Brahma Kumaris : a construção performativa de identidades de genero

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2005
Autor(a) principal: Silva, Daniel Nascimento
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600977
Resumo: Orientador: Kanavillil Rajagopalan
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spelling Brahma Kumaris : a construção performativa de identidades de generoBrahma Kumaris: the performative construction of gender identitesIdentidadeGêneroBrahma KumarisPragmáticaIdentityGenderBrahma KumarisPragmaticsOrientador: Kanavillil RajagopalanDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: A presente dissertação investiga as reivindicações de gênero em práticas discursivas da escola de meditação Brahma Kumaris. Parto do princípio de que os conceitos centrais sobre os quais o presente trabalho se debruça, isto é, 'gênero' e 'identidade', ao invés de constativos, são performativos. Sua existência não se dá anteriormente à linguagem; ao contrário, eles precisam ser performativamente reivindicados, iteravelmente, isto é, para o outro e novamente, na história de sua própria exibição Procedo, nesse sentido, a uma certa leitura da teoria dos atos de fala, desenvolvida inicialmente por John Langshaw Austin. A visão radical do performativo, segundo a qual a linguagem é, eminentemente, performativa é aqui informada pelo trabalho de leitura e intervenção no pensamento de Austin empreendido por Kanavillil Rajagopalan, Jacques Derrida, Judith Butler e Shoshana Felman. Abordo os dados segundo uma metodologia qualitativa, que vê na performatividade da linguagem indícios para o próprio tratamento do dado. As análises revelam que a reivindicação das identidades de gênero brahmins, calcada na visão de que somos almas e não corpos, constrói, performativamente, gêneros descorporificados (como é o caso da alma, do ser de paz, do anjo), criando, simultaneamente, alteridades abjetas (as pessoas luxuriosas, por exemplo), contra as quais as identidade brahmins reivindicam sua autonomia. A reivindicação de tais identidades tem de conviver, não obstante, com a contradição, advinda, principalmente, do peso da promessa de um gênero (puro) precisa lidar com sua condição humana, demasiado humana vinculada ao corpo e ao inconsciente, ao ato (ao mesmo tempo) de fala e falhoAbstract: This dissertation investigates the construction of gender identities in discursive practices within the Brahma Kumaris World Spiritual University. It is assumed here that the core concepts of this work, i.e., 'gender' and 'identity', far beyond constative, are performative. They neither exist before neither beyond language; rather, they must be performatively claimed, iterably, i.e., to the other and again, in the history of their own exhibition. I depart, then, from a particular reading of speech acts theory, developed initially by John Langshaw Austin. The radical view of the performative, according to which language is, eminently, performative, is based on the reading and intervention in Austin's thought by Kanavillil Rajagopalan, Jacques Derrida, Judith Butler and Shoshana Felman. The collected data are analyzed from a qualitative perspective, which consider that the performativity of language is a parameter itself to the treatment of texts. The analyses display that the claim for brahmin gender identities, based on the idea that we are souls rather than bodies, performs disembodied genders (e.g., the soul, the being of light, the angel), producing, simultaneously, abject alterities (the lustful persons, for example), against which brahmin identities constitute their autonomy. The claim for such identities, though, has to deal with the contradiction caused, mainly, by the burden of the promise of a (pure) gender together with its human, excessively human condition bounded to the body and the unconscious, to the speech act and the slip of the tongueMestradoLingüísticaMestre em Linguística[s.n.]Rajagopalan, Kanavillil, 1945-Silva, Fábio Lopes daFerreira, Dina Maria MartinsVeras, Maria Viviane do AmaralUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em LinguísticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSilva, Daniel Nascimento20052005-06-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf128p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600977SILVA, Daniel Nascimento. Brahma Kumaris: a construção performativa de identidades de genero. 2005. 128p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600977. Acesso em: 25 abr. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/351141porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:17:56Zoai::351141Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:17:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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