O jogo [e] suas possibilidades metodologicas no processo ensino-aprendizagem da matematica

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 1995
Autor(a) principal: Grando, Regina Celia
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582104
Resumo: Orientador: Sergio Apparecido Lorenzato
id UNICAMP-30_990b53d8bfb0b0587aaf1d654f33d179
oai_identifier_str oai::83998
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling O jogo [e] suas possibilidades metodologicas no processo ensino-aprendizagem da matematicaJogos em educação matemáticaMatemática - Estudo e ensinoProfessores de matemáticaOrientador: Sergio Apparecido LorenzatoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Em linhas gerais, esta pesquisa procura investigar o papel metodológico do jogo no processo ensino-aprendizagem da Matemática. Neste contexto, papel metodológico configura-se por: concepções, relações e funções envolvidas na utilização de jogos no ensino da Matemática. Levando em consideração estudos anteriormente realizados, no Brasil e em outros países, sobre o tema "jogos", jogos no processo ensino-aprendizagem e jogos na Educação Matemática, desenvolveu-se uma análise bibliográfica em uma perspectiva, com diferentes abordagens: psicopedagógica, social, cultural e filosófica, buscando resgatar o valor metodológico do jogo no processo ensinoaprendizagem da Matemática. De acordo com a proposta delineada acima, a pesquisa foi organizada como se segue: Em um primeiro momento, é apresentada uma visão crítica sobre a problemática do ensino da Matemática no Brasil atual, destacando algumas de suas principais causas. Tal abordagem é realizada considerando os aspectos conteudísticos e metodológicos do processo ensino-aprendizagem da Matemática. N este sentido, o jogo é apresentado como uma possível proposta de redimensionamento para vários destes problemas. Para tanto, são analisadas as diferentes concepções de jogo e as características e/ou atributos deste elemento que procuram justificar sua inserção no contexto do processo ensino-aprendizagem, em geral. Em um outro momento, discute-se o jogo no ensino, ressaltando seu valor pedagógico, seus princípios metodológicos, implicações e objetivos no ensino. Mais especificamente, analisa-se o jogo no contexto da Educação Matemática como um gerador de situações-problema e desencadeador da aprendizagem do aluno. Apresentam-se situações práticas de ensino onde o jogo se faz presente. Finalmente, são delineadas algumas inferências e considerações finais, de ordem metodológica, visando a um possível redimensionamento na ação pedagógica dos professores e no processo ensino-aprendizagem da Matemática, em geralAbstract: In a few lines, this research attempts to investigate the methodological role of the game in the teaching-learning process of Mathematics. In this context, the methodological role are the concepts, relations and functions evolved in the application of games used to teach Mathematics. Taking into account previous studies about games carried out in Brazil, as well as abroad (the role of games in the teaching-learning process and in Mathematical Education), the author developed a bibliographical analysis with different approaches (psycho pedagogical, social, cultural and philosophical) aiming to recover the methodological value of the game in the teaching-learning process of Mathematics. According to the objectives outlined above, the research was organized as it follows. Firstly, there is the presentation of a critical view about the problems of teaching Mathematics in Brazil nowadays, focusing on some of their main causes. This approach is carried out considering the content, as well as methodological aspects, of the teaching-learning process of Mathematics. The game is then presented as a possible proposal to reorganize many of the problems already mentioned. Todo this, the author analyses different concepts of games, their characteristics annular attributes, which attempt to justify their insertion in the context of the teaching-learning process in general. Secondly, there is the discussion of the role of the game in the teaching process, emphasizing its pedagogical value, its methodological principles, implications and aims. More specifically, the game in the context of Mathematical Education is analyzed as a generator of problem-situations and as the starting point of the pupil's apprenticeship. Furthermore, there is an exposition of practical teaching situations where the game is used. Finally, the author presents some methodological inferences and final considerations with views to a possible reorganization of the teacher's pedagogical performance, as well as the teaching-learning process of Mathematics in generalMestradoMetodologia do EnsinoMestre em Educação[s.n.]Lorenzato, Sergio Apparecido, 1936-Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGrando, Regina Celia19951995-02-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf175f. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582104GRANDO, Regina Celia. O jogo [e] suas possibilidades metodologicas no processo ensino-aprendizagem da matematica. 1995. 175f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582104. Acesso em: 14 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/83998porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:18:07Zoai::83998Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:18:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O jogo [e] suas possibilidades metodologicas no processo ensino-aprendizagem da matematica
title O jogo [e] suas possibilidades metodologicas no processo ensino-aprendizagem da matematica
spellingShingle O jogo [e] suas possibilidades metodologicas no processo ensino-aprendizagem da matematica
Grando, Regina Celia
Jogos em educação matemática
Matemática - Estudo e ensino
Professores de matemática
title_short O jogo [e] suas possibilidades metodologicas no processo ensino-aprendizagem da matematica
title_full O jogo [e] suas possibilidades metodologicas no processo ensino-aprendizagem da matematica
title_fullStr O jogo [e] suas possibilidades metodologicas no processo ensino-aprendizagem da matematica
title_full_unstemmed O jogo [e] suas possibilidades metodologicas no processo ensino-aprendizagem da matematica
title_sort O jogo [e] suas possibilidades metodologicas no processo ensino-aprendizagem da matematica
author Grando, Regina Celia
author_facet Grando, Regina Celia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lorenzato, Sergio Apparecido, 1936-
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Grando, Regina Celia
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos em educação matemática
Matemática - Estudo e ensino
Professores de matemática
topic Jogos em educação matemática
Matemática - Estudo e ensino
Professores de matemática
description Orientador: Sergio Apparecido Lorenzato
publishDate 1995
dc.date.none.fl_str_mv 1995
1995-02-20T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582104
GRANDO, Regina Celia. O jogo [e] suas possibilidades metodologicas no processo ensino-aprendizagem da matematica. 1995. 175f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582104. Acesso em: 14 mai. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
GRANDO, Regina Celia. O jogo [e] suas possibilidades metodologicas no processo ensino-aprendizagem da matematica. 1995. 175f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582104. Acesso em: 14 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582104
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/83998
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
175f. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799139741681057792