Concepções de professores sobre a implementação do programa oficial de quimica na escola secundaria chilena

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 1993
Autor(a) principal: Faundez Vallejos, Nora Jacqueline
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1580858
Resumo: Orientador: Roseli Pacheco Schnetzler
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spelling Concepções de professores sobre a implementação do programa oficial de quimica na escola secundaria chilenaQuimica - Estudo e ensino - ChileQuimica - Currículos - ChileOrientador: Roseli Pacheco SchnetzlerDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Desde 1990, vem sendo implementado nas escolas chilenas, o programa oficial para o ensino de Química que foi elaborado por professores universitários, por solicitação do Ministério da Educação daquele país. Alijados de tal elaboração, cabe aos professores secundários de Química aplicarem tal proposta em seus cursos. Para tal, têm em mãos, o documento oficial, que se limita à apresentação de objetivos e conteúdos a serem desenvolvidos nos quatro anos da educação secundária.Neste contexto, situam-se questões investigadas neste trabalho: quais são as concepções de professores de Química chilenos sobre a implementação da referida proposta? Como a utilizam em sala de aula? Quais são a suas críticas e sugestões? Neste sentido, aplicou-se um questionário a 34 ( trinta e quatro) professores, dos quais 18 ( dezoito) foram também entrevistados. Tal coleta de dados foi, por sua vez, precedida de uma análise da proposta curricular. Um referencial teórico foi construído através de revisão bibliográfica da literatura internacional sobre as tendências curriculares em Educação Química nos últimos quarenta anos para orientar a análise da proposta e as investigações realizadas junto aos professores, bem como para fundamentar as conclusões e sugestões deste trabalho.Contatou-se que os professores alteram significativamente a proposta curricular para torná-la mais congruentye com as suas concepções sobre o processo de ensino-aprendizagem de Química e com o contexto escolar no qual atuam. Por isso, são aprensentadas sugestões que priorizam a participação de professores na elaboração de prosta curriculares para que estas possam ser efetivamente implementadas e, com isso contribuam para a melhoria daquele processoMestradoMestre em Educação[s.n.]Schnetzler, Roseli Pacheco, 1946-Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASFaundez Vallejos, Nora Jacqueline19931993-06-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf[142]f. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1580858FAUNDEZ VALLEJOS, Nora Jacqueline. Concepções de professores sobre a implementação do programa oficial de quimica na escola secundaria chilena. 1993. [142]f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1580858. Acesso em: 25 abr. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/69651porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-18T02:29:58Zoai::69651Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-18T02:29:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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