Professoras alfabetizadoras e suas representações sociais de ensino de ciências : (re)construções por práticas formativas colaborativas

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Gonçalves, Emerson Nunes da Costa, 1976-
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640601
Resumo: Orientadores: Mauricio Compiani, Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior
id UNICAMP-30_9cdf3da8a252c06af72dd17b5dcf011e
oai_identifier_str oai::1161629
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Professoras alfabetizadoras e suas representações sociais de ensino de ciências : (re)construções por práticas formativas colaborativasLiteracy tearchers and their social representations of science teaching : (re)constructions by collaborative formative practicesProfessores de ensino fundamental - FormaçãoFormação continuada de professorAlfabetização científicaEnsino de ciênciasRepresentações sociaisElementary school teachers - TrainingContinuous teacher trainingScientific literacyScience teachingSocial representationsOrientadores: Mauricio Compiani, Carlos Alberto de Oliveira Magalhães JúniorTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb WataghinResumo: Pelas peculiaridades do processo de alfabetização e do perfil polivalente que possuem as professoras alfabetizadoras, pedagogas dos anos iniciais, buscamos identificar as potencialidades de uma proposta de educação continuada sobre as suas representações sociais (RS) de ensino de Ciências. Realizamos uma formação a partir de práticas de caráter colaborativo, com participação de 25 professoras, na tentativa de intervenções sobre como elas relacionavam a Alfabetização Científica (AC) com a sua prática pedagógica, enquanto mediadoras do conhecimento científico para crianças em processo de apropriação da leitura e da escrita. A investigação foi direcionada por princípios da pesquisa-ação colaborativo-crítica e desenvolvida em três etapas: a priori, durante e a posteriori ao desenvolvimento da proposta formativa - um curso de extensão universitária da Faculdade de Educação (FE) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no município de São Mateus, Espírito Santo ¿ ES, perfazendo o total de 92 horas. Valorizando os saberes docentes instituídos, buscamos construir um espaço formativo dialético, reflexivo e crítico, na dialogicidade sobre AC no Ciclo de Alfabetização, pautado no ensino de Ciências sob a perspectiva da educação Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). Realizamos os registros por questionários de evocação livre de palavras, produção das atividades escritas e de sequências didáticas (SD) elaboradas e desenvolvidas pelas professoras, registros fotográficos, gravação em vídeo e áudio, bem como as anotações pelo pesquisador, em diário de bordo, dos diálogos realizados nos encontros formativos. A priori e a posteriori à formação, por técnica de evocação livre de palavras e análise prototípica, identificamos o possível núcleo central das RS sobre ensino de Ciências das professoras, com seus respectivos elementos constituintes. Verificamos que inicialmente a prática docente era fortemente marcada pelas diretrizes traçadas pelo currículo prescrito, apontando tendências limitadoras da atuação docente, polarizadoras dos processos de AC e da apropriação da escrita. Porém, constatamos que após a realização do processo formativo houve alteração do núcleo central das RS das professoras, bem como vestígios de mudanças na sua prática pedagógica, possibilitando-lhes encontrar outros elementos para o ensino da escrita a partir da prática para o ensino de Ciências. Pela análise do conteúdo dos discursos das professoras, sobre o processo formativo, identificamos indícios da relevância da prática colaborativa para a construção dialógica do conhecimento, possíveis influenciadores das suas RS e, consequentemente, da sua prática pedagógica: a troca de experiências dos saberes docentes historicamente instituídos; e a reflexão e crítica sobre a realidade local, dinamizada pela educação CTSA. Os resultados alcançados apontaram ser importante a elaboração e a oferta de propostas de educação continuada às (aos) alfabetizadoras (es), com ênfase no ensino de Ciências na perspectiva CTSA, desenvolvidas por práticas colaborativas. Elas favorecem o protagonismo da sua prática e a (re)construção das RS que possuem de ensino de Ciências, auxiliando-as no ensino da leitura e da escrita a partir das práticas de AC, principalmente pela triangulação possível entre formação continuada, práticas colaborativas e Educação CTSAAbstract: Due to the peculiarities of the literacy process and the polyvalent profile of literacy teachers, pedagogues of the early years, we seek to identify the potential of a proposal for continuing education on their Social Representations (SR) of Science teaching. We carry out training based on collaborative practices, with the participation of 25 teachers, in an attempt to intervene on how they related Scientific Literacy (SL) to their pedagogical practice, as mediators of scientific knowledge for children in the process of reading appropriation and writing. The investigation was guided by principles of collaborative-critical action research and developed in three stages: a priori, during and a posteriori to the development of the training proposal - a university extension course at the College of Education (FE) of the State University of Campinas (Unicamp) , in the city of São Mateus, Espírito Santo - ES, totaling 92 hours. Valuing the established teaching knowledge, we seek to build a dialectical, reflective and critical formative space, in the dialogicity about SL in the Literacy Cycle, based on Science teaching from the perspective of Science, Technology, Society and Environment (STSE) education. We carry out the records by questionnaires of free evocation of words, production of written activities and didactic sequences (DS) elaborated and developed by the teachers, photographic records, video and audio recording, as well as the notes by the researcher, in the logbook, of the dialogues. held in formative meetings. A priori and a posteriori to the training, using the technique of free evocation of words and prototypical analysis, we identified the possible central nucleus of the SR on the teaching of Science by the teachers, with their respective constituent elements. We found that initially the teaching practice was strongly marked by the guidelines outlined by the prescribed curriculum, pointing out trends that limit the teaching performance, polarizing the SL processes and the appropriation of writing. However, we found that after the completion of the training process, there was a change in the central core of the teachers' SR, as well as traces of changes in their pedagogical practice, allowing them to find other elements for teaching writing from the practice for teaching Science. By analyzing the content of the teachers' speeches about the formative process, we identified evidence of the relevance of collaborative practice for the dialogical construction of knowledge, possible influencers of their SR and, consequently, of their pedagogical practice: the exchange of experiences of historically established teaching knowledge; and reflection and criticism about the local reality, driven by STSE education. The results achieved indicated that it is important to elaborate and offer continuing education proposals to literacy teachers, capable of making them protagonists of their practice and that this formative model is important for the (re) construction of RS that they have from Science teaching, assisting them in the teaching of reading and writing from the practices of SL, mainly by the possible triangulation between continuing education, collaborative practices and STSE EducationDoutoradoEnsino de Ciências e MatemáticaDoutor em Ensino de Ciências e MatemáticaCAPES88882.435455/2019[s.n.]Compiani, Mauricio, 1956-Magalhães Júnior, Carlos Alberto de OliveiraViveiro, Alessandra AparecidaMegid Neto, JorgeLorenzetti, LeonirOrtiz, Adriano JoséUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Física Gleb WataghinPrograma de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e MatemáticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGonçalves, Emerson Nunes da Costa, 1976-20202020-12-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (233 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640601GONÇALVES, Emerson Nunes da Costa. Professoras alfabetizadoras e suas representações sociais de ensino de ciências: (re)construções por práticas formativas colaborativas. 2020. 1 recurso online (233 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640601. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1161629Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-08T16:24:15Zoai::1161629Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-03-08T16:24:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Professoras alfabetizadoras e suas representações sociais de ensino de ciências : (re)construções por práticas formativas colaborativas
Literacy tearchers and their social representations of science teaching : (re)constructions by collaborative formative practices
title Professoras alfabetizadoras e suas representações sociais de ensino de ciências : (re)construções por práticas formativas colaborativas
spellingShingle Professoras alfabetizadoras e suas representações sociais de ensino de ciências : (re)construções por práticas formativas colaborativas
Gonçalves, Emerson Nunes da Costa, 1976-
Professores de ensino fundamental - Formação
Formação continuada de professor
Alfabetização científica
Ensino de ciências
Representações sociais
Elementary school teachers - Training
Continuous teacher training
Scientific literacy
Science teaching
Social representations
title_short Professoras alfabetizadoras e suas representações sociais de ensino de ciências : (re)construções por práticas formativas colaborativas
title_full Professoras alfabetizadoras e suas representações sociais de ensino de ciências : (re)construções por práticas formativas colaborativas
title_fullStr Professoras alfabetizadoras e suas representações sociais de ensino de ciências : (re)construções por práticas formativas colaborativas
title_full_unstemmed Professoras alfabetizadoras e suas representações sociais de ensino de ciências : (re)construções por práticas formativas colaborativas
title_sort Professoras alfabetizadoras e suas representações sociais de ensino de ciências : (re)construções por práticas formativas colaborativas
author Gonçalves, Emerson Nunes da Costa, 1976-
author_facet Gonçalves, Emerson Nunes da Costa, 1976-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Compiani, Mauricio, 1956-
Magalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira
Viveiro, Alessandra Aparecida
Megid Neto, Jorge
Lorenzetti, Leonir
Ortiz, Adriano José
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Física Gleb Wataghin
Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Emerson Nunes da Costa, 1976-
dc.subject.por.fl_str_mv Professores de ensino fundamental - Formação
Formação continuada de professor
Alfabetização científica
Ensino de ciências
Representações sociais
Elementary school teachers - Training
Continuous teacher training
Scientific literacy
Science teaching
Social representations
topic Professores de ensino fundamental - Formação
Formação continuada de professor
Alfabetização científica
Ensino de ciências
Representações sociais
Elementary school teachers - Training
Continuous teacher training
Scientific literacy
Science teaching
Social representations
description Orientadores: Mauricio Compiani, Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-12-18T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640601
GONÇALVES, Emerson Nunes da Costa. Professoras alfabetizadoras e suas representações sociais de ensino de ciências: (re)construções por práticas formativas colaborativas. 2020. 1 recurso online (233 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640601. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640601
identifier_str_mv GONÇALVES, Emerson Nunes da Costa. Professoras alfabetizadoras e suas representações sociais de ensino de ciências: (re)construções por práticas formativas colaborativas. 2020. 1 recurso online (233 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640601. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1161629
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (233 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799139995047428096