching applications for biological education : practical classes and games for high schoolAprendizagemAprendizagem experimentalLaboratóriosLearningExperiential learningLaboratoriesOrientador: Cristina Vicente PontesDissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de BiologiaResumo: A falta de motivação e envolvimento dos alunos pelas aulas de biologia gera uma busca constante por novas metodologias de ensino a fim de despertar o interesse e a participação dos estudantes. O desenvolvimento das atividades experimentais pode auxiliar na fixação dos conhecimentos básicos em biologia sendo assim uma boa estratégia para a sala de aula. Esta dissertação teve como temática compreender a importância da experimentação no Ensino de Biologia e demonstrar o potencial didático das atividades experimentais como estratégia de ensino. A pesquisa foi desenvolvida nos três anos do ensino médio da Escola Estadual Francisco Ribeiro da Fonseca através de uma abordagem quantitativa com ênfase na descrição e interpretação dos dados obtidos através de um pós ¿ teste. Após a análise dos dados, os resultados apontaram que as atividades experimentais podem melhorar a qualidade das aulas de biologia e que quando estas foram aplicadas anterior à explanação do conteúdo pelo professor permitiu ao aluno ser mais participativo no processo de ensino aprendizagem, em função dessa participação o tema passou a ser mais importante o que gerou aulas dinâmicas e atrativas proporcionando a obtenção de um maior grau de conhecimento. Portanto, a atividades diversificadas como forma de apresentar um tema no ensino de biologia tem uma importância significativa na aprendizagem ajudando na aquisição e compreensão dos conteúdos de biologiaAbstract: The lack of motivation and involvement of students in biology classes generates a constant search for new teaching methodologies in order to arouse students' interest and participation. The development of experimental activities can help in establishing the basic knowledge in biology, thus being a good strategy for the classroom. The purpose of this dissertation was to understand the importance of experimentation in Biology Teaching and to demonstrate the didactic potential of experimental activities as a teaching strategy. The research was developed in the three years of high school of the Escola Estadual Francisco Ribeiro da Fonseca through a quantitative approach with emphasis on the description and interpretation of the data obtained through a post - test. After analyzing the data, the results indicated that the experimental activities can improve the quality of biology classes and that when these were applied prior to the explanation of the content by the teacher allowed the student to be more participatory in the process of teaching learning, due to this participation the subject became more important which generated dynamic and attractive classes providing a higher degree of knowledge. Therefore, the diversified activities as a way of presenting a theme in biology teaching have a significant importance in learning helping in the acquisition and understanding of biology contentsMestradoEnsino de BiologiaMestra em Ensino de BiologiaCAPES[s.n.]Vicente, Cristina Pontes, 1965-Lourenço, Luciana BolsoniGirotto Júnior, GildoUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de BiologiaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede NacionalUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCosta, Natalie, 1983-20192019-07-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (199 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637479COSTA, Natalie. Aplicações didáticas para o ensino de biologia: aulas práticas e jogos para o ensino médio. 2019. 1 recurso online (199 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637479. Acesso em: 26 abr. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1094724Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-30T13:02:58Zoai::1094724Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-06-30T13:02:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Aplicações didáticas para o ensino de biologia : aulas práticas e jogos para o ensino médio
Teaching applications for biological education : practical classes and games for high school
title Aplicações didáticas para o ensino de biologia : aulas práticas e jogos para o ensino médio
spellingShingle Aplicações didáticas para o ensino de biologia : aulas práticas e jogos para o ensino médio
Costa, Natalie, 1983-
Aprendizagem
Aprendizagem experimental
Laboratórios
Learning
Experiential learning
Laboratories
title_short Aplicações didáticas para o ensino de biologia : aulas práticas e jogos para o ensino médio
title_full Aplicações didáticas para o ensino de biologia : aulas práticas e jogos para o ensino médio
title_fullStr Aplicações didáticas para o ensino de biologia : aulas práticas e jogos para o ensino médio
title_full_unstemmed Aplicações didáticas para o ensino de biologia : aulas práticas e jogos para o ensino médio
title_sort Aplicações didáticas para o ensino de biologia : aulas práticas e jogos para o ensino médio
author Costa, Natalie, 1983-
author_facet Costa, Natalie, 1983-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vicente, Cristina Pontes, 1965-
Lourenço, Luciana Bolsoni
Girotto Júnior, Gildo
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Biologia
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Natalie, 1983-
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Aprendizagem experimental
Laboratórios
Learning
Experiential learning
Laboratories
topic Aprendizagem
Aprendizagem experimental
Laboratórios
Learning
Experiential learning
Laboratories
description Orientador: Cristina Vicente Pontes
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-07-03T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637479
COSTA, Natalie. Aplicações didáticas para o ensino de biologia: aulas práticas e jogos para o ensino médio. 2019. 1 recurso online (199 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637479. Acesso em: 26 abr. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637479
identifier_str_mv COSTA, Natalie. Aplicações didáticas para o ensino de biologia: aulas práticas e jogos para o ensino médio. 2019. 1 recurso online (199 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637479. Acesso em: 26 abr. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1094724
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (199 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1797405514080976896