Representações de cultura em livros didaticos de frances lingua estrangeira

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2004
Autor(a) principal: Peruchi, Ingrid Bueno
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1598958
Resumo: Orientador: Maria Jose Rodrigues Faria Coracini
id UNICAMP-30_8bff6a6a1aad445c913784abf17edd30
oai_identifier_str oai::328906
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Representações de cultura em livros didaticos de frances lingua estrangeiraAnálise do discursoIdentidadeGlobalizaçãoLingua francesaOrientador: Maria Jose Rodrigues Faria CoraciniDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: O objetivo desta pesquisa é investigar a representação cultural em três dos mais utilizados livros didáticos para o ensino de língua francesa (LE) no Brasil, a fim de verificar como se dá essa representação num momento histórico tal como o da globalização, que suplanta barreiras nacionais no que concerne ao comércio, à economia e à comunicação, o que provoca, certamente, efeitos sobre o plano cultural. Metodologicamente, este estudo se filia a concepções da Análise do Discurso de linha francesa e da Sociologia normalmente caracterizada como pós-moderna (Hall, 1998, 2003; Bauman, 1998, 1999, 2000; Bhabha, 1998, dentre outros), basicamente. Foram analisadas as materialidades discursivas dos livros didáticos e entrevistas realizadas com alunos de francês adolescentes a respeito de suas impressões sobre a cultura francesa. As análises dos livros didáticos apontam para uma visão de cultura que é sobretudo nacional, ligada à tradição e ao espaço geográfico, o que contrasta com a tendência de união planetária que caracteriza nossos dias. Além dessa concepção, pode-se ainda perceber, nos livros, a cultura como tudo o que de melhor se produziu na sociedade francesa (do ponto de vista da história, da tecnologia ou dos bens de consumo), de forma que a cultura se identifica à civilização, tanto do ponto de vista do uso do termo, presente em dois dos livros analisados, quanto dos sentidos que carrega historicamente. Em vista de a representação cultural se dar, na maior parte das ocorrências, na contra-mão das tendências de nosso momento histórico, demarcando fronteiras ao invés de derrubá-las, entendemos tal representação como uma forma de reação ao momento global e ao medo de perda da identidade, imaginada como aquele algo fixo e pré-determinado que uniria um povo. Pôde ser observado, em entrevistas, que a representação cultural constrói fortemente o imaginário do aluno sobre o outro, o francês, e sobre si próprio. O aluno, diante de tais representações culturais, centradas em vitórias e estereótipos positivos, vê-se como inferior.Assim sendo, esta pesquisa tem, como objetivo final, contribuir para o debate, que acreditamos ser necessário para os sujeitos envolvidos no ensino-aprendizagem de língua estrangeira, acerca da cultura e da representação culturalRésumé: Ayant pour but l¿étude de la représentation culturelle dans les trois manuels de FLE les plus utilisés au Brésil, on a voulu vérifier comment cette représentation s¿effectue dans le moment historique actuel de la mondialisation, qui supplante les barrières nationales en ce qui concerne le commerce, l¿économie et la communication, provoquant sans doute, ainsi, des effets sur le plan culturel. La méthodologie adoptée est basée surtout sur les principes de l¿Analyse du Discours et de la Sociologie dite post-moderne (Hall, 1998, 2003 ; Bauman, 1998, 1999, 2000 ; Bhabha, 1998, etc.) et consiste en l¿analyse de la matérialité discursive des manuels ainsi qu¿en l¿analyse d¿interviews réalisées auprès d¿un groupe d¿élèves brésiliens de FLE à propos de leurs impressions sur la culture française. Durant les analyses, on a pu remarquer que la culture véhiculée est surtout à caractère national et liée à la tradition ainsi qu¿à l¿espace géographique, ce qui va à l¿encontre de la tendance de l¿union planétaire qui caractérise nos jours et même de la francophonie. On a aussi pu repérer la culture comme étant le meilleur de ce qui a déjà été produit dans la société (du point de vue de l¿histoire, de la technologie ou des biens de consommation), de telle sorte que la culture est identifiée à la civilisation, aussi bien du point de vue de l¿utilisation du terme lui-même, présent dans deux des manuels analysés, que des sens que le mot garde historiquement. Vu que la représentation culturelle est effectuée la plupart du temps contre les tendances déterminées par le moment historique actuel, provoquant ainsi la démarcation de frontières au lieu de les faire tomber, nous comprenons cette représentation comme une réaction aux tendances mondiales actuelles, d¿une façon générale, et à la peur, qu¿elle a engendrée, de la perte de l¿identité, normalement comprise comme une entité fixe et prédéterminée qui unirait le peuple. On a pu remarquer, lors des interviews, que la représentation culturelle des manuels est fortement responsable de la construction de l¿imaginaire de l¿élève à propos de l¿autre, le Français, ainsi que de lui-même. Etant donné que cette représentation véhicule fortement des victoires et des stéréotypes positifs, l¿élève brésilien, qui vit dans une autre réalité, se voit comme inférieur face à l¿autre. Le but final de cette recherche est donc de contribuer au débat à propos de la culture et des représentations culturelles, puisque nous croyons qu¿il est important pour les individus, en tant que sujets, qui font partie du processus d¿enseignement-apprentissage d¿une langue étrangèreMestradoEnsino-Aprendizagem de Lingua EstrangeiraMestre em Linguística Aplicada[s.n.]Coracini, Maria José Rodrigues Faria, 1949-Bolonhini, Carmen ZinkSouza, Deusa Maria deUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPeruchi, Ingrid Bueno20042005-01-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf169 p.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1598958PERUCHI, Ingrid Bueno. Representações de cultura em livros didaticos de frances lingua estrangeira. 2004. 169 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1598958. Acesso em: 25 abr. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/328906porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:04:28Zoai::328906Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:04:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Representações de cultura em livros didaticos de frances lingua estrangeira
title Representações de cultura em livros didaticos de frances lingua estrangeira
spellingShingle Representações de cultura em livros didaticos de frances lingua estrangeira
Peruchi, Ingrid Bueno
Análise do discurso
Identidade
Globalização
Lingua francesa
title_short Representações de cultura em livros didaticos de frances lingua estrangeira
title_full Representações de cultura em livros didaticos de frances lingua estrangeira
title_fullStr Representações de cultura em livros didaticos de frances lingua estrangeira
title_full_unstemmed Representações de cultura em livros didaticos de frances lingua estrangeira
title_sort Representações de cultura em livros didaticos de frances lingua estrangeira
author Peruchi, Ingrid Bueno
author_facet Peruchi, Ingrid Bueno
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coracini, Maria José Rodrigues Faria, 1949-
Bolonhini, Carmen Zink
Souza, Deusa Maria de
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Peruchi, Ingrid Bueno
dc.subject.por.fl_str_mv Análise do discurso
Identidade
Globalização
Lingua francesa
topic Análise do discurso
Identidade
Globalização
Lingua francesa
description Orientador: Maria Jose Rodrigues Faria Coracini
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004
2005-01-31T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1598958
PERUCHI, Ingrid Bueno. Representações de cultura em livros didaticos de frances lingua estrangeira. 2004. 169 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1598958. Acesso em: 25 abr. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
PERUCHI, Ingrid Bueno. Representações de cultura em livros didaticos de frances lingua estrangeira. 2004. 169 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1598958. Acesso em: 25 abr. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1598958
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/328906
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
169 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1797405361052844032