(Re) conhecendo plantas por meio de apoio lúdico : proposta de sequência didática

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Juliano, Mariana Gatto, 1991-
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/5362
Resumo: Orientador: Ingrid Koch
id UNICAMP-30_98535848ecb790f0b69eab558c855a16
oai_identifier_str oai::1247849
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling (Re) conhecendo plantas por meio de apoio lúdico : proposta de sequência didática(Re) knowing plants through ludic support : teaching sequence proposalBotânica - Estudo e ensinoMaterial didáticoEnsino - Meios auxiliaresBotany - Study and teachingTeaching materialsTeaching - Aids and devicesOrientador: Ingrid KochDissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de BiologiaResumo: Os vegetais são os grandes produtores da biosfera, os maiores responsáveis pela manutenção do teor de oxigênio, fontes de matérias-primas e de energia renovável. Apesar de toda a sua importância, a percepção do homem sobre as plantas e o ambiente tem diminuído ao longo do tempo, processo denominado "cegueira botânica". Este processo tem atingido inclusive o processo de ensino e aprendizagem, que sofre ainda com a escassez de materiais de apoio capazes de entusiasmar professores e alunos com propostas interativas, criativas e contextualizadas. O objetivo deste estudo foi proporcionar recursos didáticos, de fácil aplicação, para estimular a observação e o reconhecimento de características das principais linhagens de plantas, bem como compreender suas relações de parentesco e importância e relacionar este conhecimento à aspectos do cotidiano. O material produzido deverá ser utilizado como subsídio para o processo de ensino e aprendizagem de botânica, contribuindo para combater a cegueira botânica. É um Kit pedagógico, com tópicos organizados em sequências didáticas, voltado aos alunos do ensino médio. Para orientar a seleção dos conteúdos utilizei os documentos norteadores PCN, BNCC e Currículo do Estado de SP. O kit é composto por um caderno do professor, questionários, imagens, quebra-cabeças e um jogo de tabuleiro. Pode ser aplicado em cinco etapas: 1 - análise da percepção e dos conhecimentos prévios dos educandos sobre as plantas por meio da exposição de imagens e aplicação de um questionário; 2 - apresentação das características, relações de parentesco e importância dos principais grupos de plantas a partir da construção coletiva de estratégias para análise e resolução de problemas (em rotação de pontos); 3 – promoção de discussões sobre os temas e dúvidas em seminário; 4 - jogo de tabuleiro para reforço e fixação dos conhecimentos adquiridos; 5 - nova análise, por meio da observação de imagens e um novo questionário, da percepção e dos conhecimentos dos educandos sobre plantas. O kit pedagógico busca alcançar o espiral de aprendizagem que o trabalho docente deve ter, proporcionando instrumentos de ensino e aprendizagem que contribuam para o ensino da temática e para ampliar a percepção sobre as plantasAbstract: Vegetables are the biosphere's primary producers, the most responsible for maintaining the oxygen content, sources of raw materials, and renewable energy. Despite all its importance, man's perception of plants and the environment has decreased over time, a process called "plant blindness". This process has even reached the teaching and learning process, which still suffers from the scarcity of support materials capable of enthusing teachers and students with interactive, creative, and contextualized proposals. This study's objective was to provide didactic resources, of easy application, stimulating the observation and recognition of characteristics of the plants' main lines, understanding their relationship and importance, relating this knowledge to aspects of daily life. The material produced should be used as a subsidy for the botany's teaching and learning process, contributing to combat plant blindness. It is a pedagogical Kit, with topics organized in didactic sequences, aimed at high school students. To guide the selection of content, I used the guiding documents PCN, BNCC, and Curriculum of the SP State. The kit consists of a teacher's notebook, questionnaires, images, puzzles, and a board game. The teacher can apply it in five stages: 1 - analysis of the students' perception and previous knowledge about plants through the exposure of images and the application of a questionnaire; 2 - presentation of the characteristics, relationships, and importance of the main groups of plants based on the collective construction of strategies for analyzing and solving problems (in rotation of points); 3 - promoting discussions on topics and doubts in a seminar; 4 - board game to reinforce and fix the acquired knowledge; 5 - new analysis, through the observation of images and a new questionnaire, of the students' perception and knowledge about plants. The pedagogical kit seeks to achieve the learning spiral that the teaching work must have, providing teaching and learning instruments that contribute to the teaching of the theme and broaden the perception of plantsMestradoEnsino de BiologiaMestra em Ensino de BiologiaCAPES001[s.n.]Koch, Ingrid, 1968-Werneck, Claudio ChrysostomoSouto, Letícia SilvaUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de BiologiaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede NacionalUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASJuliano, Mariana Gatto, 1991-20212021-04-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (158 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/5362JULIANO, Mariana Gatto. (Re) conhecendo plantas por meio de apoio lúdico: proposta de sequência didática. 2021. 1 recurso online (158 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/5362. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1247849Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-19T10:08:43Zoai::1247849Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-08-19T10:08:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv (Re) conhecendo plantas por meio de apoio lúdico : proposta de sequência didática
(Re) knowing plants through ludic support : teaching sequence proposal
title (Re) conhecendo plantas por meio de apoio lúdico : proposta de sequência didática
spellingShingle (Re) conhecendo plantas por meio de apoio lúdico : proposta de sequência didática
Juliano, Mariana Gatto, 1991-
Botânica - Estudo e ensino
Material didático
Ensino - Meios auxiliares
Botany - Study and teaching
Teaching materials
Teaching - Aids and devices
title_short (Re) conhecendo plantas por meio de apoio lúdico : proposta de sequência didática
title_full (Re) conhecendo plantas por meio de apoio lúdico : proposta de sequência didática
title_fullStr (Re) conhecendo plantas por meio de apoio lúdico : proposta de sequência didática
title_full_unstemmed (Re) conhecendo plantas por meio de apoio lúdico : proposta de sequência didática
title_sort (Re) conhecendo plantas por meio de apoio lúdico : proposta de sequência didática
author Juliano, Mariana Gatto, 1991-
author_facet Juliano, Mariana Gatto, 1991-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Koch, Ingrid, 1968-
Werneck, Claudio Chrysostomo
Souto, Letícia Silva
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Biologia
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Juliano, Mariana Gatto, 1991-
dc.subject.por.fl_str_mv Botânica - Estudo e ensino
Material didático
Ensino - Meios auxiliares
Botany - Study and teaching
Teaching materials
Teaching - Aids and devices
topic Botânica - Estudo e ensino
Material didático
Ensino - Meios auxiliares
Botany - Study and teaching
Teaching materials
Teaching - Aids and devices
description Orientador: Ingrid Koch
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-04-27T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/5362
JULIANO, Mariana Gatto. (Re) conhecendo plantas por meio de apoio lúdico: proposta de sequência didática. 2021. 1 recurso online (158 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/5362. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/5362
identifier_str_mv JULIANO, Mariana Gatto. (Re) conhecendo plantas por meio de apoio lúdico: proposta de sequência didática. 2021. 1 recurso online (158 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/5362. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1247849
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (158 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799140009034383360