As representações sociais no processo de formação docente em serviço : um estudo com memorias de fprmação

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Grandin, Luciane Aparecida
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606821
Resumo: Orientador: Angela Fatima Soligo
id UNICAMP-30_6cbbb9ddc70bd0980a405fd379af2feb
oai_identifier_str oai::422576
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling As representações sociais no processo de formação docente em serviço : um estudo com memorias de fprmaçãoThe Social Representations in the process of teaching formation in service : a study with momorialsFormação de professoresRepresentações sociaisMemorialTraining teachersSocial representationOrientador: Angela Fatima SoligoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A presente pesquisa teve por objetivo a identificação e a análise das representações sociais de professores em exercício que fizeram o curso de graduação em Pedagogia. Para tanto, foi utilizado o Memorial de Formação, trabalho de conclusão de curso desses alunos-professores, em que estes fazem uma relação entre sua história de vida, sua prática pedagógica e o que foi vivenciado na graduação. Por meio da Análise de Conteúdo foram estabelecidas categorias de análise, tendo como referência dois eixos centrais: as representações de identidade e da prática docentes. As representações sociais dos professores, como visões de mundo e interpretações da realidade, são construídas e reconstruídas por meio das interações sociais que são estabelecidas ao longo do curso de formação (com os professores, com os colegas, pelo contato com as novas teorias) e evidenciadas durante o processo de escrita do Memorial de Formação. Foram reveladas novas representações sobre si: professor mais consciente de seu papel, professor-pesquisador, professor como formador de cidadãos críticos, professor aberto à mudanças. Com relação à prática pedagógica, as representações foram marcadas pelas transformações nas funções sociais da alfabetização, da avaliação e de um novo olhar sobre o aluno. Com relação à formação continuada do professor, concluímos que esta deve estar fundamentada em um trabalho de reflexividade crítica sobre as práticas e de (re)construção contínua de identidade pessoal e profissional, sempre considerando a experiência trazida pelos professores, numa relação dialógica entre prática e teoria, experiência e conhecimentoAbstract: The present research had as objective the identification and the analysis of the social representations of teachers in service who had made the course of graduation in Pedagogy. For this, the Memorial of Formation was used as a work of conclusion of course of these pupils-teachers, in which these make a relation between their history of life, their pedagogic practice and what was learned in the graduation. By means of the Analysis of Content categories of analysis were established, taking two central points as reference: the teachers¿ representations of identity and of the practice. The social representations of the teachers, like world visions and interpretations of the reality, are constructed and reconstructed through the social interactions that are established along the course of formation (with th teachers, with the colleagues, for the contact with the new theories) and shown up during the process of writing of the Memorial of Formation. New representations were revealed: teacher more conscious of their paper, teacher-investigator, teacher like former of critical citizens, teacher opened to the changes. Regarding the pedagogic practice, the representations were marked by the transformations in the social functions of the literacy, of the evaluation and of a new glance about their pupils. With relation the continued formation of the teacher, we end that this one must be based on a work of critical reflectivity on the practices and of continuous construction of personal and professional identity, always considering the experience brought by the teachers, in a dialogical relation between practice and theory, experience and knowledgeMestradoPsicologia EducacionalMestre em Educação[s.n.]Soligo, Ângela Fátima, 1956-Urt, Sonia da CunhaPrado, Guilherme do Val ToledoLeite, Sergio Antonio da SilvaUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGrandin, Luciane Aparecida20082008-02-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf121p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606821GRANDIN, Luciane Aparecida. As representações sociais no processo de formação docente em serviço: um estudo com memorias de fprmação. 2008. 121p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606821. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/422576porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:09:10Zoai::422576Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:09:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv As representações sociais no processo de formação docente em serviço : um estudo com memorias de fprmação
The Social Representations in the process of teaching formation in service : a study with momorials
title As representações sociais no processo de formação docente em serviço : um estudo com memorias de fprmação
spellingShingle As representações sociais no processo de formação docente em serviço : um estudo com memorias de fprmação
Grandin, Luciane Aparecida
Formação de professores
Representações sociais
Memorial
Training teachers
Social representation
title_short As representações sociais no processo de formação docente em serviço : um estudo com memorias de fprmação
title_full As representações sociais no processo de formação docente em serviço : um estudo com memorias de fprmação
title_fullStr As representações sociais no processo de formação docente em serviço : um estudo com memorias de fprmação
title_full_unstemmed As representações sociais no processo de formação docente em serviço : um estudo com memorias de fprmação
title_sort As representações sociais no processo de formação docente em serviço : um estudo com memorias de fprmação
author Grandin, Luciane Aparecida
author_facet Grandin, Luciane Aparecida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Soligo, Ângela Fátima, 1956-
Urt, Sonia da Cunha
Prado, Guilherme do Val Toledo
Leite, Sergio Antonio da Silva
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Grandin, Luciane Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Representações sociais
Memorial
Training teachers
Social representation
topic Formação de professores
Representações sociais
Memorial
Training teachers
Social representation
description Orientador: Angela Fatima Soligo
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008-02-22T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606821
GRANDIN, Luciane Aparecida. As representações sociais no processo de formação docente em serviço: um estudo com memorias de fprmação. 2008. 121p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606821. Acesso em: 15 mai. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
GRANDIN, Luciane Aparecida. As representações sociais no processo de formação docente em serviço: um estudo com memorias de fprmação. 2008. 121p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606821. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606821
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/422576
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
121p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799139871194873856