Memorias de formação do curso de psicologia : elementos para uma analise critica

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Andrade e Silva, Paula Saretta de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612023
Resumo: Orientador: Ana Maria Falcão de Aragão
id UNICAMP-30_70618991da60627926e90ce65c8e472d
oai_identifier_str oai::767975
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Memorias de formação do curso de psicologia : elementos para uma analise criticaMemories of the training course in psychology : elements for a critical analysisEnsino superiorPsicologia - Formação profissionalReflexão críticaHigher educationPsychology backgroundCritical reflectionOrientador: Ana Maria Falcão de AragãoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este estudo circunscreve-se na formação da educação superior, especialmente a formação em Psicologia. Escolhemos trabalhar os elementos constitutivos do desenvolvimento de uma reflexão crítica, a partir dos significados e marcas da formação em Psicologia. A presente pesquisa tem como objetivos conhecer os elementos do processo de desenvolvimento da reflexão crítica de psicólogos e conhecer e analisar o que foi formativo para o desenvolvimento profissional e pessoal no curso de graduação em Psicologia. Para tanto, buscamos, por meio de narrativas autobiográficas, compreender a percepção que os diferentes sujeitos possuem sobre si mesmos, suas trajetórias, seus objetivos e suas leituras do mundo, bem como captar, pelos indícios contidos nas narrativas, entendimentos dos diferentes sujeitos a respeito das marcas de sua graduação no que se refere à formação de um sujeito crítico. Os quatro participantes são egressos formados nos últimos 10 anos (egressos a partir de 1997) no curso de Psicologia, dois em instituições públicas e dois egressos de instituições privadas. Os encontros foram áudio gravados e depois transcritos. Para responder às perguntas da pesquisa, foi realizada uma análise de cada entrevista e depois foi realizada uma exploração indiciária de pontos comuns das entrevistas. Algumas considerações acerca dos elementos que as egressas apontaram como constitutivos de sua reflexão crítica foram destacados: convivência com pares, vivências durante o curso, convivência com professores, formação em pesquisa, estágios curriculares e extra-curriculares, Projeto pedagógico e formação na pósgraduação. Os resultados e discussões evidenciaram que ainda não parece concreta a idéia, no nosso país, de que o aluno ingresse na graduação numa formação inicial que transcenda seu curso e que tenha um currículo trabalhado de modo mais integrado, como propõe a formação geral. Acreditamos que cabe aos docentes um fortalecimento de suas convicções políticas e ideológicas e uma constante revisão de suas práticas na educação superior.Abstract: This study focuses the background in higher education, especially the Psychology background. We have decided to work with the elements responsible for the development of a critical reflection, considering the meanings and aspects of the Psychology background. We support the idea that the initial background is a fundamental basis for a critical performance. The present research aims at studying the elements of the development process of psychologists' critical reflection, as well as analyzing what was relevant for the professional and personal development in the Psychology university course. For such purpose, we have tried, through autobiographical reports, to understand the perception that different people have about themselves, their careers, their purposes and the way they see the world, as well as to perceive, in the signs implied in the reports, the understanding of the different subjects about the traces of their university course in the formation of a critical subject. The four participants graduated in the Psychology course in the last ten years (as from 1997), two of them in public universities, and two of them in private ones. The meetings have been recorded and then transcribed. In order to answer the questions in the survey, each interview has been analyzed, with an index exploitation to check the common aspects in the interviews. Some elements forming their critical reflection were remembered: pair work, workshops, meetings with professors, research, training, curricular and extra-curricular training, and graduate courses, as well. The results and discussions have demonstrated that, in our country, the idea of having a more integrated curriculum, for a general background, does not seem to be concrete yet. We believe it is incumbent upon the professors to strengthen their political and ideological convictions, in a constant review of their practices in university classes.DoutoradoEnsino, Avaliação e Formação de ProfessoresDoutor em Educação[s.n.]Aragão, Ana Maria Falcão de, 1959-Buettner, Gloria Elisa Bearzotti Pires vonRocha, Maria Sílvia Pinto de Moura Librandi daPereira, Elisabete Monteiro de AguiarAzzi, Roberta GurgelUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAndrade e Silva, Paula Saretta de2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf225 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612023ANDRADE E SILVA, Paula Saretta de. Memorias de formação do curso de psicologia: elementos para uma analise critica. 2009. 225 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612023. Acesso em: 25 abr. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/767975porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:51:53Zoai::767975Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:51:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Memorias de formação do curso de psicologia : elementos para uma analise critica
Memories of the training course in psychology : elements for a critical analysis
title Memorias de formação do curso de psicologia : elementos para uma analise critica
spellingShingle Memorias de formação do curso de psicologia : elementos para uma analise critica
Andrade e Silva, Paula Saretta de
Ensino superior
Psicologia - Formação profissional
Reflexão crítica
Higher education
Psychology background
Critical reflection
title_short Memorias de formação do curso de psicologia : elementos para uma analise critica
title_full Memorias de formação do curso de psicologia : elementos para uma analise critica
title_fullStr Memorias de formação do curso de psicologia : elementos para uma analise critica
title_full_unstemmed Memorias de formação do curso de psicologia : elementos para uma analise critica
title_sort Memorias de formação do curso de psicologia : elementos para uma analise critica
author Andrade e Silva, Paula Saretta de
author_facet Andrade e Silva, Paula Saretta de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Aragão, Ana Maria Falcão de, 1959-
Buettner, Gloria Elisa Bearzotti Pires von
Rocha, Maria Sílvia Pinto de Moura Librandi da
Pereira, Elisabete Monteiro de Aguiar
Azzi, Roberta Gurgel
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade e Silva, Paula Saretta de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior
Psicologia - Formação profissional
Reflexão crítica
Higher education
Psychology background
Critical reflection
topic Ensino superior
Psicologia - Formação profissional
Reflexão crítica
Higher education
Psychology background
Critical reflection
description Orientador: Ana Maria Falcão de Aragão
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612023
ANDRADE E SILVA, Paula Saretta de. Memorias de formação do curso de psicologia: elementos para uma analise critica. 2009. 225 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612023. Acesso em: 25 abr. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612023
identifier_str_mv ANDRADE E SILVA, Paula Saretta de. Memorias de formação do curso de psicologia: elementos para uma analise critica. 2009. 225 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612023. Acesso em: 25 abr. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/767975
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
225 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1797405433971867648