O registro como mediação criadora de possibilidades
Ano de defesa: | 2009 |
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Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
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Resumo: | Orientador: Roseli Aparecida Cação Fontana |
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O registro como mediação criadora de possibilidadesRecords as a mediation for the creation of possibilitiesFormação de professoresEducação de criançasRegistro de professorLinguagemTeacher educationChildren educationLanguageTeacher recordsOrientador: Roseli Aparecida Cação FontanaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este estudo toma como objeto de análise os registros de fragmentos do trabalho cotidiano desenvolvido com crianças de 4 anos, em uma escola de educação infantil da rede particular de ensino da cidade de São Paulo, produzidos por uma professora em diferentes linguagens, ao longo do ano de 2005. Entendendo que os registros inscrevem-se na produção cultural de seu tempo, respondendo a situações e a sentidos que os precederam e confrontando-se com as réplicas por eles suscitadas, tanto no âmbito da escola e dos discursos e práticas pedagógicas, quanto no âmbito das relações e valores do segmento social a que a professora, seus pares e seus alunos pertencem, considerou-se, neste trabalho, a partir dos pressupostos de Bakhtin acerca da linguagem, que os registros são feitos de vozes consonantes e dissonantes que expressam diferentes pontos de vista sobre a educação, a infância, a docência, a escolarização e que neles, as contradições aparecem e não são elimináveis. Identificar essas vozes e perseguir suas insistências e singularidades, buscando compreender, através dos percursos e rastros neles indiciados, o que convidou, o que provocou, o que convocou a professora a registrar o que registrou e o que sustentou a prática do registro por todo esse período, foram os principais objetivos deste trabalho, que ancorou-se teoricamente nos estudos de Cecília Salles, no campo da crítica genética, de Gabriel Junqueira Filho, no campo das linguagens geradoras na educação infantil e nas análises de Bakhtin no campo da linguagem.Abstract: This study centers, as its object of analysis, on the registers of daily work remarks developed with 4 years old children in a private school in the city of São Paulo, produced by a teacher in different languages, throughout the year 2005. Being aware that these remarks intertwine with the cultural production of its time, responding to foregoing situations and meanings, and confronted by its replies, not only at the school environment and pedagogical practices but also with the relationships and values of the social segment - which includes the teacher herself, her peers and her students - we have considered in this work, based on Bahktin's studies on language, that registers are created by consonant and dissonant - voices that express different points of views on education, childhood, teaching, schooling and that along those voices, contradictions will arise and - they are not excludable. Identifying such voices and seeking theirs insistences and singularities, aiming to comprehend, through the footprints and marks recorded on them, what has invited, and has provoked the teacher to register the way she did, and what has sustained the practice of recording throughout this period, were the main goals of this work, which was anchored on Cecilia Salles' studies, on genetic criticism, on Gabriel Junqueira Filho's works on generating languages at children education, and at Bakhtin's language analysis.MestradoEnsino e Práticas CulturaisMestre em Educação[s.n.]Fontana, Roseli Aparecida Cação, 1952-Junqueira Filho, Gabriel de AndradeAlbano, Ana Angélica MedeirosFurgeri, Denise Krahenbuhl PadulaUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASShiohara, Aline20092009-09-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf106 p.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609673SHIOHARA, Aline. O registro como mediação criadora de possibilidades. 2009. 106 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609673. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/446932porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-10-04T17:02:30Zoai::446932Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-10-04T17:02:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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