Transtornos hipercineticos : contribuições do trabalho de Vygotisky para reavaliar o significado do diagnostico

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 1997
Autor(a) principal: Werner Junior, Jairo
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585296
Resumo: Orientador: Lidia Straus
id UNICAMP-30_834e4ffd0c9f34eff565b64ba77afb36
oai_identifier_str oai::120512
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Transtornos hipercineticos : contribuições do trabalho de Vygotisky para reavaliar o significado do diagnosticoPsiquiatria infantilPsicologia infantilNeuropsicologiaOrientador: Lidia StrausTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciencias MedicasResumo: O presente trabalho pretende contribuir para uma discussão crítica sobre o diagnóstico dos Transtornos Hipercinéticos (TH), assumindo a importância de explorar possibilidades de uma linha de investigação que se apoiou em um paradigma indiciário e em análises de natureza microgenética, referenciadas na abordagem histórico-cultural de Lev Vygotsky. Em função desse interesse, propõe-se como objetivo do estudo focalizar crianças diagnostica das como padecentes de TH, de acordo com os critérios classificatórios vigentes, para examinar o significado dos sinais de desatenção, impulsividade e hiperatividade no âmbito das ocorrências do processo intersubjetivo e dialógico em que elas se envolvem. O grupo de pesquisa foi constituído por oito sujeitos (entre 8 e 13 anos) selecionados a partir de uma clientela de 154 pacientes de um ambulatório universitário de Psiquiatria Infantil. Para tal seleção foram utilizados os critérios fornecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS)/Critérios Diagnósticos para Pesquisa, por serem mais restritivos. A análise microgenética dos modos de ação desses pacientes, em contextos intersubjetivos, evidencia que o outro joga um papel crucial no que se refere à emergência ou não das manifestações comportamentais que compõem o quadro clínico em questão; razão pela qual desloca-se o eixo da avaliação diagnóstica do indivíduo para as relações interpsíquicas. Os resultados indicam que a presença ou ausência dos sinais de TH dependem da existência de habilidades já desenvolvidas ou em formação e, principalmente, do tipo de interação estabelecida entre o sujeito e o examinador ou par. Isso significa que os sinais referentes aos TH resultam de trocas dialógicas e ações partilhadas inerentes aos processos intersubjetivos; isto é, as habilidades comportamentais podem ser promovidas ou desencadeadas por determinadas peculiaridades da interação social. As análises permitem concluir que os sinais, isoladamente ou em conjunto, não podem caracterizar, per se, um transtorno particular ou um déficit primário intrínseco, e que sob o rótulo de TH encontram-se albergadas condições muitas distintas. A utilização do recurso meto do lógico da análise microgenética revelou que esta é ,um instrumento valioso de pesquisa, assim como um instrumento promissor para o campo da Psiquiatria Infantil, pois permite identificar processos dinâmico-causais sutis' do comportamento humano e propicia que um mesmo conjunto de critérios integre diagnóstico, prognóstico e tratamentoAbstract: This dissertation critically discusses the diagnosis of "Hiperkinetic Disorders" (HD). The proposed analysis assumes the importance of exploring an indicial paradigm articulated with a microgenetic analytical procedure founded on Lev Vygotsky's historical-cultural perspective. An empirical study was undertaken, focusing on children with HD, diagnosed through rocedures based on current classificatory criteria,. in order to examine the significance of inattention, hyperactivity, and impulsivity symptoms, within instances of intersubjective and dialogical processes, during various activities in which the children were involved. The group of subjects consisted of eight children who were selected from 154 clinic referred youths aged 8 - 13 years (Child Psychiatry Department of a Medical School). The selection of the focused subjects was made according to the stringent diagnostic criteria provided by World Health Organization - ICD-10/for research. The microgenetic methodology implies a qualitative analysis and effects a shi:ft from the individual-centered diagnostic evaluation to an approach that privileges interpersonal relationships. Consequently, this methodology can indicate the ways by which the other (examiner, peers) plays a fundamental role in the child's actions by inducing situations that may or may not lead to behaviors characterized as a clinical condition or disorder. The findings indicate that the presence or absence of signs of HD symptoms depend on whether the child's abilities are already developed or in process of development, and, mainly, on the type of interaction established between the subject and the examiner or peer. This means that the signs defining HD are, in fact, a result of dialogical interchanges and share actions inherent to intersubjective processes; that is the behavioral abilities (attention span, self-regulation) can be promoted or triggered by certain peculiarities of the social interaction. The analyses allow for a conclusion that no isolated symptoms or group of behaviors can characterize per se a particular disorder or intrinsic biological deficit, and that .the behavioral disorder normally diagnosed as HD seems to harbor a series of distinct conditions under its current definition. The use of microgenetic analysis showed that this is a valuable research tool as well as a useful clinical tool in the field of Child Psychiatry, since it permits to identify subtle dynamic-causal processes of human behavior and resort to a single set of criteria, thus integrating diagnosis, prognosis, and treatmentDoutoradoSaúde MentalDoutor em Ciências Médicas[s.n.]Straus, Lidia, 1949-Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Ciências MédicasPrograma de Pós-Graduação em Ciências MédicasUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASWerner Junior, Jairo1997info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf224f. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585296WERNER JUNIOR, Jairo. Transtornos hipercineticos: contribuições do trabalho de Vygotisky para reavaliar o significado do diagnostico. 1997. 224f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciencias Medicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585296. Acesso em: 25 abr. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/120512porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-18T10:10:30Zoai::120512Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-18T10:10:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Transtornos hipercineticos : contribuições do trabalho de Vygotisky para reavaliar o significado do diagnostico
title Transtornos hipercineticos : contribuições do trabalho de Vygotisky para reavaliar o significado do diagnostico
spellingShingle Transtornos hipercineticos : contribuições do trabalho de Vygotisky para reavaliar o significado do diagnostico
Werner Junior, Jairo
Psiquiatria infantil
Psicologia infantil
Neuropsicologia
title_short Transtornos hipercineticos : contribuições do trabalho de Vygotisky para reavaliar o significado do diagnostico
title_full Transtornos hipercineticos : contribuições do trabalho de Vygotisky para reavaliar o significado do diagnostico
title_fullStr Transtornos hipercineticos : contribuições do trabalho de Vygotisky para reavaliar o significado do diagnostico
title_full_unstemmed Transtornos hipercineticos : contribuições do trabalho de Vygotisky para reavaliar o significado do diagnostico
title_sort Transtornos hipercineticos : contribuições do trabalho de Vygotisky para reavaliar o significado do diagnostico
author Werner Junior, Jairo
author_facet Werner Junior, Jairo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Straus, Lidia, 1949-
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Ciências Médicas
Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Werner Junior, Jairo
dc.subject.por.fl_str_mv Psiquiatria infantil
Psicologia infantil
Neuropsicologia
topic Psiquiatria infantil
Psicologia infantil
Neuropsicologia
description Orientador: Lidia Straus
publishDate 1997
dc.date.none.fl_str_mv 1997
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585296
WERNER JUNIOR, Jairo. Transtornos hipercineticos: contribuições do trabalho de Vygotisky para reavaliar o significado do diagnostico. 1997. 224f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciencias Medicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585296. Acesso em: 25 abr. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
WERNER JUNIOR, Jairo. Transtornos hipercineticos: contribuições do trabalho de Vygotisky para reavaliar o significado do diagnostico. 1997. 224f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciencias Medicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585296. Acesso em: 25 abr. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585296
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/120512
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
224f. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1797405292749651968