O pensamento espacial e o raciocínio geográfico na construção da identidade do professor de Geografia

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Dias, Gabriela Klering, 1998-
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/5277
Resumo: Orientador: Rafael Straforini
id UNICAMP-30_7da4aa0be6f8539704aa975f832c6df5
oai_identifier_str oai::1247315
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling O pensamento espacial e o raciocínio geográfico na construção da identidade do professor de GeografiaSpatial thinking and geographic reasoning in the construction of the identity of the geography teacherGeografia - Estudo e ensinoFormação de professoresBase Nacional Comum CurricularGrupos focais (Técnica de entrevista)Geography - Study and teachingTeacher trainingCommon National Curriculum BaseFocal groupsOrientador: Rafael StraforiniDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de GeociênciasResumo: O raciocínio geográfico possui papel importante no processo de ensino-aprendizagem dos conhecimentos geográficos escolares, afinal, serve como pressuposto para a afirmação de uma cultura, de um modo de pensar e de formas de agir e refletir no e com o espaço geográfico, modo esse específico e exclusivo da ciência geográfica. O seu reconhecimento também contribui para o ensino das representações espaciais como forma de expressão e comunicação dos diversos saberes e conhecimentos produzidos a partir do trabalho do professor em sala de aula. A importância do pensamento espacial no ensino de Geografia deve ser compreendida para além do desenvolvimento de meras habilidades, mas também no desenvolvimento da cognição espacial, uma vez que ele permite a inclusão de ações ordenadas e com um fim pedagógico previamente delimitado pelo professor, ou seja, está dirigido para a realização de um objetivo e deve ser associado a quaisquer que sejam as estratégias de aprendizagem. Como objetivo geral, o trabalho pretende avaliar nos cursos de formação de professores de Geografia a utilização do pensamento espacial e do raciocínio geográfico no processo de desenvolvimento da autonomia dos futuros docentes na elaboração de estratégias de ensino-aprendizagem dos conteúdos escolares que sejam potentes para leituras críticas de mundo. A pesquisa conta com a realização de um grupo focal com professores de disciplinas de metodologias do ensino, didática da Geografia e estágios supervisionados de algumas Instituições de Ensino Superior – IES públicas brasileiras, a fim de compreender se e de que forma estão sendo trabalhados os aportes teórico-metodológicos abordados pela Base Nacional Comum Curricular – BNCC – Ensino Fundamental no que tange os cursos de formação de professores, e como esses docentes estão compreendendo o processo de ensino-aprendizagem da Geografia a partir do pensamento espacial e do raciocínio geográficoAbstract: Geographical reasoning plays an important role in the teaching and learning process of school geographic knowledge, after all, it serves as a presupposition for the affirmation of a culture, a way of thinking and ways of acting and reflecting in and with the geographic space, a way that specific and unique to geographic science. Its recognition also contributes to the teaching of spatial representations as a form of expression and communication of the different knowledge and knowledge produced from the teacher's work in the classroom. The importance of spatial thinking in the teaching of Geography must be understood beyond the development of mere skills, but also in the development of spatial cognition, since it allows the inclusion of ordered actions and with a pedagogical purpose previously defined by the teacher, that is, , it is aimed at achieving an objective and must be associated with whatever learning strategies are. As a general objective, the work intends to evaluate, in Geography teacher training courses, the use of spatial thinking and geographical reasoning in the process of developing the autonomy of future teachers in the elaboration of teaching-learning strategies of school contents that are powerful for reading. world reviews. The research has a focus group with professors of teaching methodologies subjects, Geography didactics and supervised internships from some Brazilian Public Higher Education Institutions - HEIs, in order to understand if and in what way the contributions are being worked theoretical-methodological approaches addressed by the National Common Curricular Base - BNCC - Elementary School regarding teacher training courses, and how these teachers are understanding the teaching-learning process of Geography from spatial thinking and geographical reasoningMestradoAnálise Ambiental e Dinâmica TerritorialMestra em GeografiaCNPQ30810/2019-3[s.n.]Straforini, Rafael, 1973-Juliasz, Paula Cristiane StrinaDuarte, Ronaldo GoulartCanto, Tânia Seneme doUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de GeociênciasPrograma de Pós-Graduação em GeografiaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASDias, Gabriela Klering, 1998-20222022-05-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (148 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/5277DIAS, Gabriela Klering. O pensamento espacial e o raciocínio geográfico na construção da identidade do professor de Geografia. 2022. 1 recurso online (148 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/5277. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1247315Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-11T13:59:05Zoai::1247315Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-08-11T13:59:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O pensamento espacial e o raciocínio geográfico na construção da identidade do professor de Geografia
Spatial thinking and geographic reasoning in the construction of the identity of the geography teacher
title O pensamento espacial e o raciocínio geográfico na construção da identidade do professor de Geografia
spellingShingle O pensamento espacial e o raciocínio geográfico na construção da identidade do professor de Geografia
Dias, Gabriela Klering, 1998-
Geografia - Estudo e ensino
Formação de professores
Base Nacional Comum Curricular
Grupos focais (Técnica de entrevista)
Geography - Study and teaching
Teacher training
Common National Curriculum Base
Focal groups
title_short O pensamento espacial e o raciocínio geográfico na construção da identidade do professor de Geografia
title_full O pensamento espacial e o raciocínio geográfico na construção da identidade do professor de Geografia
title_fullStr O pensamento espacial e o raciocínio geográfico na construção da identidade do professor de Geografia
title_full_unstemmed O pensamento espacial e o raciocínio geográfico na construção da identidade do professor de Geografia
title_sort O pensamento espacial e o raciocínio geográfico na construção da identidade do professor de Geografia
author Dias, Gabriela Klering, 1998-
author_facet Dias, Gabriela Klering, 1998-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Straforini, Rafael, 1973-
Juliasz, Paula Cristiane Strina
Duarte, Ronaldo Goulart
Canto, Tânia Seneme do
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Geociências
Programa de Pós-Graduação em Geografia
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Gabriela Klering, 1998-
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia - Estudo e ensino
Formação de professores
Base Nacional Comum Curricular
Grupos focais (Técnica de entrevista)
Geography - Study and teaching
Teacher training
Common National Curriculum Base
Focal groups
topic Geografia - Estudo e ensino
Formação de professores
Base Nacional Comum Curricular
Grupos focais (Técnica de entrevista)
Geography - Study and teaching
Teacher training
Common National Curriculum Base
Focal groups
description Orientador: Rafael Straforini
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2022-05-06T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/5277
DIAS, Gabriela Klering. O pensamento espacial e o raciocínio geográfico na construção da identidade do professor de Geografia. 2022. 1 recurso online (148 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/5277. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/5277
identifier_str_mv DIAS, Gabriela Klering. O pensamento espacial e o raciocínio geográfico na construção da identidade do professor de Geografia. 2022. 1 recurso online (148 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/5277. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1247315
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (148 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799140008609710080