Professor reflexivo e uma nova (?) cultura da docencia : uma analise a partir dos anos 90

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2005
Autor(a) principal: Silva, Tania Mara Tavares da
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601601
Resumo: Orientador: Sergio Eduardo Montes Castanho
id UNICAMP-30_7b3c5b5c0b61144e778ac35348bc17ef
oai_identifier_str oai::360369
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Professor reflexivo e uma nova (?) cultura da docencia : uma analise a partir dos anos 90Historia - México - Sec. XVI-XXIndividualidadeEducaçãoGlobalizaçãoMudança socialHistoryIndividualityEducationGlobalizationSocial changeOrientador: Sergio Eduardo Montes CastanhoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O tema central desta pesquisa é a Formação de Professores e mais especificamente a proposta do Professor Pesquisador Reflexivo. Trata-se de uma análise da perspectiva do ¿estranhamento¿, categoria originalmente cunhada na área da Antropologia, mas também assumida no âmbito da História e da História da Educação. O contexto histórico de referência,são os anos de 1990 considerados o ¿marco¿ da difusão da Proposta do Professor Reflexivo no Brasil. É um período comumente analisado na área educacional pela perspectiva da crítica às Políticas Educacionais brasileiras originadas tanto pelo processo de Globalização como da difusão do Neoliberalismo e suas conseqüências para a Formação dos Professores. Nossa investigação toma este momento como dado e propõe a análise de um conceito clássico nas ciências humanas, o de transformação social, procurando revelar como ele foi constituído e construído em textos de autores brasileiros que podem ser considerados ¿matrizes¿ difusoras da proposta. Tendo como base esta problemática, tentamos demonstrar que o conceito de transformação social, entendido como radical e defendido pelos educadores brasileiros, é muito similar à proposta liberal. Há uma estratégia de convencimento do leitor de que tal transformação é oriunda de uma mudança na forma de intervenção docente. Porém, é a ¿fragilidade¿ na definição do conceito de transformação social que o torna possível ser transposto a outras esferas sociais, ou seja, empresas, textos ou documentos oficiais. Tais esferas sociais compartilham de um sistema que valoriza a individualidade, o sentimento, a emoção, a intuição, a diferença, a defesa das minorias, dentre outros valores hoje considerados positivos no âmbito mais amplo da sociedadeAbstract: The main subject of this research is the Teacher Education and more specifically the proposal of developing a Reflexive Researcher Teacher. It is an analysis from the perspective of ¿being peculiar¿, a concept from Anthropology which is also used in History and History of Education. Our historical context reference is the 1990s, considered the ¿diffusion landmark¿ for the Proposal of a Reflexive Teacher in Brazil. This was a period most commonly known by its critics to the Educational Brazilian Policies generated not only for the process of Globalization but also for the diffusion of Neoliberalism and the consequences to the Teacher Education. From this historical period and based on a classical concept of Humanistic Sciences, that of Social Transformation, we investigate how the concept was formed and built into Brazilian authors¿ texts considered to be the ¿matrix¿ to the expansion of these ideas. From this basic problem, Social Transformation, understood as radical and supported by Brazilian educators, is very similar to Liberal Proposes. There are convinced strategies to talk the reader into believing that such social transformation depends on teacher interferences. Because of the ¿fragility¿ of its concept, Social Transformation cuts across other social fields such as enterprises, texts and official documents which share a system that indeed praises the individuality, the feelings, the emotion, the intuition, the differences and minority defense among other values, actually regarded as positive on a broader scope by the whole societyDoutoradoHistória, Filosofia e EducaçãoDoutor em Educação[s.n.]Castanho, Sérgio Eduardo Montes, 1940-Rocha, Heloísa Helena PimentaBernardes, Maria ElenaBarbosa, Severino Antonio MoreiraGomes, VâniaUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSilva, Tania Mara Tavares da20052005-08-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf181 p.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601601SILVA, Tania Mara Tavares da. Professor reflexivo e uma nova (?) cultura da docencia: uma analise a partir dos anos 90. 2005. 181 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601601. Acesso em: 25 abr. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/360369porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:22:53Zoai::360369Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:22:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Professor reflexivo e uma nova (?) cultura da docencia : uma analise a partir dos anos 90
title Professor reflexivo e uma nova (?) cultura da docencia : uma analise a partir dos anos 90
spellingShingle Professor reflexivo e uma nova (?) cultura da docencia : uma analise a partir dos anos 90
Silva, Tania Mara Tavares da
Historia - México - Sec. XVI-XX
Individualidade
Educação
Globalização
Mudança social
History
Individuality
Education
Globalization
Social change
title_short Professor reflexivo e uma nova (?) cultura da docencia : uma analise a partir dos anos 90
title_full Professor reflexivo e uma nova (?) cultura da docencia : uma analise a partir dos anos 90
title_fullStr Professor reflexivo e uma nova (?) cultura da docencia : uma analise a partir dos anos 90
title_full_unstemmed Professor reflexivo e uma nova (?) cultura da docencia : uma analise a partir dos anos 90
title_sort Professor reflexivo e uma nova (?) cultura da docencia : uma analise a partir dos anos 90
author Silva, Tania Mara Tavares da
author_facet Silva, Tania Mara Tavares da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Castanho, Sérgio Eduardo Montes, 1940-
Rocha, Heloísa Helena Pimenta
Bernardes, Maria Elena
Barbosa, Severino Antonio Moreira
Gomes, Vânia
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Tania Mara Tavares da
dc.subject.por.fl_str_mv Historia - México - Sec. XVI-XX
Individualidade
Educação
Globalização
Mudança social
History
Individuality
Education
Globalization
Social change
topic Historia - México - Sec. XVI-XX
Individualidade
Educação
Globalização
Mudança social
History
Individuality
Education
Globalization
Social change
description Orientador: Sergio Eduardo Montes Castanho
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2005-08-31T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601601
SILVA, Tania Mara Tavares da. Professor reflexivo e uma nova (?) cultura da docencia: uma analise a partir dos anos 90. 2005. 181 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601601. Acesso em: 25 abr. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
SILVA, Tania Mara Tavares da. Professor reflexivo e uma nova (?) cultura da docencia: uma analise a partir dos anos 90. 2005. 181 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601601. Acesso em: 25 abr. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601601
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/360369
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
181 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1797405373182771200