Conhecimento formal, leitura ficcional e realidade : um intertexto

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2006
Autor(a) principal: Pizarro, Dione
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602464
Resumo: Orientador: Silvio Donizette de Oliveira Gallo
id UNICAMP-30_64ee832b686e4e98990b1a1706404559
oai_identifier_str oai::366063
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Conhecimento formal, leitura ficcional e realidade : um intertextoFormal Knowledge, reading and reality: an inter-textAutobiografiaCurrículosCotidiano escolarAutobiographyCurriculumSchool dailyOrientador: Silvio Donizette de Oliveira GalloDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A partir de minhas experiências como aluna e professora, investigo as transformações e permanências no currículo escolar. Problematizo a pertinência dos projetos inseridos como parte da flexibilização da nova LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação); a abertura das escolas para projetos de inserção dos menos favorecidos e o discurso da inclusão a partir do multiculturalismo e do localismo, ou seja, a partir da realidade sociocognitiva dos alunos. Proponho, frente à gravidade da situação de analfabetismo ou semi-analfabetismo e também, frente à abertura da escola para atividades extra-curriculares e para todo o azar de violências, que a formação dos estudantes seja pautada pelo desenvolvimento da leitura, do aprendizado da norma culta da língua, do aprendizado dos conhecimentos formais mais universais, os quais devem se constituir em objetivo primeiro da escola, como momento de formação e emancipação intelectual individual e de alteridade. Também, insisto na manutenção da escola como o lugar da disciplina na sua positividade, ou seja, como momento de aprendizagem, de produção de saberes emancipatórios por meio do desenvolvimento da leitura e da intertextualidadeAbstract: Taking as starting point my experiences as student and teacher, I research on changes and fixtures in school curriculum. I question the pertinence of projects included as part of the flexibleness derived from the new LDB -Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Law on Education Norms and Foundations); the opening of schools to projects of inclusion of the economically excluded, and the inclusion discourse centered on multiculturalism and localism, that is to say, inclusion based on students¿ socio-cognitive reality. Considering the gravity of students¿ illiteracy and semi-illiteracy as well as the opening of schools to extracurricular activities and to all sorts of violence hazards, I propose that students¿ education should be rooted in the development of reading competence, in the learning of standard Portuguese dialect, in the acquisition of the more universal formal knowledge which must constitute the first and foremost school objective, being school time viewed as the moment for individuals¿ intellectual formation and emancipation, and alterity. Also, I insist on the positive rôle of school as a disciplinary institution in that it provides for the learning and production of emancipating knowledgeMestradoFilosofia e História da EducaçãoMestre em Educação[s.n.]Gallo, Silvio Donizetti de Oliveira, 1963-Souza, Regina Maria deDanelon, MarcioPeres, CarmemUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPizarro, Dione20062006-02-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf116p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602464PIZARRO, Dione. Conhecimento formal, leitura ficcional e realidade: um intertexto. 2006. 116p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602464. Acesso em: 14 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/366063porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:30:01Zoai::366063Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:30:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Conhecimento formal, leitura ficcional e realidade : um intertexto
Formal Knowledge, reading and reality: an inter-text
title Conhecimento formal, leitura ficcional e realidade : um intertexto
spellingShingle Conhecimento formal, leitura ficcional e realidade : um intertexto
Pizarro, Dione
Autobiografia
Currículos
Cotidiano escolar
Autobiography
Curriculum
School daily
title_short Conhecimento formal, leitura ficcional e realidade : um intertexto
title_full Conhecimento formal, leitura ficcional e realidade : um intertexto
title_fullStr Conhecimento formal, leitura ficcional e realidade : um intertexto
title_full_unstemmed Conhecimento formal, leitura ficcional e realidade : um intertexto
title_sort Conhecimento formal, leitura ficcional e realidade : um intertexto
author Pizarro, Dione
author_facet Pizarro, Dione
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gallo, Silvio Donizetti de Oliveira, 1963-
Souza, Regina Maria de
Danelon, Marcio
Peres, Carmem
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Pizarro, Dione
dc.subject.por.fl_str_mv Autobiografia
Currículos
Cotidiano escolar
Autobiography
Curriculum
School daily
topic Autobiografia
Currículos
Cotidiano escolar
Autobiography
Curriculum
School daily
description Orientador: Silvio Donizette de Oliveira Gallo
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2006-02-21T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602464
PIZARRO, Dione. Conhecimento formal, leitura ficcional e realidade: um intertexto. 2006. 116p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602464. Acesso em: 14 mai. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
PIZARRO, Dione. Conhecimento formal, leitura ficcional e realidade: um intertexto. 2006. 116p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602464. Acesso em: 14 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602464
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/366063
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
116p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799139845471207424