Professor reflexivo e uma nova (?) cultura da docencia : uma analise a partir dos anos 90
Ano de defesa: | 2005 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
[s.n.]
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601601 |
Resumo: | Orientador: Sergio Eduardo Montes Castanho |
id |
UNICAMP-30_7b3c5b5c0b61144e778ac35348bc17ef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::360369 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Professor reflexivo e uma nova (?) cultura da docencia : uma analise a partir dos anos 90Historia - México - Sec. XVI-XXIndividualidadeEducaçãoGlobalizaçãoMudança socialHistoryIndividualityEducationGlobalizationSocial changeOrientador: Sergio Eduardo Montes CastanhoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O tema central desta pesquisa é a Formação de Professores e mais especificamente a proposta do Professor Pesquisador Reflexivo. Trata-se de uma análise da perspectiva do ¿estranhamento¿, categoria originalmente cunhada na área da Antropologia, mas também assumida no âmbito da História e da História da Educação. O contexto histórico de referência,são os anos de 1990 considerados o ¿marco¿ da difusão da Proposta do Professor Reflexivo no Brasil. É um período comumente analisado na área educacional pela perspectiva da crítica às Políticas Educacionais brasileiras originadas tanto pelo processo de Globalização como da difusão do Neoliberalismo e suas conseqüências para a Formação dos Professores. Nossa investigação toma este momento como dado e propõe a análise de um conceito clássico nas ciências humanas, o de transformação social, procurando revelar como ele foi constituído e construído em textos de autores brasileiros que podem ser considerados ¿matrizes¿ difusoras da proposta. Tendo como base esta problemática, tentamos demonstrar que o conceito de transformação social, entendido como radical e defendido pelos educadores brasileiros, é muito similar à proposta liberal. Há uma estratégia de convencimento do leitor de que tal transformação é oriunda de uma mudança na forma de intervenção docente. Porém, é a ¿fragilidade¿ na definição do conceito de transformação social que o torna possível ser transposto a outras esferas sociais, ou seja, empresas, textos ou documentos oficiais. Tais esferas sociais compartilham de um sistema que valoriza a individualidade, o sentimento, a emoção, a intuição, a diferença, a defesa das minorias, dentre outros valores hoje considerados positivos no âmbito mais amplo da sociedadeAbstract: The main subject of this research is the Teacher Education and more specifically the proposal of developing a Reflexive Researcher Teacher. It is an analysis from the perspective of ¿being peculiar¿, a concept from Anthropology which is also used in History and History of Education. Our historical context reference is the 1990s, considered the ¿diffusion landmark¿ for the Proposal of a Reflexive Teacher in Brazil. This was a period most commonly known by its critics to the Educational Brazilian Policies generated not only for the process of Globalization but also for the diffusion of Neoliberalism and the consequences to the Teacher Education. From this historical period and based on a classical concept of Humanistic Sciences, that of Social Transformation, we investigate how the concept was formed and built into Brazilian authors¿ texts considered to be the ¿matrix¿ to the expansion of these ideas. From this basic problem, Social Transformation, understood as radical and supported by Brazilian educators, is very similar to Liberal Proposes. There are convinced strategies to talk the reader into believing that such social transformation depends on teacher interferences. Because of the ¿fragility¿ of its concept, Social Transformation cuts across other social fields such as enterprises, texts and official documents which share a system that indeed praises the individuality, the feelings, the emotion, the intuition, the differences and minority defense among other values, actually regarded as positive on a broader scope by the whole societyDoutoradoHistória, Filosofia e EducaçãoDoutor em Educação[s.n.]Castanho, Sérgio Eduardo Montes, 1940-Rocha, Heloísa Helena PimentaBernardes, Maria ElenaBarbosa, Severino Antonio MoreiraGomes, VâniaUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSilva, Tania Mara Tavares da20052005-08-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf181 p.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601601SILVA, Tania Mara Tavares da. Professor reflexivo e uma nova (?) cultura da docencia: uma analise a partir dos anos 90. 2005. 181 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601601. Acesso em: 25 abr. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/360369porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:22:53Zoai::360369Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:22:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Professor reflexivo e uma nova (?) cultura da docencia : uma analise a partir dos anos 90 |
title |
Professor reflexivo e uma nova (?) cultura da docencia : uma analise a partir dos anos 90 |
spellingShingle |
Professor reflexivo e uma nova (?) cultura da docencia : uma analise a partir dos anos 90 Silva, Tania Mara Tavares da Historia - México - Sec. XVI-XX Individualidade Educação Globalização Mudança social History Individuality Education Globalization Social change |
title_short |
Professor reflexivo e uma nova (?) cultura da docencia : uma analise a partir dos anos 90 |
title_full |
Professor reflexivo e uma nova (?) cultura da docencia : uma analise a partir dos anos 90 |
title_fullStr |
Professor reflexivo e uma nova (?) cultura da docencia : uma analise a partir dos anos 90 |
title_full_unstemmed |
Professor reflexivo e uma nova (?) cultura da docencia : uma analise a partir dos anos 90 |
title_sort |
Professor reflexivo e uma nova (?) cultura da docencia : uma analise a partir dos anos 90 |
author |
Silva, Tania Mara Tavares da |
author_facet |
Silva, Tania Mara Tavares da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Castanho, Sérgio Eduardo Montes, 1940- Rocha, Heloísa Helena Pimenta Bernardes, Maria Elena Barbosa, Severino Antonio Moreira Gomes, Vânia Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação não informado UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Tania Mara Tavares da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Historia - México - Sec. XVI-XX Individualidade Educação Globalização Mudança social History Individuality Education Globalization Social change |
topic |
Historia - México - Sec. XVI-XX Individualidade Educação Globalização Mudança social History Individuality Education Globalization Social change |
description |
Orientador: Sergio Eduardo Montes Castanho |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005 2005-08-31T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Broch.) https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601601 SILVA, Tania Mara Tavares da. Professor reflexivo e uma nova (?) cultura da docencia: uma analise a partir dos anos 90. 2005. 181 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601601. Acesso em: 25 abr. 2024. |
identifier_str_mv |
(Broch.) SILVA, Tania Mara Tavares da. Professor reflexivo e uma nova (?) cultura da docencia: uma analise a partir dos anos 90. 2005. 181 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601601. Acesso em: 25 abr. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601601 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/360369 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 181 p. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1797405373182771200 |