Estágio de docência : um estudo de caso acerca dos conhecimentos profissionais e da identidade docente em um programa de pós-graduação a partir da perspectiva dos estudantes

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Costa, Guilherme Gonçalves, 1991-
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639623
Resumo: Orientador: Gildo Girotto Júnior
id UNICAMP-30_7d7644ef8f4d4333d4e894ce3be65d3d
oai_identifier_str oai::1149130
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Estágio de docência : um estudo de caso acerca dos conhecimentos profissionais e da identidade docente em um programa de pós-graduação a partir da perspectiva dos estudantesTeacher training : a case study on professional knowledge and teacher identity in a graduate program from the students' perspectiveConhecimento profissionalConhecimento pedagógico do conteúdoFormação de professoresProfessional knowledgePedagogical content knowledge (PCK)Teacher trainingOrientador: Gildo Girotto JúniorDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de QuímicaResumo: A demanda por profissionais do ensino para atuar no Ensino Superior de Química é crescente e, no que se refere à formação para a docência, nota-se a necessidade de se pensar ações que contribuam para a formação do docente no cenário brasileiro. Programas de estágio de docência apresentam potencialidades significativas diante deste contexto. Deste modo, o presente trabalho tem por objetivo apresentar um estudo de caso acerca dos conhecimentos profissionais e da identidade docente de pós-graduandos a partir do Programa de Estágio Docente (PED) no Instituto de Química (IQ) de uma Instituição de Ensino Superior (IES) pública localizada no Estado de São Paulo, e identificar fatores que, na percepção dos pós-graduandos, possam ter contribuído para a sua formação docente. A literatura aponta diversos aspectos que levam os estudantes de pós-graduação em Química ao despreparo para a docência, de modo que se faz importante a investigação dos conhecimentos e identidade profissionais associados à participação destes futuros docentes em programas de natureza formativa. O acompanhamento dos estudantes participantes do PED pode contribuir significativamente na compreensão destes aspectos. Para tal, coletaram-se dados a respeito do perfil didático-pedagógico de 72 discentes do IQ/IES por meio de um questionário. Dentre estes, sortearam-se 20 respondentes para um segundo questionário e uma entrevista semiestruturada. O tratamento de dados foi realizado por meio da estatística discreta e por Análise Textual Discursiva (ATD) tendo como referencial o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK). A análise do corpo de dados aponta pouca formação didático-pedagógica formal por parte dos discentes, indicando um possível perfil de despreparo para a docência no Ensino Superior de Química. As experiências com o PED mostram-se decisivas enquanto aspectos de desenvolvimento profissional relacionados aos conhecimentos profissionais e de construção da identidade docente, o que é reconhecido nas falas dos estudantes acerca de suas vivências. As declarações também refletem um programa cujos objetivos e finalidades ainda não são claros para os pós-graduandos, e a incorporação destas percepções nas regulamentações dos programas pode pavimentar a ampliação do seu conjunto e a qualidade dos mesmos no âmbito das universidades públicas brasileiras. O maior desenvolvimento de trabalhos de investigação com foco nos programas de estágio de docência podem ser de interesse acadêmico devido ao seu caráter complementar aos resultados aqui obtidosAbstract: The demand for professionals to teach in Chemistry Higher Education is increasing and, with respect to teacher training, it is noticed the need of thinking actions that contribute to the teachers' education in the Brazilian background. Teacher training programs present significant potentialities towards this context. Thus, the present work has the objective of presenting a case study on the professional knowledge and teacher identity of graduate students at the Teacher Training Program (TTP) of the Institute of Chemistry (IC) of a public Higher Education Institution (HEI) located in the State of São Paulo, and identifying factors that, from the graduate students' perspective, might contribute to their teacher education. The literature points out a diversity of aspects that lead Chemistry graduate students to a lack of preparation on teaching, so that the investigation of professional knowledge and identities associated to the participation of these future professors in programs of such nature is a matter of importance. The accompanying of the TTP's participating students might contribute significantly to the comprehension of these aspects. In this regard, data have been collected with respect to the didactical-pedagogical profile of 72 students from the IC/HEI by the means of a questionnaire. Among these, 20 respondents were randomly selected for a second questionnaire and a semistructured interview. The data analysis was carried out through discrete statistics and Discoursive Textual Analysis (DTA), taking Pedagogical Content Knowledge (PCK) as the theoretical framework. The analysis of the data set shows little formal didactical-pedagogical training on the part of the students, indicating a potential profile of lack of preparation for teaching in Chemistry Higher Education. The experiences with the TTP prove themselves decisive as aspects of professional development related to professional knowledge and the construction of teacher identity, which is recognized in the students' speeches about their own experiences. The declarations also reflect a program whose objectives and purposes are not clear to the graduate students, and the incorporation of these perceptions in the programs' regulations might pave the way to the amplification of these programs and their quality in Brazilian public universities. The further development of research projects focusing on teacher training programs might be of academic interest due to their complementary character with the results here obtainedMestradoQuímica AnalíticaMestre em QuímicaCAPES88882.329159/2019-01[s.n.]Girotto Júnior, Gildo, 1985-Rossi, Adriana VitorinoPolydoro, Soely Aparecida JorgeUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de QuímicaPrograma de Pós-Graduação em QuímicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCosta, Guilherme Gonçalves, 1991-20202020-02-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (282 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639623COSTA, Guilherme Gonçalves. Estágio de docência: um estudo de caso acerca dos conhecimentos profissionais e da identidade docente em um programa de pós-graduação a partir da perspectiva dos estudantes. 2020. 1 recurso online (282 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Química, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639623. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1149130Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-03T15:28:25Zoai::1149130Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2020-09-03T15:28:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estágio de docência : um estudo de caso acerca dos conhecimentos profissionais e da identidade docente em um programa de pós-graduação a partir da perspectiva dos estudantes
Teacher training : a case study on professional knowledge and teacher identity in a graduate program from the students' perspective
title Estágio de docência : um estudo de caso acerca dos conhecimentos profissionais e da identidade docente em um programa de pós-graduação a partir da perspectiva dos estudantes
spellingShingle Estágio de docência : um estudo de caso acerca dos conhecimentos profissionais e da identidade docente em um programa de pós-graduação a partir da perspectiva dos estudantes
Costa, Guilherme Gonçalves, 1991-
Conhecimento profissional
Conhecimento pedagógico do conteúdo
Formação de professores
Professional knowledge
Pedagogical content knowledge (PCK)
Teacher training
title_short Estágio de docência : um estudo de caso acerca dos conhecimentos profissionais e da identidade docente em um programa de pós-graduação a partir da perspectiva dos estudantes
title_full Estágio de docência : um estudo de caso acerca dos conhecimentos profissionais e da identidade docente em um programa de pós-graduação a partir da perspectiva dos estudantes
title_fullStr Estágio de docência : um estudo de caso acerca dos conhecimentos profissionais e da identidade docente em um programa de pós-graduação a partir da perspectiva dos estudantes
title_full_unstemmed Estágio de docência : um estudo de caso acerca dos conhecimentos profissionais e da identidade docente em um programa de pós-graduação a partir da perspectiva dos estudantes
title_sort Estágio de docência : um estudo de caso acerca dos conhecimentos profissionais e da identidade docente em um programa de pós-graduação a partir da perspectiva dos estudantes
author Costa, Guilherme Gonçalves, 1991-
author_facet Costa, Guilherme Gonçalves, 1991-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Girotto Júnior, Gildo, 1985-
Rossi, Adriana Vitorino
Polydoro, Soely Aparecida Jorge
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Química
Programa de Pós-Graduação em Química
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Guilherme Gonçalves, 1991-
dc.subject.por.fl_str_mv Conhecimento profissional
Conhecimento pedagógico do conteúdo
Formação de professores
Professional knowledge
Pedagogical content knowledge (PCK)
Teacher training
topic Conhecimento profissional
Conhecimento pedagógico do conteúdo
Formação de professores
Professional knowledge
Pedagogical content knowledge (PCK)
Teacher training
description Orientador: Gildo Girotto Júnior
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-02-28T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639623
COSTA, Guilherme Gonçalves. Estágio de docência: um estudo de caso acerca dos conhecimentos profissionais e da identidade docente em um programa de pós-graduação a partir da perspectiva dos estudantes. 2020. 1 recurso online (282 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Química, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639623. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639623
identifier_str_mv COSTA, Guilherme Gonçalves. Estágio de docência: um estudo de caso acerca dos conhecimentos profissionais e da identidade docente em um programa de pós-graduação a partir da perspectiva dos estudantes. 2020. 1 recurso online (282 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Química, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639623. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1149130
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (282 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799139990241804288