A cooperação sul-sul Índia/Brasil/África do Sul (IBAS) durante os governos Lula (2003-2010) : potencialidades e limites

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Barros, Deolindo Nunes de, 1975-
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621302
Resumo: Orientador: Shiguenoli Miyamoto
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spelling A cooperação sul-sul Índia/Brasil/África do Sul (IBAS) durante os governos Lula (2003-2010) : potencialidades e limitesThe South-South cooperation between India, Brazil and South Africa (IBSA) during the Lula Government (2003-2010) : possibilities and limitsRelações internacionaisHegemoniaImperialismoAção coletivaBrasil - Relações exteriores - ÍndiaBrasil - Relações exteriores - África do SulInternational relationsHegemonyImperialismCollective actionBrazil - Foreign relations - IndiaBrazil - Foreign relations - South AfricaOrientador: Shiguenoli MiyamotoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências HumanasResumo: O IBAS, que passou a ser conhecido por G-3, é um Fórum de Diálogo fundado em junho de 2003, em Brasília, e que reúne as três potências intermediárias: Índia, Brasil e África do Sul. Com o fim da Guerra Fria, os Estados Unidos aparecem como o ator principal, sem contar a posição estratégica e influente da União Européia e do Japão, enfim, do verdadeiro e velho Ocidente sobre os países do Sul global. Contudo, apesar dessa influência constituir ainda algo presente e notável, pode se constatar o surgimento de cooperações por parte de alguns países periféricos e semiperiféricos (na classificação de Immanuel Maurice Wallerstein), principalmente dos que podemos chamar de system-affecting (países que podem influenciar o prosseguimento de determinados motes da política internacional, a partir do momento em que haja uma junção entre os seus recursos - em princípio razoáveis - e a sua atuação internacional ativa), no intuito de fomentar o multilateralismo e plurilateralismo. Nessas duas últimas décadas, tanto a mudança de governo em alguns desses países (política externa ativista), bem como a permanência da postura hegemônica e inflexível dos países centrais no sentido de obstaculizar o desenvolvimento dos países do Sul global, impulsionaram estes à procura de novas parcerias estratégicas e técnicas entre si e mais espaços de atuação, a fim de defender os seus interesses econômico-políticos. A linha básica deste trabalho é analisar as possibilidades e os limites da Cooperação Sul-Sul (CCS) Índia/Brasil/África do Sul (IBAS) implementada num momento em que o fortalecimento das relações multilaterais entre os países do Sul global vislumbra como um fator propulsor do reordenamento do sistema internacionalAbstract: IBSA, or known as G-3, is a Dialogue Forum established in June 2003 in Brasilia that brings together the governments of India, Brazil and South Africa. With the end of the Cold War, the United States appear as the main actor, not to mention the strategic position and influence of the European Union and Japan on the countries of the global South. Even though this influence is still present and noticeable, one can see the emergence of cooperation between some peripheral and semi-peripheral countries (according to Immanuel Maurice Wallerstein's classification), especially between the "system-affecting" countries (those that can influence the continuation of certain motes of international politics, since there is a merging of their resources - in principle reasonable - and its international position) in order to promote multilateralism and plurilateralism. In the last two decades, both the change of governments in these South countries (activist foreign policy) and the persistence of hegemonic and inflexible politics of the central countries against them ended up driving the demand for new strategic and technical partnerships, as well as more space for action in order to defend their economic and political interests. The central line of this study is to analyze the possibilities and limits of that South-South Cooperation (SSC) between India, Brazil, and South Africa (IBSA) implemented at a time when the strengthening of multilateral relations among these countries appears as an impulsive factor reordering the international systemDoutoradoCiência PolíticaDoutor em Ciência Política[s.n.]Miyamoto, Shiguenoli, 1948-Manduca, Paulo Cesar SouzaHage, José Alexandre AltahydeCardozo, Sandra AparecidaMathias, Suzeley KalilUniversidade Estadual de Campinas. 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Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/914665porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T07:08:01Zoai::914665Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T07:08:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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