Memorias de formação do curso de psicologia : elementos para uma analise critica
Ano de defesa: | 2009 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
[s.n.]
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612023 |
Resumo: | Orientador: Ana Maria Falcão de Aragão |
id |
UNICAMP-30_70618991da60627926e90ce65c8e472d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::767975 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Memorias de formação do curso de psicologia : elementos para uma analise criticaMemories of the training course in psychology : elements for a critical analysisEnsino superiorPsicologia - Formação profissionalReflexão críticaHigher educationPsychology backgroundCritical reflectionOrientador: Ana Maria Falcão de AragãoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este estudo circunscreve-se na formação da educação superior, especialmente a formação em Psicologia. Escolhemos trabalhar os elementos constitutivos do desenvolvimento de uma reflexão crítica, a partir dos significados e marcas da formação em Psicologia. A presente pesquisa tem como objetivos conhecer os elementos do processo de desenvolvimento da reflexão crítica de psicólogos e conhecer e analisar o que foi formativo para o desenvolvimento profissional e pessoal no curso de graduação em Psicologia. Para tanto, buscamos, por meio de narrativas autobiográficas, compreender a percepção que os diferentes sujeitos possuem sobre si mesmos, suas trajetórias, seus objetivos e suas leituras do mundo, bem como captar, pelos indícios contidos nas narrativas, entendimentos dos diferentes sujeitos a respeito das marcas de sua graduação no que se refere à formação de um sujeito crítico. Os quatro participantes são egressos formados nos últimos 10 anos (egressos a partir de 1997) no curso de Psicologia, dois em instituições públicas e dois egressos de instituições privadas. Os encontros foram áudio gravados e depois transcritos. Para responder às perguntas da pesquisa, foi realizada uma análise de cada entrevista e depois foi realizada uma exploração indiciária de pontos comuns das entrevistas. Algumas considerações acerca dos elementos que as egressas apontaram como constitutivos de sua reflexão crítica foram destacados: convivência com pares, vivências durante o curso, convivência com professores, formação em pesquisa, estágios curriculares e extra-curriculares, Projeto pedagógico e formação na pósgraduação. Os resultados e discussões evidenciaram que ainda não parece concreta a idéia, no nosso país, de que o aluno ingresse na graduação numa formação inicial que transcenda seu curso e que tenha um currículo trabalhado de modo mais integrado, como propõe a formação geral. Acreditamos que cabe aos docentes um fortalecimento de suas convicções políticas e ideológicas e uma constante revisão de suas práticas na educação superior.Abstract: This study focuses the background in higher education, especially the Psychology background. We have decided to work with the elements responsible for the development of a critical reflection, considering the meanings and aspects of the Psychology background. We support the idea that the initial background is a fundamental basis for a critical performance. The present research aims at studying the elements of the development process of psychologists' critical reflection, as well as analyzing what was relevant for the professional and personal development in the Psychology university course. For such purpose, we have tried, through autobiographical reports, to understand the perception that different people have about themselves, their careers, their purposes and the way they see the world, as well as to perceive, in the signs implied in the reports, the understanding of the different subjects about the traces of their university course in the formation of a critical subject. The four participants graduated in the Psychology course in the last ten years (as from 1997), two of them in public universities, and two of them in private ones. The meetings have been recorded and then transcribed. In order to answer the questions in the survey, each interview has been analyzed, with an index exploitation to check the common aspects in the interviews. Some elements forming their critical reflection were remembered: pair work, workshops, meetings with professors, research, training, curricular and extra-curricular training, and graduate courses, as well. The results and discussions have demonstrated that, in our country, the idea of having a more integrated curriculum, for a general background, does not seem to be concrete yet. We believe it is incumbent upon the professors to strengthen their political and ideological convictions, in a constant review of their practices in university classes.DoutoradoEnsino, Avaliação e Formação de ProfessoresDoutor em Educação[s.n.]Aragão, Ana Maria Falcão de, 1959-Buettner, Gloria Elisa Bearzotti Pires vonRocha, Maria Sílvia Pinto de Moura Librandi daPereira, Elisabete Monteiro de AguiarAzzi, Roberta GurgelUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAndrade e Silva, Paula Saretta de2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf225 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612023ANDRADE E SILVA, Paula Saretta de. Memorias de formação do curso de psicologia: elementos para uma analise critica. 2009. 225 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612023. Acesso em: 25 abr. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/767975porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:51:53Zoai::767975Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:51:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Memorias de formação do curso de psicologia : elementos para uma analise critica Memories of the training course in psychology : elements for a critical analysis |
title |
Memorias de formação do curso de psicologia : elementos para uma analise critica |
spellingShingle |
Memorias de formação do curso de psicologia : elementos para uma analise critica Andrade e Silva, Paula Saretta de Ensino superior Psicologia - Formação profissional Reflexão crítica Higher education Psychology background Critical reflection |
title_short |
Memorias de formação do curso de psicologia : elementos para uma analise critica |
title_full |
Memorias de formação do curso de psicologia : elementos para uma analise critica |
title_fullStr |
Memorias de formação do curso de psicologia : elementos para uma analise critica |
title_full_unstemmed |
Memorias de formação do curso de psicologia : elementos para uma analise critica |
title_sort |
Memorias de formação do curso de psicologia : elementos para uma analise critica |
author |
Andrade e Silva, Paula Saretta de |
author_facet |
Andrade e Silva, Paula Saretta de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Aragão, Ana Maria Falcão de, 1959- Buettner, Gloria Elisa Bearzotti Pires von Rocha, Maria Sílvia Pinto de Moura Librandi da Pereira, Elisabete Monteiro de Aguiar Azzi, Roberta Gurgel Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade e Silva, Paula Saretta de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino superior Psicologia - Formação profissional Reflexão crítica Higher education Psychology background Critical reflection |
topic |
Ensino superior Psicologia - Formação profissional Reflexão crítica Higher education Psychology background Critical reflection |
description |
Orientador: Ana Maria Falcão de Aragão |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612023 ANDRADE E SILVA, Paula Saretta de. Memorias de formação do curso de psicologia: elementos para uma analise critica. 2009. 225 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612023. Acesso em: 25 abr. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612023 |
identifier_str_mv |
ANDRADE E SILVA, Paula Saretta de. Memorias de formação do curso de psicologia: elementos para uma analise critica. 2009. 225 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612023. Acesso em: 25 abr. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/767975 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 225 p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1797405433971867648 |